Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT)
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Navegando Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTT) por Assunto "COMUNICAÇÃO"
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Item BOT-CIDADÃO: governança urbana inteligente para comunicação com dados abertos(2023-02-09) RUIZ, MARCELO FERNANDES; Júnior, Liráucio GirardiA gestão do espaço público é uma questão que ultrapassa barreiras geográficas e culturais e é um problema com o qual se depara todas as grandes cidades do mundo. Como processar e atender a milhões de cidadãos que necessitam diariamente de transporte, saúde, lazer e moradia, mas cada região, cada bairro com sua especificidade e dificuldades? Há ainda toda uma gama de serviços necessários para o bom andamento de uma cidade, que vão desde tapar buracos de rua até garantir a limpeza do espaço público e muitos outros serviços ligados à zeladoria. Essa pesquisa teve como objetivo estudar uma alternativa de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para conectar a comunidade às administrações regionais no atendimento de zeladoria pública de forma mais simples e eficiente. Esse estudo teve como base a dificuldade da população de usar os canais tradicionais oferecidos, principalmente o aplicativo disponibilizado pela administração, mas no decorrer da pesquisa descobriu-se que havia outro problema a ser administrado: a falta de literacia digital das comunidades periféricas da cidade, que juntas somam uma fatia considerável da população. O produto derivado desse projeto foi a criação de um canal de chatbot pelo WhatsApp onde o robô coleta dados com parâmetros chaves para o cruzamento de dados por algoritmo com bancos da administração, de modo a fornecer ao gestor parâmetros estratégicos para tomada de decisão e agilidade nos processos. A metodologia utilizada no desenvolvimento deste projeto foi o Design Science Research, método criado para o design e testagem de protótipos na área de engenharia e medicina que acabou se expandindo para outras áreas por seu foco na solução de problemas específicos. A pesquisa está alinhada com a ISO 9241-11, que define os parâmetros do que é “usabilidade digital”. No teste realizado em pesquisa qualitativa de grupo focal com público-alvo, o artefato mostrou-se simples, rápido e eficiente, obtendo aprovação entre os participantes e mostrando-se uma alternativa válida para ultrapassar os problemas de literacia sem perder eficiência. O projeto prevê uma segunda etapa, que pode vir a ser desenvolvida futuramente, que estudará a recepção dos dados gerados pelas comunidades e seu uso estratégico dentro das autarquias.Item COMUNICAÇÃO E MEMÓRIA DE INTERESSE PÚBLICO: uma leitura do acervo HiperMemo(2023-02-13) CUNHA, LUCIANA DE ALMEIDA; Perazzo, Priscila FerreiraEste trabalho tem como tema a comunicação e a memória de interesse público. O objeto de estudo é o acervo HiperMemo, formado a partir de dados de mais de 20 pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Memórias do ABC, que se posicionam no campo teórico e metodológico das Narrativas Orais de História de Vida. Assim, a pergunta-problema é: como dar visibilidade à memória de interesse público construída pelo acervo HiperMemo? Os objetivos são: 1) construir o conceito de memória de interesse público; 2) identificar o acervo HiperMemo como acervo de memória de interesse público; 3) desenvolver produto de comunicação que dê visibilidade ao HiperMemo como acervo de memória de interesse público. Para responder a essa questão e desenvolver os objetivos, esta pesquisa discutiu e refletiu sobre a memória a partir de teóricos como Maurice Halbwachs, Pierre Nora, Michael Pollak, Beatriz Sarlo; discutiu a memória de interesse público a partir de suas relações com a história pública e com a história oral; apresentou as características da esfera e do interesse públicos por meio de Hanna Arendt; e relacionou as características de formação de acervos de memória com os pressupostos da Ciência da Informação e dos Estudos Culturais. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de nível exploratório, de caráter qualitativo e desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Este estudo apresenta uma inovação ao propor um produto de comunicação que possibilita o desenvolvimento de uma nova relação entre a sociedade e o acervo, oportunizando que os cidadãos da região compreendam a si mesmos enquanto sujeitos da história. Entre seus resultados, este trabalho caracterizou as diferentes concepções acerca de história e memória e demonstrou que a história local sendo construída a partir das perspectivas da história pública e da história oral possibilita estabelecer diferentes perspectivas em relação à história. O acervo HiperMemo é composto por dados hipermidiáticos diversos a respeito da memória da região do ABC paulista e, desse modo, foi demonstrado que ele é um organismo sócio-histórico-cultural vivo, coletivizador de experiências subjetivas e instrumento para a formação de memória coletiva que transcende a existência humana e adquire caráter histórico e de interesse público, pois promove benefícios para que os cidadãos vivam e entendam melhor o mundo. Sendo assim, esta pesquisa buscou, a partir da abordagem Design Science Research, desenvolver um produto de comunicação que promova a aproximação e interação entre a sociedade civil e o acervo HiperMemo. Após a realização das etapas da abordagem, foi criado um site que apresenta uma breve contextualização teórica acerca do produto e promove a utilização de um mapa digital colaborativo para que os usuários possam inserir informações que vinculem a sua memória aos lugares das cidades do ABC. Portanto, este trabalho confirma a importância de criar projetos e produtos comunicacionais de interesse público e inovadores, que fortaleçam a inclusão de diferentes públicos nos registros da história para, com isso, desenvolver uma consciência histórica mais plural que amplie os acessos aos espaços de cidadania e aos interesses públicos.Item CULTURAZ (SANTO ANDRÉ): Mapa de Cultura e Comunicação de Interesse Público(2024-12-10) GERALDO, ADRIANO FRANCISCO; Júnior, Liráucio GirardiAs políticas públicas para a área cultural brasileira vivenciam um estado de crise desde as suas primeiras ações na década de 1930. Mesmo assim, a Comunicação Pública desenvolveu um vínculo importante com o Setor Cultural e apresentou-se como instrumento essencial para o fortalecimento da institucionalização das políticas culturais no Brasil. Uma questão relacionada aos vínculos entre comunicação, cultura e seu fortalecimento encontra-se no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e destaca-se neste contexto o Mapa da Cultura, uma plataforma fundamental que serve para integrar e dar visibilidade a projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores, como a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura. A velocidade com que as ferramentas digitais abrem espaço para inovações em comunicação torna-se um assunto essencial para a compreensão da Comunicação de Interesse Público no mundo contemporâneo. Ao mesmo tempo, essa mesma velocidade acaba por tornar obsoletas algumas dessas mesmas ferramentas. Nesta pesquisa, procurou-se compreender o lugar da plataforma Mapa de Cultura no conjunto de ações do Plano Nacional de Cultura, identificar o momento em que surgiu, suas características e avaliar um possível esgotamento do modelo, considerando as leis que dirigem suas metas. A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica e documental com um caráter descritivo e exploratório. O objetivo geral da pesquisa foi o de contribuir para a análise da gestão da plataforma Mapa Cultural (CulturAZ) no processo de democratização do acesso e visibilidade cultural na cidade de Santo André, como também das outras cidades da Região do Grande ABC, e o modo pelo qual passou a indicar possíveis sinais de esgotamento. A partir dos resultados obtidos (a constatação desses sinais e falta de visibilidade da plataforma georreferencial), serão atualizadas e desenvolvidas a página Mapas Culturais - software livre e colaboração, na Wikiversidade, (sem atualização desde 2018) e o verbete Sistema Nacional de Cultura na Wikipédia (que não é atualizado desde 2017). A pesquisa encontra-se alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, Educação de Qualidade, Meta 4.7.Item FEMINISMOS E HISTÓRIAS DE VIDA: ENGAJAMENTO DE JOVENS MULHERES DO ABC PAULISTA.(2023-05-24) HAMASAKI, ANGÉLICA APARECIDA SANCHES; Oliveira, Rebeca Nunes Guedes deO movimento feminista passou, desde seu surgimento, por diversas fases, influenciadas por diferentes contextos históricos, que implicavam no surgimento de novas concepções sociais e, por consequência, novas demandas. O presente estudo teve como objetivo compreender a constituição do feminismo jovem como movimento político social, a partir das narrativas de jovens mulheres do ABC paulista. A pesquisa, de caráter exploratório, foi desenvolvida em abordagem qualitativa, sendo o tipo de estudo interpretativo na coleta e análise de narrativas orais de histórias de vida, A partir das entrevistas em profundidade, a concepção do movimento, suas demandas e desafios foram singularmente apresentados pelas jovens participantes do estudo, cuja análise resultou nas duas categorias: O tornar-se feminista: trajetória de vida de jovens mulheres do ABC Paulista; e Feminismos e engajamento de jovens mulheres do ABC Paulista. A análise revelou que o movimento feminista é apontado pelas entrevistadas como plural, mas sua divisão em vertentes foi levantada como um divisor e uma maneira de separar mulheres e criar disputas em locais que a união é necessária. Entre as pautas, a busca pelo avanço dos direitos reprodutivos, a criação de políticas públicas direcionadas às mulheres e a ocupação feminina em cargos de poder, como no âmbito político. O diálogo foi levantado como ferramenta de promoção do feminismo, não somente para discussão ou problematização de pautas, mas como uma forma de ouvir as vivências e “ir aonde as pessoas estão”. As manifestações também ocupam espaços públicos, mas foram apresentadas pelas entrevistadas como uma maneira de trazer atenção para os problemas, fazendo com que as pessoas parem e procurem saber. Foi possível observar um diálogo forte do feminismo concebido pelas jovens com ondas anteriores, na retomada de ações que estavam presentes na origem do movimento, como as reuniões presenciais e rodas de conversa ou divulgação através de jornais próprios. A própria internet, advento tecnológico recente, foi delineada como espaço de convocação para o presencial ou para ilustração do trabalho desenvolvido pelos coletivos que integram. O produto de intervenção consistiu na esquematização de situações e tópicos observados nos relatos para produção de contos baseados em suas vivências, que serão publicados em plataforma digital interativa.Item GESTÃO E COMUNICAÇÃO ÉTICA DO USO DOS ALGORITMOS PELAS REDES SOCIAIS ON-LINE(2024-02-05) GARCIA, KETHLY; Rossetti, ReginaO objetivo dessa pesquisa foi estudar a comunicação dos algoritmos por meio dos termos de serviço de redes sociais on-line e sua interface com a ética. Hoje, os algoritmos são recursos presentes na vida dos usuários de redes sociais on-line, uma vez que as redes sociais e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes na rotina diária dos seres humanos. Essa presença envolve desde a mineração de dados e formação de perfil até a definição de relevância e influência na percepção e agir desses usuários. Envolve temas como privacidade, autodeterminação, além de questões legislativas e a discussão sobre a regulamentação das plataformas, sendo, atualmente, um tema de extrema importância e relevância social. A partir do referencial teórico, foi realizada uma investigação sobre as principais dificuldades da ética algorítmica nas redes sociais on-line, assim como os princípios éticos discutidos na literatura. O objetivo principal dessa pesquisa consistiu em indicar os princípios éticos referentes aos algoritmos que são necessários nos termos de serviço das redes sociais on-line para tornar mais responsável a gestão da comunicação de interesse público. Essa é uma pesquisa de nível exploratório, realizada através de pesquisa bibliográfica e documental. Para a análise, foram utilizados os termos de serviço do Facebook, plataforma da empresa Meta Platforms, Inc., conhecida popularmente como Meta. Entre seus resultados, foi possível identificar que os termos de uso apresentam grande extensão textual, informações repetitivas e dificuldades em relação à acessibilidade das versões (mobile, web e impressa) acessadas. Foram identificadas várias cláusulas que se referem indiretamente ao uso desses recursos e poucas cláusulas que se referem diretamente à comunicação de algoritmos, geralmente, especificados como sistemas técnicos ou de inteligência artificial. Sendo assim, o produto que resultou dessa pesquisa foi uma lista de princípios éticos norteadores para uma gestão e comunicação ética dos algoritmos. Considerando os autores que discutem sobre a comunicação de interesse público, foram identificados cinco princípios éticos que são considerados necessários na comunicação de algoritmos por meio dos termos de serviço, sendo eles: transparência, beneficência, não maleficência, responsabilidade e justiça.Item RESSIGNIFICAÇÃO DOS MONUMENTOS PÚBLICOS(2023-08-03) MOURA, BRUNA SERAFIM; Cardoso, João Batista FreitasO questionamento dos monumentos públicos ao redor do mundo tem ganhado proporção nos últimos anos, pelo fato de as pessoas não se sentirem representadas pelo que eles homenageiam. Na maioria das vezes, os monumentos são construídos retratando a memória oficial, levando em conta interesses políticos, econômicos e sociais da época e de quem determinou sua construção. Com o passar do tempo, os cidadãos atribuem novos sentidos aos monumentos, adequando-os à história de cada um. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender como a comunicação pode contribuir para o debate sobre as ressignificações dos monumentos públicos, tendo como objetivos específicos: (1) Caracterizar os monumentos públicos como símbolos culturais; (2) Relacionar os processos de produção de sentido e ressignificação dos monumentos públicos à Comunicação de Interesse Público; (3) Desenvolver um produto de comunicação que contribua para o debate sobre a ressignificação dos monumentos públicos. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa aplicada qualitativa exploratória, de delineamento documental, utilizando como instrumento de coleta a semiótica aplicada e a Oficina de Trabalho Crítico (OTC). Os resultados obtidos revelam que os monumentos públicos carregam em si crenças e valores da comunidade, contando uma história, que visa atender a interesses políticos, econômicos e religiosos já estabelecidos na sociedade. Desse modo, representam a cultura de determinada região em determinada época, de acordo com a ideia das pessoas que construíram e instalaram os mesmos. Ao mesmo tempo, é preciso considerar que nem todos os cidadãos podem se sentir representados e pertencentes a uma comunidade por meio de um monumento instalado. Por isso, a implantação de um monumento deveria acontecer a partir do debate em uma esfera pública (HABERMAS, 2008). Da mesma forma, considerar apenas uma história a partir de uma perspectiva, faz com que outras histórias não sejam vistas (ARENDT, 2003) e, ao debater sobre a ressignificação dos monumentos públicos, promove-se a inclusão e a pluralidade de sentidos. Para auxiliar no debate dos monumentos públicos, desenvolveu-se como produto de comunicação uma cartografia com base no Monumento aos Imigrantes Italianos, objeto de análise, composta por fotos, vídeos e informações obtidas nas OTCs; material bibliográfico e conceitual desta pesquisa; fotos e vídeos do monumento; pesquisa iconográfica de imigrantes. A plataforma visa estimular o debate sobre este ou outros monumentos, por meio da participação social através do Instagram.