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    O PROGRAMA “SÃO CAETANO INTEGRAL” NA PERSPECTIVA DOS GESTORES ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
    (USCS, 2025-05-15) SAES, DIONE CRISTINA SILVA; Rosa, Sanny Silva da
    Esta dissertação investiga os desafios enfrentados pelos gestores escolares do município de São Caetano do Sul durante a implementação do Programa “São Caetano Integral”, política local de educação em tempo integral voltada aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. O problema central da pesquisa reside na necessidade de compreender como os gestores percebem e operacionalizam essa política em suas realidades escolares, bem como quais estratégias têm sido mobilizadas para lidar com os obstáculos identificados. O objetivo geral foi conhecer como os gestores compreendem a política de implementação das escolas de tempo integral no município, tendo como objetivos específicos: (i) analisar a proposta de ampliação da jornada escolar à luz da educação integral preconizada pelo “Programa Escola em Tempo Integral” do Governo Federal; (ii) identificar os principais desafios enfrentados na implementação do Programa “São Caetano Integral”; (iii) descrever as estratégias adotadas pelas escolas para superar esses desafios; e (iv) propor, com base nos dados obtidos, um produto educacional em formato de relatório técnico ( sumário executivo ). A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com aplicação de questionário a gestores de escolas municipais com oferta de tempo integral. A análise dos dados combinou procedimentos descritivos com análise interpretativa dos conteúdos, articulados ao referencial teórico de autores como Jaqueline Moll e Ana Maria Cavaliere, além de estudos correlatos sobre políticas públicas educacionais e experiências de tempo integral em contextos municipais. Os resultados revelaram uma pluralidade de formatos de implementação, deficiências significativas em infraestrutura, insuficiência de recursos humanos e materiais, dificuldades de integração curricular e baixa articulação com os territórios escolares. Os gestores apontam, ainda, o aumento de conflitos escolares e a necessidade de apoio mais efetivo da Secretaria Municipal de Educação. Como produto educacional, propõe-se a elaboração de um relatório técnico voltado à Secretaria, contendo análise diagnóstica, indicadores de monitoramento e recomendações práticas para o aperfeiçoamento da política municipal de educação em tempo integral.
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