Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2025-03-10"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    PROTÓTIPO DIDÁTICO: ENSINANDO ENERGIA COM PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
    (2025-03-10) MOTA, WALTER; APARÍCIO , ANA SILVIA MOÇO
    O e-book Protótipo Didático: Ensinando Energia com Produção de Documentários apresenta um método inovador voltado para professores do Ensino Médio, especialmente da área de Física. Desenvolvido a partir de uma pesquisa de mestrado em Educação, o material propõe o uso da produção audiovisual como estratégia pedagógica para o ensino do conceito de energia, articulando os princípios dos multiletramentos, da aprendizagem significativa e das sequências didáticas. Ao incentivar a criação de documentários científicos pelos próprios estudantes, o material promove o protagonismo juvenil, a integração de diferentes linguagens (verbal, visual, sonora e digital) e o diálogo com os saberes culturais e cotidianos. Além de oferecer fundamentos teóricos, o e-book apresenta orientações práticas, sugestões de ferramentas tecnológicas e possibilidades de abordagem interdisciplinar, sendo aplicável tanto na formação inicial quanto continuada de docentes. Trata-se de uma proposta que convida educadores a repensar o ensino de Energia na Física de maneira mais crítica, criativa e conectada às vivências dos estudantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A FÍSICA E AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS: CONHECIMENTOS SOBRE ENERGIA REVELADOS EM DOCUMENTÁRIOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
    (USCS, 2025-03-10) Mota, Walter; Aparício, Ana Sílvia Moco
    O presente estudo investiga os conhecimentos dos estudantes do ensino médio sobre o conceito de energia a partir da produção de documentários no contexto das aulas de Física. A pesquisa parte da constatação de que a energia, apesar de ser um conceito central nas Ciências da Natureza, frequentemente é compreendida de maneira fragmentada pelos estudantes, influenciada por concepções espontâneas e pelo senso comum. A pesquisa parte da seguinte questão: de que maneira os estudantes do ensino médio expressam seus conhecimentos sobre energia, no campo da Física, por meio da produção de documentários? O objetivo geral é investigar conhecimentos sobre energia, na perspectiva da física, que estudantes do ensino médio revelam no processo de uma sequência didática, com a produção de documentários. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e intervencionista, fundamentada na pesquisa educacional, utilizando a produção de documentários como ferramenta de avaliação diagnóstica dentro de uma sequência didática baseada em apresentação da situação-problema, produção inicial, aulas conceituais e produção final de documentários. A análise dos registros audiovisuais e das aulas foi realizada por meio da metodologia de análise de textos multissemióticos e da Teoria dos Perfis Conceituais de Energia. O referencial teórico baseia-se em estudos sobre ensino de Física e conhecimentos dos estudantes, com destaque para o uso das múltiplas linguagens e do audiovisual no ensino. Os resultados indicaram que, na produção inicial, os estudantes revelaram perfis conceituais predominantemente utilitaristas e materialistas sobre energia, associando-a exclusivamente ao seu uso prático no cotidiano. Nas aulas posteriores à análise das produções iniciais, as rodas de conversa possibilitaram a reconstrução conceitual dos estudantes, levando a uma maior aproximação com a visão científica da energia como grandeza física conservativa. A pesquisa conclui que a utilização da sequência didática e do documentário como ferramentas pedagógicas favorecem a mobilização dos conhecimentos dos estudantes e proporciona um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e reflexivo. Como produto educacional, propõe-se um protótipo didático para o ensino de energia, destinado a professores da área das ciências da natureza, integrando a produção audiovisual e as múltiplas linguagens como estratégias para a melhoria da aprendizagem de conceitos abstratos.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais