Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2025-02-05"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    REVELAÇÃO DE ABUSO SEXUAL INFANTIL CAPACITAÇÃO PARA EDUCADORES
    (2025-02-05) Silva, Eliana Josefa da; Silva , Marco Wandercil
    O produto educacional "Revelação de Abuso Sexual Infantil: Capacitação para Educadores" é um workshop presencial destinado à formação de professores do ensino fundamental anos iniciais, vinculado à pesquisa "Abuso Sexual Infantil no Ensino Fundamental Anos Iniciais – Revelação: Análise Das Práticas, Desafios e da Cultura Docente em uma Escola do ABC Paulista". Justificase pela necessidade de preparar os educadores para lidar com a revelação de abuso sexual infantil, promovendo uma abordagem sensível, eficaz e embasada em estratégias de proteção e acolhimento. O objetivo é capacitar os participantes para identificar sinais de abuso, realizar escuta ativa e seguir os protocolos legais adequados. O referencial teórico se apoia nas metodologias ativas, promovendo um ensino interativo que incentiva o protagonismo docente na construção do conhecimento. A metodologia inclui exposições dialogadas, simulações, discussões e atividades práticas, garantindo um aprendizado dinâmico e aplicado à realidade escolar. O produto é complementado por materiais didáticos, como planos de aula temáticos e uma cartilha com orientações detalhadas sobre prevenção e manejo da revelação de abuso sexual infantil. O workshop pode ser implementado na formação continuada de professores em redes de ensino, fortalecendo a cultura de proteção à infância no ambiente escolar. Público-alvo: professores dos anos iniciais do ensino fundamental, gestores escolares e demais profissionais da educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ABUSO SEXUAL INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – REVELAÇÃO: ANÁLISE DAS PRÁTICAS, DESAFIOS E DA CULTURA DOCENTE EM UMA ESCOLA DO ABC PAULISTA.
    (USCS, 2025-02-05) Silva, Eliana Josefa da; Wandercil, Marco
    O abuso sexual infantil é uma grave violação dos direitos humanos, com impactos profundos no desenvolvimento e bem-estar de crianças em todo o mundo. No contexto escolar, os professores frequentemente se deparam com situações de revelação de abuso, mas muitos relatam despreparo para lidar de forma adequada com essas ocorrências. Este trabalho investiga como professores dos anos iniciais do ensino fundamental enfrentam a revelação de abuso sexual cometido contra seus alunos, analisando as práticas adotadas e os desafios enfrentados na gestão desses casos no âmbito escolar. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores de uma escola pública do ABC Paulista. A fundamentação teórica explora estudos sobre abuso sexual infantil, o papel da escola na proteção de crianças, desenvolvimento infantil, formação docente e gestão educacional. Os resultados revelam desafios significativos, como a falta de capacitação específica, o medo de represálias e a ausência de protocolos institucionais claros para a gestão dessas situações. As práticas mais comuns incluem o encaminhamento à coordenação escolar e, em alguns casos, a notificação às autoridades competentes. Conclui-se pela necessidade urgente de formação continuada para os professores, assim como pelo fortalecimento de políticas institucionais e diretrizes que promovam a proteção integral da criança e orientem a ação docente. Como produto da pesquisa, propõe-se um workshop de capacitação de professores, acompanhado de uma cartilha como material de apoio, voltado à identificação, acolhimento e encaminhamento adequado de casos de abuso sexual infantil no contexto escolar. Esta pesquisa se alinha à área de concentração de Política e Gestão da Educação ao abordar questões cruciais de formação docente e propor estratégias para aprimorar as práticas escolares no enfrentamento de um problema social complexo que impacta diretamente o ambiente educacional.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais