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    EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR ENFERMEIRAS NA PANDEMIA DE COVID-19: NARRATIVAS DE INTERESSE PÚBLICO
    (2024-12-10) NAVARRO, FERNANDA; Oliveira, Rebeca Nunes Guedes de
    A história oficial da pandemia, dificilmente exaltará as amarras e desgastes sofridos pelas profissionais enfermeiras durante suas atuações. O processo narrativo torna-se indispensável, tanto ao processo de construção da identidade dessas profissionais, quanto para que haja um reconhecimento das experiências vividas e muitas vezes invisibilizadas socialmente. As narrativas, quando comunicadas, permitem uma consolidação do conhecimento e transformação da realidade. O estudo tem como objetivo geral compreender, à luz da perspectiva de gênero, o significado que as enfermeiras atribuem às suas experiências vividas como mulheres e profissionais no contexto da pandemia da Covid-19, a partir das suas narrativas orais de histórias de vida. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teórico-metodológicos da história oral e da perspectiva de gênero. Os dados foram coletados por meio de entrevista em profundidade. O estudo contou com a participação de sete enfermeiras, atuantes em serviços públicos do município de São Caetano do Sul. As narrativas foram gravadas, transcritas na íntegra e analisadas de modo a apreender os significados das narrativas orais de histórias de vida, interpretados e discutidos à luz da categoria gênero. A partir da análise interpretativa, foram construídas duas categorias: os estereótipos e desigualdades de gênero na construção da identidade das enfermeiras; e a pandemia de Covid-19 potencializando as contradições de gênero na realidade das enfermeiras. Estas desvelaram os significados que emergiram das narrativas a partir da interpretação à luz do referencial teórico. A partir dos resultados, o estudo elaborou, como produto de intervenção, narrativas de interesse público no formato de tirinhas em quadrinhos, que possibilitem visibilidade às experiências pelas enfermeiras na pandemia da Covid-19. Desde a infância até a fase adulta foram evidenciadas diversas situações em que as amarras de gênero se fizeram presentes e em todas as experiências narradas foi possível identificar as relações de gênero que perpassam a profissão. Dentre os principais significados que as enfermeiras atribuíram às suas experiências vividas como mulheres e profissionais durante a pandemia destacaram-se a sobrecarga na rotina enquanto mulher e profissional de enfermagem, exclusão social e preconceito, a morte e o sofrimento dos pacientes no cotidiano do trabalho. Espera-se que o debate público sobre a relevância social da enfermagem brasileira possa ser traduzido na conquista de direitos que possibilitem condições materiais para o exercício da profissão com justiça social e equidade.
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    TRANSCIDADANIA: COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO PÚBLICO DE SAÚDE E A POPULAÇÃO TRANS
    (2024-12-10) HAMASAKI, LUCAS DE MORAES; Jr., Liráucio Girardi
    A população trans e travesti brasileira é historicamente marginalizada em todas as esferas da sociedade, como a cultural, a social, a acadêmica, a familiar, a profissional e a da saúde. Apesar de nas últimas duas décadas terem sido desenvolvidas políticas públicas para atender às demandas desta população, há muito a ser aprimorado. O despreparo das equipes em locais de atendimentos contribui significativamente para o aumento da vulnerabilidade das pessoas trans e travestis, levando-as a uma marginalização ainda maior, e causando uma rejeição desta população em relação ao acesso aos serviços oferecidos. Uma iniciativa recente foi criada no município de São Paulo, em conjunto com a Prefeitura da cidade. O “Protocolo para o atendimento de pessoas transexuais e travestis no município de São Paulo” teve como objetivo orientar os profissionais de saúde, norteando as práticas no ambiente público. Ele promove políticas de afirmação e acolhimento, considerando os possíveis desconfortos que a população trans e travesti possa ter vivenciado e ainda estar vivenciando. Apesar disto, ainda há pouca informação a respeito do “Protocolo”, sendo ele pouco divulgado e de difícil acesso no site da Prefeitura. Portanto, este trabalho teve como objetivo principal sistematizar, condensar e explicar as informações do “Protocolo”, para depois poder contribuir a divulgação dele por meio de ações comunicacionais. Como um tópico inerentemente relacionado à comunicação pública, pois o tema da saúde pública é fundamental em uma sociedade democrática, é necessário desenvolver uma iniciativa que incentive a circulação do conhecimento publicado no “Protocolo”. A metodologia utilizada no trabalho foi documental informativa, sendo o “Protocolo” o objeto do estudo. Os resultados apontam que plataformas digitais de licença livre onde usuários têm acesso à leitura e à edição das informações são ferramentas proveitosas para a divulgação de conhecimento. Sendo assim, um verbete na plataforma Wikipédia, uma enciclopédia digital, deverá ser criado com o conteúdo do “Protocolo”, de forma topicalizada e descritiva.
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    CULTURAZ (SANTO ANDRÉ): Mapa de Cultura e Comunicação de Interesse Público
    (2024-12-10) GERALDO, ADRIANO FRANCISCO; Júnior, Liráucio Girardi
    As políticas públicas para a área cultural brasileira vivenciam um estado de crise desde as suas primeiras ações na década de 1930. Mesmo assim, a Comunicação Pública desenvolveu um vínculo importante com o Setor Cultural e apresentou-se como instrumento essencial para o fortalecimento da institucionalização das políticas culturais no Brasil. Uma questão relacionada aos vínculos entre comunicação, cultura e seu fortalecimento encontra-se no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e destaca-se neste contexto o Mapa da Cultura, uma plataforma fundamental que serve para integrar e dar visibilidade a projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores, como a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura. A velocidade com que as ferramentas digitais abrem espaço para inovações em comunicação torna-se um assunto essencial para a compreensão da Comunicação de Interesse Público no mundo contemporâneo. Ao mesmo tempo, essa mesma velocidade acaba por tornar obsoletas algumas dessas mesmas ferramentas. Nesta pesquisa, procurou-se compreender o lugar da plataforma Mapa de Cultura no conjunto de ações do Plano Nacional de Cultura, identificar o momento em que surgiu, suas características e avaliar um possível esgotamento do modelo, considerando as leis que dirigem suas metas. A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica e documental com um caráter descritivo e exploratório. O objetivo geral da pesquisa foi o de contribuir para a análise da gestão da plataforma Mapa Cultural (CulturAZ) no processo de democratização do acesso e visibilidade cultural na cidade de Santo André, como também das outras cidades da Região do Grande ABC, e o modo pelo qual passou a indicar possíveis sinais de esgotamento. A partir dos resultados obtidos (a constatação desses sinais e falta de visibilidade da plataforma georreferencial), serão atualizadas e desenvolvidas a página Mapas Culturais - software livre e colaboração, na Wikiversidade, (sem atualização desde 2018) e o verbete Sistema Nacional de Cultura na Wikipédia (que não é atualizado desde 2017). A pesquisa encontra-se alinhada com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, Educação de Qualidade, Meta 4.7.
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    JOVENS NO INSTAGRAM: Um estudo sobre a exposição nos stories
    (2024-12-10) GARCIA, MILENA POSSAR; Angeluci, Alan César Belo
    Imersos em uma era hiperconectada, com um leque de dispositivos à disposição para criar e compartilhar suas histórias, os jovens configuram-se hoje como os principais atores nesse cenário de efervescência da cultura digital, em que se percebe cada vez mais a força das narrativas imagéticas no contexto das redes sociais virtuais. Acompanhando o ritmo acelerado das novas tecnologias e dos interesses da audiência – sem falar de fatores econômicos e políticos inerentes às plataformas digitais que lhes exigem constante renovação para não perderem espaço para as concorrentes – o Instagram tem trazido atualizações periodicamente, implementando novos recursos, que vêm atraindo a adesão das novas gerações. Dentre as funcionalidades oferecidas pela rede, os Stories se destacam na preferência dos usuários. Considerando essa realidade, este estudo se propõe a compreender as apropriações feitas da ferramenta Stories do Instagram pelo público jovem através de seus perfis principais e perfis Dix. Para tal, apoiou-se em percurso netnográfico formado por três passos: Web Scraping, observação participante e entrevistas por vídeo. Fizeram parte do estudo 41 jovens da Região Metropolitana de São Paulo, com idade entre 15 e 18 anos, possuidores de contas no Instagram, sendo 29 perfis principais e 12 perfis Dix. A análise dos dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), a partir da técnica de categorização. Em linhas gerais, os resultados apontam que os jovens postam em seus perfis principais conteúdos bonitos, estrategicamente pensados, utilizando recursos multimídia e filtros para melhorar esteticamente a qualidade das imagens. Já os perfis Dix privilegiam o humor e a sexualidade, sendo considerados pelos participantes um ambiente seguro para o compartilhamento de emoções negativas, além da exposição de conteúdos delicados, como álcool, drogas e fotos do corpo. Ainda, evidenciou-se que as noções de privacidade mudam com o passar das gerações. Para os jovens investigados, a privacidade é vista de uma forma muito própria, logo, eles não abdicaram de sua privacidade, lidam com ela de um jeito particular. Com relação ao produto desta dissertação, o site “Exposição Digital”, foi desenvolvido para se tornar um espaço memorial, mapeando, a princípio, discussões sobre a exposição dos usuários envolvendo 10 redes sociais de destaque em diferentes épocas, e mostra que este comportamento acompanha gerações. Também, trata-se de um produto expansível e colaborativo, que poderá ser ampliado a partir das contribuições dos usuários e se tornar uma referência para estudos relacionados a comportamento e exposição nas redes sociais virtuais.
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