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    O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
    (2024-08-13) Cássia Alves Basilia; Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra Suelene Regina Donola Mendonça
    Lecionar matemática para o Ensino Médio é uma tarefa desafiadora e requer estratégias para alcançar todos os jovens. Há estudantes com dificuldades na compreensão matemática, seja por defasagem na aprendizagem em anos anteriores ou por possuir alguma deficiência. Portanto, importa considerar a variabilidade dos discentes em sala de aula, algo que a abordagem curricular do DUA (Desenho Universal para Aprendizagem) toma como um dos eixos centrais ao propor ações diversificadas para atender às necessidades de todos os alunos. Como ensinar matemática em uma perspectiva inclusiva foi a pergunta que fomentou o desenvolvimento desta pesquisa acadêmica, cujo objetivo geral foi desenvolver uma pesquisa aplicada com o suporte do Desenho Universal para Aprendizagem, a fim de apoiar os/as professores/as no ensino da matemática na perspectiva inclusiva. Os objetivos específicos foram: (1) Inventariar, os principais desafios para o ensino de matemática numa perspectiva inclusiva segundo a perspectiva dos/as professores/as de Ensino Médio;(2) aplicar, juntamente com os/as professores/as, os princípios do DUA no planejamento das suas aulas de matemática; (3) analisar o impacto do DUA, nas aulas, juntamente com os participantes da pesquisa. Esta foi uma pesquisa qualitativa que adotou a pesquisa de desenvolvimento como parâmetro para realizar das intervenções na prática docente da professora participante da pesquisa. Os resultados apontaram que o planejamento de aula fundamentado no Desenho Universal para a Aprendizagem e o trabalho com a Pedagogia das Estações fomentaram a investigação por parte dos discentes, provocando o engajamento e a compreensão dos conceitos centrais trabalhados na aula de matemática. O produto educacional criado foi um caderno didático digital que conta a experiência desta criação e se coloca como um suporte para os docentes que pretendem adotar metodologias inclusivas em sala de aula.
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