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Item QUALIDADE DE RELACIONAMENTO E COCRIAÇÃO DE VALOR EM RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS DE INOVAÇÃO(2024-08-08) JOÃO DE PAULA RIBEIRO NETO; Prof. Dr. Renato Telles; Renato Telles; Celso Machado Júnior; Edson Keyso de Miranda Kubo; Pedro Lucas de Resende Melo; Walter Cardoso SátyroOrganizações estão inseridas em redes de relações sociais que afetam seu desempenho, especialmente em atividades de inovação, onde o sucesso da inovação depende de conhecimento de várias fontes externas a uma dada organização. Assim, este trabalho se propôs a avançar no conhecimento da associação entre Qualidade do Relacionamento e Cocriação de Valor entre parceiros organizacionais em relações de Inovação, focalizando a análise do papel da Qualidade do Relacionamento entre parceiros organizacionais, desenvolvendo processos de inovação, e a Cocriação de Valor resultante. Neste sentido, o objetivo central dessa pesquisa se constitui na investigação da Qualidade do Relacionamento como preditora de Cocriação de Valor em relacionamentos interorganizacionais de inovação. Realizou-se uma pesquisa aplicada, descritiva e quantitativa, com levantamento de corte transversal, por meio de questionário eletrônico autoadministrado, com 261 respondentes e amostragem por tipicidade. Os dados foram analisados e interpretados mediante uso de estatística descritiva e multivariada, com uso de modelagem de equações estruturais. Os resultados sugerem consistente a presença de uma relação entre os dois construtos de ordem superior, obtidos por meio dos dois modelos integradamente a condição da Qualidade do Relacionamento como preditor positivo e significante da Cocriação de Valor. A contribuição teórica do presente estudo encontra-se na proposição de um modelo conceitual com robustez e qualidade de ajustamento entre qualidade do relacionamento de parcerias interorganizacionais e seus construtos formadores e Cocriação de valor em processos de inovação. Adicionalmente, é oferecida, como contribuição gerencial, a viabilidade da instrumentalização da avaliação da qualidade de relacionamento como base para a gestão da cocriação de valor em parcerias interorganizacionais orientadas para o desenvolvimento de inovações.Item DESEMPENHO ESCOLAR E BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO: UM ESTUDO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SANTO ANDRÉ(2024-08-08) CAROLINA REHDER LACERDA MONTEIRO; Prof. Dr. Marco Wandercil da Silva; Marco Wandercil; Nonato Miranda; Edivaldo Cesar Camarotti MartinsO presente estudo examina as mudanças históricas e os contextos de aplicação das avaliações escolares, especialmente no Brasil, influenciadas por políticas internacionais e pela estruturação do Sistema Nacional de Avaliação da Qualidade da Educação Básica (Saeb). A pesquisa visa investigar como as "boas práticas" nas escolas municipais de Santo André (SP), especificamente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuem para a melhoria dos desempenhos educacionais em regiões de alta vulnerabilidade social. Os objetivos específicos incluem definir "boas práticas" eficazes a partir da literatura, identificar escolas que superaram as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos ciclos de 2017, 2019 e 2021, e desenvolver uma rubrica avaliativa para gestores escolares. A metodologia é exploratório-descritiva e qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise de dados públicos para mapear as práticas escolares que impactam positivamente os indicadores de desempenho. A análise das escolas, que excederam as metas do Ideb, focará nos fatores internos e nas ações práticas de gestão e pedagógicas que suportam a superação de metas. Os resultados preliminares indicam que a eficácia escolar e as "boas práticas" são ancoradas em ações conjuntas entre gestores, professores, estudantes e famílias, criando um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos alunos. As escolas estudadas demonstraram que práticas como reforço escolar, engajamento das famílias e infraestrutura adequada são fundamentais para melhorar os resultados educacionais. Entre as conclusões principais, a pesquisa evidencia a necessidade de expandir o conceito de eficácia escolar para além das métricas de desempenho, enfatizando o desenvolvimento integral dos alunos. O produto da pesquisa proposto será uma rubrica avaliativa para orientar os gestores na identificação e monitoramento dessas práticas, promovendo uma cultura de melhoria contínua e eficaz nas escolas públicas de Santo André.