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Item DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO ACERCA DA ATIVIDADE INOVADORA DESEMPENHADA PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE CAMPINA GRANDE, DO CEARÁ E DE PERNAMBUCO(2024-06-25) Carla Pedrosa de Figueiredo; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda, Prof.ª Dra Maria do Carmo Romeiro (coorientador(a)); Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Drª. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dra. Luísa Veras de Sandres Guimarães; Prof. Drª. Raquel da Silva Pereira; Prof. Drª. Isabel Lausanne Fontgalland; Prof. Dr. Roberto Carlos BernardesA presente pesquisa analisou as atividades inovadoras desempenhadas pelas Universidades Federais de Campina Grande, do Ceará e de Pernambuco. Na condução da pesquisa, foram adotadas as teorias da Hélice Tríplice e aquelas vinculadas aos Sistemas Nacional e Regional de Inovação, que explicam a interação entre os agentes responsáveis pela atividade inovadora. Além disso, essas teorias explicam que a aproximação entre os espaços geográficos e os atores econômicos estimulam o desenvolvimento local e regional baseado na transferência de tecnologia. Para tal, foi utilizada a técnica do estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa, buscando compreender melhor o fenômeno complexo da atividade inovadora desempenhada nessas instituições de ensino. O método adotado nessa pesquisa consiste em uma abordagem de pesquisa que permite analisar profundamente um caso específico, bem como um pequeno grupo de casos. Na modalidade de múltiplos casos, como foi o caso dessa pesquisa, permitiu comparar e analisar as informações coletadas em diferentes contextos, possibilitando uma análise mais aprofundada e completa do fenômeno em questão. A escolha das universidades analisadas se deu pelo fato de elas terem se destacado nos últimos anos como depositantes de patentes, e a pesquisa buscou identificar as semelhanças e diferenças entre elas, bem como os fatores que influenciam seu desempenho e impacto nas regiões onde estão inseridas. A coleta dos dados se deu por meio da busca de documentos institucionais e oficiais, pelo levantamento de informações junto às plataformas das organizações, além da realização de entrevistas semiestruturadas, as quais envolvem parâmetros da entrevista estruturada e da qualitativa, permitindo que o entrevistado pudesse falar com riquezas de detalhes sobre a sua experiência dentro do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).Os resultados obtidos demonstram que as universidades investigadas realizam diversas atividades inovadoras, possuem projetos de pesquisa nas mais variadas áreas, não ficando resumidas com as atividades de patenteamento. Foi possível verificar que as três organizações têm um número considerável de patentes depositadas, bem como de projetos e convênios de PD&I. Constatou a interação das organizações com empresas multinacionais e nacionais importantes, tendo sido iniciadas as atividades de transferência de tecnologia. Por meio da presente pesquisa, foi possível concluir que as universidades investigadas possuem as condições necessárias para contribuir com o desenvolvimento regional, mas necessitam de que o conhecimento gerado, em seu contexto, seja transferido para a sociedade. Ademais, as patentes depositadas somente poderão ter impacto se forem licenciadas, ou seja, transferidas. Isso se deve ao fato de que, enquanto não ocorre a transferência e sua posterior exploração, não poderão ser consideradas como inovações, sendo equivocada a ideia de usar o seu depósito como índice de inovação.Item ANÁLISE DOS PROCESSOS DE CRIAÇÃO DE SPIN-OFFS ACADÊMICAS A PARTIR DOS ECOSSISTEMAS DE EMPREENDEDORISMO E DE INOVAÇÃO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS(2024-06-25) Rômulo Sousa Torres; Prof.a Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Carlos Eduardo Cavalcante; Prof. Dr. Fábio Luis Falchi de MagalhãesA criação de spin-offs acadêmicas é um tema tratado a partir década de 1950 pelas universidades americanas, e somente a partir da década de 1990 no Brasil. São empresas criadas por estudantes e/ou membros do corpo docente, com forte dependência do conhecimento desenvolvido nas universidades e em organizações públicas de pesquisa, como uma alternativa para alavancar os processos de inovação e empreendedorismo na sociedade. Contudo, a transferência de tecnologia, por meio das spin-offs parece mais efetiva nos contextos de maior engajamento da universidade com as demandas da sociedade. Assim, numa perspectiva mais ampla, o problema de pesquisa nesse estudo tratou de analisar como os ecossistemas de inovação e de empreendedorismo influenciam no processo de criação das spin-offs acadêmicas nas universidades engajadas com as demandas locais/regionais. Nos procedimentos metodológicos, esse estudo utilizou uma abordagem qualitativa, com propósito exploratório. O locus da pesquisa foram os parques tecnológicos e incubadoras de empresas vinculados ou associados às instituições universitárias públicas ou privadas localizadas nas cinco regiões geográficas do Brasil, as quais, já dispunham desse ambiente de inovação consolidado. Como delimitação, o objeto da pesquisa foram os modelos de criação das spin-offs acadêmicas em processo de estruturação e implantação. Os dados foram coletados a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos profissionais gestores dos parques tecnológicos e aos criadores das spin-offs acadêmicas nessas instituições. Os dados do levantamento de campo foram analisados utilizando a aplicação da Técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (2016), tendo sido criadas categorias e subcategorias de análise que remetem às falas dos entrevistados.Os resultados da pesquisa, apontaram cinco elementos dos ecossistemas, os quais, foram considerados entraves sérios à criação de spin-offs acadêmicas: a política de inovação nas instituições; a cultura para o empreendedorismo; a intenção de empreender de pesquisadores; o fomento à pesquisa; e a inexistência de um sistema de identificação de demandas das necessidades da sociedade. Os achados da pesquisa e a análise da literatura consultada, possibilitaram o desenvolvimento de um Framework, com a apresentação de um modelo teórico apresentando todo o processo de criação, desenvolvimento e implementação das spin-offs acadêmicas para as universidades brasileiras. Dessa forma, as conclusões dessa pesquisa, revela que a criação e estruturação de spin-offs acadêmicas nas instituições de ensino e pesquisa, sofrem influências significativas de fatores e variáveis diversas, identificadas nos ecossistemas de empreendedorismo e de inovação.