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    IMPACTOS EDUCACIONAIS E SOCIOECONÔMICOS PERCEBIDOS POR EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO DE UMA ESCOLA DO ABC
    (2024-06-18) Ailton Tenório da Silva; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo, Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda (Coorientador); Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Marco Wandercil; Prof. Dr. Estefano Vizconde Veraszto
    O presente estudo aborda o Ensino Técnico de nível médio, cuja regulamentação de integração ao Ensino Médio está atualmente em discussão no Congresso Nacional, pois há uma questão a ser respondida: qual é o impacto no desenvolvimento socioeconômico e educacional dos egressos do Ensino Técnico e que concluíram o Ensino Médio concomitantemente, comparando-os com seus colegas de classe que concluíram o Ensino Médio acadêmico? Esta pesquisa visa esclarecer se esses alunos tiveram algum ganho de renda a mais e qual é o atual estágio educacional dos mesmos. Para responder a essas questões, a pesquisa contabilizou as respostas de mais de 300 egressos do Ensino Médio, formandos de 2012 a 2019, via uso de um questionário estruturado, sendo que o grupo de análise cursou concomitantemente o Ensino Profissional Técnico na mesma escola, nas mesmas condições do grupo de controle. Para realizar a análise utilizou-se o método de Propensity Score Matching. Através do pareamento entre os grupos de análise e de controle, calculando-se a distância euclidiana quadrática, obteve-se assim o propensity score de cada indivíduo, finalizando no matching entre os pares. Os dados de renda atual foram testados para verificar a normalidade da distribuição na amostra, sendo que não foi identificada uma diferença significativa entre os grupos em termos de renda atual, e os testes de normalidade Kolmogorov-Smirnov indicaram que há evidências de hipótese H0 ser nula, ou seja, os valores não seguem uma distribuição normal. Dessa forma foi utilizado o teste Wilcoxon que permite comparar as medianas dos grupos de forma robusta para amostras não paramétricas. O referencial teórico foi dividido três campos: histórico, legislação e metodológico para basear as análises estatísticas. Os resultados dos testes indicaram um valor p de 0,517 para o Grupo 1, o que sugere que não há evidências suficientes para concluir que os rendimentos dos egressos que fizeram o Ensino Técnico e os que não fizeram são diferentes ou que podem ser comparados. Já no Grupo 2 o teste apresenta valor de p de 0,015, indicando que há uma diferença estatisticamente significativa entre os rendimentos do grupo de análise e de controle, sendo que a média salarial dos egressos com Ensino Técnico (R$ 3.826,25) é consideravelmente superior à do grupo de controle (R$ 2.747,77). No entanto, a mediana salarial do grupo de estudo (R$ 2.450,00) é apenas ligeiramente superior à do grupo de controle (R$ 2.400,00). Os construtos avaliados indicam que os egressos do Ensino Técnico do Grupo 2 têm uma satisfação com o atual trabalho muito similar ao grupo de controle. Essa observação se altera ligeiramente no Grupo 1, com o grupo de análise tendo uma ligeira melhor satisfação com seu trabalho atual do que com o grupo de controle. Também foram avaliadas a qualidade de vida e a percepção do seu rendimento atual. Como produto final foi elaborado um e-book que sintetiza as vantagens de se cursar a Educação Profissional Técnica à inserção no mercado formal de trabalho.
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