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Item A LIDERANÇA MULTIMODAL: COMPETÊNCIAS REQUERIDAS NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA(2024-05-20) Ivam Holanda de Souza; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Profa. Dra. Luísa Veras de Sandes Guimarães; Profa. Dra. Maria Julia Pantoja de Britto; Profa. Dra. Patrícia Martins Fagundes CabralA pandemia da Covid-19 catalisou o movimento de flexibilização do trabalho nas organizações, impulsionando a adoção do trabalho híbrido como uma tendência global. Neste contexto, surge a liderança multimodal, uma abordagem inovadora na qual o líder orienta membros de equipes em ambientes virtuais e presenciais, simultaneamente, representando um construto novo e ainda pouco explorado, o qual se requer embasamento teórico e empírico no campo da gestão comportamental. No Brasil, observa-se uma lacuna na literatura acadêmica sobre essa modalidade de liderança. Diante desse cenário, foi concebido um projeto de pesquisa focado na liderança multimodal, com o objetivo de identificar e analisar as competências exigidas dos líderes de equipes nas Instituições Federais de Educação Profissional. A questão central que norteou o estudo foi: quais são as competências necessárias para a liderança multimodal na condução de equipes em um contexto de trabalho híbrido? A pesquisa adotou uma abordagem empírica e propôs-se a responder à questão formulada por meio do método misto, exploratório e descritivo, considerando a relevância e atualidade do tema. No setor público, os estudos sobre trabalho híbrido são escassos e, quando associados à liderança, a literatura disponível é ainda mais limitada, justificando a escolha deste campo de investigação. A população-alvo abrange mais de 77 mil servidores distribuídos em 38 autarquias, conhecidas como Institutos Federais, presentes em todas as regiões do país. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários autoadministrados a 650 participantes, complementados por 15 entrevistas realizadas com ocupantes de cargos de direção, líderes de equipes e não líderes, com o intuito de aprofundar a compreensão da temática em estudo. Na análise dos dados quantitativos, foi utilizada a análise fatorial exploratória, enquanto a etapa qualitativa foi conduzida por intermédio da análise de conteúdo. Outrossim, os resultados destacaram quatro macrocompetências: socioemocional, gestão estratégica de equipes, contexto e inovação e fluência digital. A triangulação dos dados permitiu a integração e a confirmação dos resultados. Entre os achados significativos, destacam-se as seguintes categorias: capacidade de autodesenvolvimento contínuo, autoengajamento, negociação e concepção, além da gestão de equipes colaborativas. Enquanto as duas primeiras categorias referem-se ao líder, as demais representam competências relacionadas aos liderados. Acrescente-se que a escala de diagnóstico da liderança multimodal foi validada, com destaque para as habilidades sociais e emocionais. A pesquisa contribui, assim, para o avanço do conhecimento científico no campo das competências de liderança multimodal, identificando 16 competências essenciais para os líderes atuarem em ambientes de trabalho híbridos, especialmente nas organizações públicas. Como limitação, destaca-se a escassez de referências bibliográficas sobre o tema, e estudos futuros devem abranger outros setores da economia.Item “TÁ CHAMANDO UMA MENINA DE MARROM?”: DIÁLOGO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM CRIANÇAS DESDE UMA PERSPECTIVA FREIRIANA(2024-05-20) TAMIRES APARECIDA DA SILVA; Prof.ª Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Marta Regina Paulo da Silva; Maria de Fátima Ramos de Andrade; Jason Ferreira MafraA presente pesquisa tematiza sobre projetos pedagógicos desde uma perspectiva freiriana. Assim, partiu-se da seguinte pergunta: Como construir com as crianças da pré-escola um projeto pedagógico a partir de uma metodologia freiriana. Como objetivo geral, pretendeu-se construir, com as crianças da pré-escola, um projeto pedagógico desde uma perspectiva metodológica freiriana. Quanto aos objetivos específicos, estabeleceram-se: elaborar estratégias de escuta que contemplem as vozes das crianças na elaboração e desenvolvimento do projeto pedagógico; identificar quais são os temas geradores que emergem das crianças no contexto pré- escolar; desenvolver, investigar e analisar um projeto pedagógico com as crianças, dentro de metodologia freiriana, avaliando sua aplicabilidade; elaborar um material didático — e-book — que aborde o processo de construção, os caminhos percorridos e as experiências vivenciadas durante o projeto pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo intervenção pedagógica. Para a análise dos dados, elegeu-se, como base, a análise de conteúdo. A fim de embasar a investigação, o referencial teórico utilizado fundamentou-se no diálogo entre a epistemologia freiriana e autores(as) da sociologia da infância e da pedagogia de projetos, bem como em legislações e documentos que orientam o trabalho na Educação Infantil. Os resultados revelam que é possível construir um projeto pedagógico em uma perspectiva metodológica freiriana na Educação Infantil pré- escolar tendo a escuta, o diálogo e a participação infantil como eixos estruturantes do trabalho. Demonstram como essa prática dialógica possibilitou às crianças aprenderam sobre empatia, a argumentar e expressar suas opiniões de maneira respeitosa e, sobretudo, a respeitar e valorizar às diferenças étnicas e culturais. Como produto educacional, será elaborado um e-book, a ser compartilhado com profissionais da Educação Infantil, com a narrativa do projeto pedagógico construído ao longo desta pesquisa.