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    Plano de curso de formação continuada para professores de Enfermagem
    (2024-02-05) Pinheiro, Shirlei Aparecida; Brito, Carlos Alexandre Felicio
    Este Produto Educacional é resultado da pesquisa de mestrado: Percepções dos professores de um curso Técnico de Enfermagem sobre o uso das Metodologias Ativas, defendida no dia 05 de fevereiro de 2024. A proposta de formação continuada para professores, com ênfase nas metodologias ativas, representa uma abordagem valiosa para aprimorar as práticas pedagógicas no curso de enfermagem. Mediante os resultados desse estudo apresentaram as fragilidades dos professores com relação ao entendimento dos documentos “Metodologias Ativas de Aprendizagem” e o “Modelo Pedagógico Senac”. Dessa forma, o produto educacional consiste em uma formação continuada com foco nas competências e habilidades que possam contribuir, de forma significativa, para o conhecimento dos alunos, tendo como estratégia didática as metodologias ativas, focalizando-se a formação nas atitudes reflexivas dos professores sobre a temática. O objetivo do produto aqui apresentado será possibilitar uma formação continuada aos professores a partir dos dados qualitativos depreendidos da pesquisa. A formação terá, como norteador, os documentos oficiais denominados “Manual de Diretrizes do Modelo Pedagógico Senac” e “Manual da Metodologias Ativas de Aprendizagem”, de forma que possam auxiliar os docentes no desenvolvimento das unidades curriculares, bem como do conteúdo a ser explorado na matriz curricular do curso técnico de Enfermagem.
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    GESTÃO E COMUNICAÇÃO ÉTICA DO USO DOS ALGORITMOS PELAS REDES SOCIAIS ON-LINE
    (2024-02-05) GARCIA, KETHLY; Rossetti, Regina
    O objetivo dessa pesquisa foi estudar a comunicação dos algoritmos por meio dos termos de serviço de redes sociais on-line e sua interface com a ética. Hoje, os algoritmos são recursos presentes na vida dos usuários de redes sociais on-line, uma vez que as redes sociais e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes na rotina diária dos seres humanos. Essa presença envolve desde a mineração de dados e formação de perfil até a definição de relevância e influência na percepção e agir desses usuários. Envolve temas como privacidade, autodeterminação, além de questões legislativas e a discussão sobre a regulamentação das plataformas, sendo, atualmente, um tema de extrema importância e relevância social. A partir do referencial teórico, foi realizada uma investigação sobre as principais dificuldades da ética algorítmica nas redes sociais on-line, assim como os princípios éticos discutidos na literatura. O objetivo principal dessa pesquisa consistiu em indicar os princípios éticos referentes aos algoritmos que são necessários nos termos de serviço das redes sociais on-line para tornar mais responsável a gestão da comunicação de interesse público. Essa é uma pesquisa de nível exploratório, realizada através de pesquisa bibliográfica e documental. Para a análise, foram utilizados os termos de serviço do Facebook, plataforma da empresa Meta Platforms, Inc., conhecida popularmente como Meta. Entre seus resultados, foi possível identificar que os termos de uso apresentam grande extensão textual, informações repetitivas e dificuldades em relação à acessibilidade das versões (mobile, web e impressa) acessadas. Foram identificadas várias cláusulas que se referem indiretamente ao uso desses recursos e poucas cláusulas que se referem diretamente à comunicação de algoritmos, geralmente, especificados como sistemas técnicos ou de inteligência artificial. Sendo assim, o produto que resultou dessa pesquisa foi uma lista de princípios éticos norteadores para uma gestão e comunicação ética dos algoritmos. Considerando os autores que discutem sobre a comunicação de interesse público, foram identificados cinco princípios éticos que são considerados necessários na comunicação de algoritmos por meio dos termos de serviço, sendo eles: transparência, beneficência, não maleficência, responsabilidade e justiça.
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