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Item AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO: RELAÇÃO COM DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL(2023-12-20) Eclerson Pio Mielo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Nonato de Assis Miranda; Prof. Dr. Estéfano Vizconde VeraztoO presente estudo tem como objetivo identificar o impacto do investimento na Educação no desempenho dos estudantes do ensino fundamental (Anos Iniciais e Finais) nas esferas municipal e estadual, sendo o banco de dados analisado por município brasileiro. Ainda, utilizou-se o IDHM com o objetivo de relacionar o impacto do investimento por cidades com melhor ou pior índice de desenvolvimento humano. O estudo contou com 10.754 casos, sendo a análise realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais PLS, por meio de dois modelos, um utilizando os dados do Ideb de 2019 e o investimento em Educação em 2014 e outro utilizando os dados de variação do Ideb entre 2015 e 2019 e o investimento em Educação em 2014. Ambos os modelos foram moderados pelas variáveis IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), Rede de Ensino (Estadual e Municipal) e anos escolares (Iniciais e Finais). Como resultado, encontrou-se significância estatística apenas no modelo que se utilizou da variação do Ideb entre 2015 e 2019, sendo os municípios que apresentam IDHM muito baixo os que mais apresentaram explicação entre as variáveis. Mesmo encontrando resultados, é possível concluir que o baixo impacto do investimento em Educação no desempenho dos estudantes se dá pelo fato de o desempenho ser relacionado à qualidade da Educação, como a infraestrutura escolar, formação de professores e também da escolaridade dos pais. Como produto de pesquisa, uma carta de recomendação aos administradores públicos da área de educação será elaborada utilizando como base os achados deste trabalho.Item GESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO(2023-12-20) MARIA LUCIA SOARES AMARAL KANEZAKI; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Almir Martins Vieira; Prof. Dr. Marcelo FurlinEm setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas lançou a Agenda 2030, estabelecendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas associadas, abrangendo áreas como educação, saúde e igualdade de gênero. O ODS 4 - Educação de Qualidade, enfatizando a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é o meio para atingir esses objetivos. Este estudo foi orientado pelo problema de pesquisa: "Quais são as evidências de educação para o desenvolvimento sustentável no processo de gestão do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP)?" e analisou as práticas e ações de gestão da EDS nesta instituição, um passo importante para compreender a implementação dos ODS no âmbito educacional brasileiro. Adotando uma abordagem exploratória e descritiva, a pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com gestores e conselheiros do IFSP, com o apoio da análise de conteúdo no software ATLAS.ti. As conclusões mostram que a gestão da EDS no IFSP é marcada por uma complexa integração desses princípios nas áreas finalísticas da instituição: ensino, pesquisa e extensão. Há um forte comprometimento com a valorização da diversidade étnico-racial e a promoção da inclusão, alinhando as políticas e diretrizes da instituição com os ODS, principalmente nos que se concentram em educação de qualidade e redução das desigualdades. A abordagem do IFSP na gestão da EDS destaca-se pela complexidade, ultrapassando a inclusão de disciplinas específicas para infundir princípios de sustentabilidade em todos os aspectos do ensino, pesquisa e extensão. A instituição adota uma educação ambiental contínua, valoriza a interdisciplinaridade e responde de forma equilibrada às pressões institucionais, equacionando necessidades econômicas e ambientais. Este estudo sublinha a importância de uma gestão educacional que aborde de maneira complexa e integrada os desafios contemporâneos, preparando os estudantes para uma atuação consciente e responsável no cenário global. A experiência do IFSP oferece insights valiosos para outras instituições educacionais que visam integrar a EDS em suas estratégias, promovendo uma sociedade mais sustentável e alinhada aos ODS.