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    AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO: RELAÇÃO COM DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2023-12-20) Eclerson Pio Mielo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Nonato de Assis Miranda; Prof. Dr. Estéfano Vizconde Verazto
    O presente estudo tem como objetivo identificar o impacto do investimento na Educação no desempenho dos estudantes do ensino fundamental (Anos Iniciais e Finais) nas esferas municipal e estadual, sendo o banco de dados analisado por município brasileiro. Ainda, utilizou-se o IDHM com o objetivo de relacionar o impacto do investimento por cidades com melhor ou pior índice de desenvolvimento humano. O estudo contou com 10.754 casos, sendo a análise realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais PLS, por meio de dois modelos, um utilizando os dados do Ideb de 2019 e o investimento em Educação em 2014 e outro utilizando os dados de variação do Ideb entre 2015 e 2019 e o investimento em Educação em 2014. Ambos os modelos foram moderados pelas variáveis IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), Rede de Ensino (Estadual e Municipal) e anos escolares (Iniciais e Finais). Como resultado, encontrou-se significância estatística apenas no modelo que se utilizou da variação do Ideb entre 2015 e 2019, sendo os municípios que apresentam IDHM muito baixo os que mais apresentaram explicação entre as variáveis. Mesmo encontrando resultados, é possível concluir que o baixo impacto do investimento em Educação no desempenho dos estudantes se dá pelo fato de o desempenho ser relacionado à qualidade da Educação, como a infraestrutura escolar, formação de professores e também da escolaridade dos pais. Como produto de pesquisa, uma carta de recomendação aos administradores públicos da área de educação será elaborada utilizando como base os achados deste trabalho.
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    GESTÃO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
    (2023-12-20) MARIA LUCIA SOARES AMARAL KANEZAKI; Prof.ª Dra. Raquel da Silva Pereira; Profa. Dra. Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Marco Antônio Pinheiro da Silveira; Prof. Dr. Almir Martins Vieira; Prof. Dr. Marcelo Furlin
    Em setembro de 2015, a Organização das Nações Unidas lançou a Agenda 2030, estabelecendo 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas associadas, abrangendo áreas como educação, saúde e igualdade de gênero. O ODS 4 - Educação de Qualidade, enfatizando a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é o meio para atingir esses objetivos. Este estudo foi orientado pelo problema de pesquisa: "Quais são as evidências de educação para o desenvolvimento sustentável no processo de gestão do Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP)?" e analisou as práticas e ações de gestão da EDS nesta instituição, um passo importante para compreender a implementação dos ODS no âmbito educacional brasileiro. Adotando uma abordagem exploratória e descritiva, a pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com gestores e conselheiros do IFSP, com o apoio da análise de conteúdo no software ATLAS.ti. As conclusões mostram que a gestão da EDS no IFSP é marcada por uma complexa integração desses princípios nas áreas finalísticas da instituição: ensino, pesquisa e extensão. Há um forte comprometimento com a valorização da diversidade étnico-racial e a promoção da inclusão, alinhando as políticas e diretrizes da instituição com os ODS, principalmente nos que se concentram em educação de qualidade e redução das desigualdades. A abordagem do IFSP na gestão da EDS destaca-se pela complexidade, ultrapassando a inclusão de disciplinas específicas para infundir princípios de sustentabilidade em todos os aspectos do ensino, pesquisa e extensão. A instituição adota uma educação ambiental contínua, valoriza a interdisciplinaridade e responde de forma equilibrada às pressões institucionais, equacionando necessidades econômicas e ambientais. Este estudo sublinha a importância de uma gestão educacional que aborde de maneira complexa e integrada os desafios contemporâneos, preparando os estudantes para uma atuação consciente e responsável no cenário global. A experiência do IFSP oferece insights valiosos para outras instituições educacionais que visam integrar a EDS em suas estratégias, promovendo uma sociedade mais sustentável e alinhada aos ODS.
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