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    PROFISSIONALIZAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE CONTEÚDOS E PROCEDIMENTOS DA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA
    (2023-12-19) Priscila de Castro Garcia; Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profa. Dra. Rosemary Roggero
    A gestão escolar é um tema latente na educação brasileira, sendo um objeto de estudo para diversos autores. Atendo-se a essa questão, a gestão dos centros educacionais torna-se ponto fulcral para discutir a qualidade da educação e pensar no reverso do fracasso, orientando práticas para a solidificação de elementos produtores direta ou indiretamente do sucesso escolar dos estudantes. Portanto, evidencia-se que o profissional da gestão escolar necessitaria estar imbuído de características, para além da formação de base (a pedagogia), que o auxiliarão na tomada de decisões assertivas sobre o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Evidenciando o problema dessa pesquisa: com quais conteúdos e procedimentos formar gestores em empreendedorismo educacional? O objetivo geral do trabalho é buscar atributos da gestão da unidade escolar empreendedora. O objetivo específico é evidenciar a descrição das atividades, responsabilidades e necessidades do processo, segundo uma perspectiva da gestão escolar empreendedora. Através disso, observar características/competências que operacionalizam o perfil de gestor escolar empreendedor. Desse modo, demonstrar lacunas pessoais e profissionais do gestor que suscitem a necessidade de formação diante das exigências do perfil de gestor empreendedor. Então, evidenciar lacunas profissionais que suscitem a necessidade de formação do gestor diante das exigências da gestão escolar empreendedora. A escolha do tema perpassa por vivências da autora em escolas públicas e particulares, fruto de atividades profissionais desenvolvidas nos últimos 20 anos. Os procedimentos metodológicos desse estudo foram pautados na perspectiva qualitativa levando em consideração a natureza do problema de pesquisa, bem como o seu desdobramento operacionalizado por meio dos objetivos específicos. Conclui-se que o produto dessa pesquisa visa elaborar, um programa de formação de gestor educacional empreendedor, contemplando conteúdo programático, carga horária, estratégias e técnicas para formação e instrumentos de avaliação do processo formativo, segundo uma perspectiva da gestão escolar empreendedora.
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