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Item A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APROXIMAÇÃO COM AS DIRETRIZES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM(2023-12-14) Fernanda de Menezes Angelo; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos; Profa. Dra. Adriana Barroso de AzevedoEsta investigação insere-se no campo da educação inclusiva e tem como objeto de estudos o uso das tecnologias assistivas na escola. A questão norteadora da pesquisa foi: como o Desenho Universal para Aprendizagem contribui para a ressignificação do uso da Tecnologia Assistiva na perspectiva da educação inclusiva? O objetivo geral consistiu em identificar as contribuições dos princípios do DUA para a ressignificação do uso da Tecnologia Assistiva no processo inclusivo. Os objetivos específicos se delinearam da seguinte maneira: a) mapear e descrever como tem se dado o uso da Tecnologia Assistiva na escola. b) compreender qual é o conceito atribuído à Tecnologia Assistiva pelos/as professores/as que participaram da pesquisa. c) promover uma reflexão com base nos princípios do DUA, juntamente com professores/as, sobre o uso e sentidos atribuídos à Tecnologia Assistiva na escola inclusiva. d) desenvolver um produto educacional que promova a reflexão sobre a contribuição da Tecnologia Assistiva nos processos de ensino e aprendizagem de forma emancipatória. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que fez uso dos procedimentos da pesquisa narrativa, como as cartas pedagógicas e rodas de conversa, a fim de compreender as experiências educativas de professores/as que fazem ou já fizeram uso da TA na escola. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa ancorou-se no paradigma da educação inclusiva, no desenho universal para aprendizagem e na tecnologia assistiva. A tematização das cartas apontou que os/as professores/as reconhecem como Tecnologia Assistiva todos os suportes e recursos disponíveis aos estudantes elegíveis à educação especial, assim sendo, não expandem seu uso aos demais estudantes. A tematização mostrou, ainda, que o Desenho Universal para Aprendizagem contribui para a ressignificação da TA à medida que privilegia a diversidade e a variabilidade dos estudantes sem categorizá- los, ofertando, a todos os estudantes, múltiplos meios de aprendizagem, considerando a Tecnologia Assistiva uma tecnologia que deve ser estar disponível a todos que dela necessitam ou desejem utilizar. O produto educacional que resultou desta pesquisa foi um e-book, o qual busca contribuir com a formação docente, apresentando o Desenho Universal de Aprendizagem e o uso da Tecnologia Assistiva como aliados à educação inclusiva.Item EFICÁCIA ESCOLAR E VULNERABILIDADE SOCIAL: MAPEANDO ESCOLAS NO ABC PAULISTA(2023-12-14) Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereira; Prof. Dr. Marco Wandercil, Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda (Coorientador); Prof. Dr. Marco Wandercil; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Edivaldo Cesar Camarotti MartinsNo contexto educacional brasileiro, a educação é vista tanto como um reflexo dos desafios socioeconômicos quanto como uma ferramenta para superá-los. A despeito dos avanços no acesso e qualidade educacional, questionamentos surgem sobre o reconhecimento da eficácia escolar evidenciada por meio de dados provenientes de avaliações em larga escala, sobretudo as do Saeb, divulgadas à sociedade através dos resultados do Ideb. Evidencia-se que no geral, as avaliações padronizadas, concentram-se principalmente na dimensão cognitiva da aprendizagem, com ênfase em leitura e solução de problemas, cujos melhores resultados tendem a ser alcançados pelos filhos de famílias com maior capital econômico e cultural, enquanto aqueles provenientes de ambientes familiares marcados pela pobreza e baixa escolaridade, especialmente materna, apresentam resultados aquém do esperado. Diante dessas considerações emergiram questionamentos, cuja pesquisa buscou responder: Com base na interpretação de dados públicos secundários, qual seria a metodologia para identificar escolas eficazes de uma região? Quais escolas estaduais, localizadas na Região Metropolitana do Grande ABC Paulista, suplantaram o contexto de vulnerabilidade, superando as metas estabelecidas pelo Ideb nos últimos seis ciclos (2011-2021), levando em conta critérios de eficácia e equidade? O objetivo principal foi desenvolver uma metodologia baseada na análise de dados secundários para mapear escolas estaduais nesta região que superaram as metas do Ideb de 2011 a 2021, considerando critérios de eficácia e equidade. Através de métodos mistos, a dissertação apoiou-se inicialmente em uma revisão bibliográfica, seguida da coleta e análise de dados secundários sobre indicadores complexos e contextuais. O estudo, organizado em capítulos expõe, origem e aplicação dos termos 'eficácia' e 'eficiência' no ambiente educacional; traz uma revisão da literatura sobre pesquisas científicas relacionadas à eficácia escolar, publicadas em português, na década de 2012 a 2022 e apresenta um mapeamento das escolas eficazes da região metropolitana do ABC, analisando a influência e relevância de índices contextuais nas avaliações nacionais. A metodologia empregada identificou 27 escolas estaduais na Região Metropolitana do Grande ABC que demonstraram eficácia ao longo dos seis ciclos do Ideb. Como produto final, propôs-se um e-book com ferramentas e metodologias para o acompanhamento dos dados do Ideb, bem como sua utilização na elaboração de um planejamento estratégico alinhado às metas de qualidade educacional, destacando a relevância destes dados, mas rejeitando seu uso para a prática de ranqueamento.