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    A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS DOCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO NO CONTEXTO PANDÊMICO (2020-2021)
    (2023-06-27) Aline Alves; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Ana Silvia Moco Aparício; Profa. Dra. Elisabete Ferreira Esteves Campos
    No período de isolamento social a formação continuada docente foi de suma importância, acontecendo com peculiaridades decorrentes daquele momento. Por isso, a pergunta norteadora da pesquisa centrou-se em saber, como a formação continuada em serviço subsidiou a prática docente na pré-escola, durante o período pandêmico 2020-2021, segundo as percepções das docentes? O presente estudo teve como objetivo compreender como a formação continuada em serviço subsidiou o fazer docente em uma escola municipal de Educação Infantil, em São Paulo, no contexto pandêmico (2020-2021), segundo as percepções das professoras. Por objetivos específicos: 1. identificar como ocorreu a formação em serviço durante o período pandêmico (2020-2021). 2. analisar, segundo as percepções das professoras, indicadores de contribuição da formação continuada em serviço para qualificar o fazer docente durante o período de isolamento social (2020-2021) e pós pandemia; 3. verificar possíveis avanços e/ou obstáculos ocorridos na formação continuada durante a pandemia; 4. elaborar um e-book com as narrativas das docentes com o propósito de dar visibilidade às aprendizagens do professorado que estiveram à frente das demandas educacionais ocorridas nos anos 2020/2021.Tratou- se de uma investigação de caráter qualitativo exploratório. Como procedimentos metodológicos foram utilizados os relatos das experiências de cinco docentes, ocorridas nos processos formativos (2020-2021), por meio das cartas pedagógicas e investigação das pautas formativas vinculadas ao período de isolamento social. As pautas formativas e as cartas foram analisadas por meio da análise de conteúdo tendo como inspiração os estudos de Laurence Bardin. O referencial teórico, pautou-se nos trabalhos de pesquisadores/as da formação continuada, dentre eles/as: António Nóvoa, Bernadette Gatti, Francisco Imbernón, Marcelo Garcia, Paulo Freire, Selma Garrido Pimenta, assim como nas legislações que tratam dos direitos da criança em espaços coletivos. Os dados coletados revelaram que o isolamento social demandou muitas ações do professorado como o trabalho em equipe, a superação de barreiras tecnológicas e o excesso de trabalho compondo o seu fazer docente. Entretanto, diante desse cenário imposto pela pandemia, houve uma formação continuada em serviço subsidiando o trabalho do professor e professora da Educação Infantil, demonstrando que houve mais avanços do que obstáculos na formação docente ocorrida no período. A partir dos resultados, dessa investigação será elaborado, como produto educacional, um e-book com as experiências das professoras durante seu percurso formativo, construído por meio das narrativas descritas nas cartas pedagógicas.
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    PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE REMUNERAÇÃO ADOTADAS PELOS HOSPITAIS PAULISTANOS RANQUEADOS ENTRE OS MELHORES DO MUNDO
    (2023-06-27) Rogério Gonçalves de Oliveira; Professor Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Edson Keyso de Miranda Kubo ( do Sul); Anelise Rebelato Mozzato
    A procura por serviços de saúde de qualidade é crescente e vários fatores interferem nessa demanda, desde o aumento da expectativa de vida da população, surgimento de novas doenças crônico-degenerativas, entre outros. Com isso, a necessidade de pessoal qualificado e motivado é fundamental para uma apropriada prestação de serviços de saúde. Por isso, reconhecer as necessidades dos profissionais de saúde que aplicam sua força de trabalho na prestação de cuidados a pacientes seria recomendável. Esse reconhecimento pode acontecer por diversos meios, sendo que um deles é a implantação de políticas de remuneração que, se bem implantadas, podem gerar comprometimento às metas da organização, melhorar o desempenho, estimular a motivação e trazer valor ao sistema de saúde. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a adoção das práticas remuneratórias estratégicas de um setor tão importante para toda a sociedade: a área da saúde. Especificamente, nos hospitais privados da cidade de São Paulo, ranqueados entre os melhores do mundo, de acordo com o estudo World’s Best Hospitals 2022, a investigação pretendeu apurar quais são os modelos de remuneração estratégica praticados. A pesquisa se classifica, quanto ao seu objetivo, como exploratória, quanto ao método, também denominado procedimentos técnicos, estudo de campo, e quanto ao tipo de abordagem, como qualitativa. Esta pesquisa indicou que o modelo de remuneração funcional, que utiliza a metodologia de pontos, é o principal método de remuneração, sendo aplicado de forma distinta para os cargos de gestão. Na remuneração variável, as práticas remuneratórias de bônus, participação nos lucros e resultados, seguidos de alternativas criativas, são aplicadas para todas as categorias profissionais, enquanto nos benefícios os cargos de gestão recebem tratamento diferenciado. Por fim, constatou-se que, embora observados indícios de mudanças nas práticas de remuneração dos hospitais pesquisados, sua gestão ainda é considerada tradicional, e seu avanço não acompanha as recentes inovações de qualidade do setor.
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