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    A RELAÇÃO PRÉ-ESCOLA E FAMÍLIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
    (2023-05-19) JOYCE LIMA BRANDÃO; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Ligia Carvalho Abões Vercelli; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade
    A parceria entre as instituições educacionais e as famílias, na educação das crianças, constituiu-se, ainda, um grande desafio à educação brasileira. Esse desafio, nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia da Covid-19 e o atendimento não presencial, tornou-se ainda maior, visto a necessidade dessa relação de parceria para a manutenção dos vínculos e continuidade do trabalho pedagógico. No intuito de compreender esse cenário, esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre pré-escola e família no contexto pandêmico. As questões que norteadoram a pesquisa foram: como ocorreu a relação entre a pré- escola e a família no período de 2020-2021? Quais as aprendizagens adquiridas desse momento a serem consideradas no retorno presencial? Os objetivos gerais foram compreender como ocorreu a relação entre a pré-escola e família no período de 2020-2021 e verificar quais as aprendizagens adquiridas desse momento da pandemia para o retorno ao atendimento presencial. Para atingir tal objetivo, teve por objetivos específicos: 1) identificar os canais de comunicação entre a pré-escola e família; 2) conhecer o que pensam as famílias sobre a educação dos seus filhos e filhas nesse cenário pandêmico; 3) verificar as percepções das famílias quanto às parcerias com a pré-escola e a percepção das docentes acerca da parceria com as famílias; 4) a partir dos resultados da pesquisa, elaborar um documento com algumas orientações que auxiliem as instituições nessa parceria com as famílias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, que teve como procedimento metodológico as entrevistas semiestruturadas com as famílias e as professoras das turmas de pré-escola que atuam com crianças de cinco anos. O referencial teórico utilizado contou com os trabalhos de Paulo Freire, Jane Margareth Castro, Boaventura Souza Santos, Carlos Gil e Marli André, dentre outros. A análise dos dados produzidos revelou que, no período pandêmico, docentes e famílias tiveram que se reinventar na construção de uma relação mediada pelas tecnologias digitais, o que permitiu a manutenção dos vínculos e a realização das propostas pedagógicas com as crianças. Contudo, demonstrou que algumas famílias enfrentaram mais dificuldades, evidenciando a desigualdade socioeconômica do município de Santo André. A sobrecarga de trabalho, tanto das professoras quanto das mães, também se fizeram presente nos depoimentos das entrevistadas, revelando o acúmulo de funções desempenhadas pelas mulheres nas esferas pública e privada. Com relação às aprendizagens desse período, docentes e mães apontam a maior proximidade entre a pré-escola e as famílias, o que permitiu às últimas conhecerem um pouco mais o trabalho realizado na Educação Infantil. Ao retornar presencialmente, espera- se que a relação entre as instituições de Educação Infantil e as famílias configure-se em uma parceria efetiva, marcada pela escuta, pelo diálogo e pela participação das famílias no cotidiano educativo, visando sua contribuição na educação das crianças. O produto educacional apresentado nesta pesquisa visa, justamente, contribuir com a manutenção desta parceria, essencial para o desenvolvimento pleno das crianças. Consiste em um caderno de apoio, em formato de e-book, destinado aos educadores e às educadoras da rede municial de Santo André. Seu objetivo é apresentar orientações acerca da manutenção de vínculos entre família e pré- escola, considerando algumas práticas que podem/devem ser mantidas após o retorno às aulas presenciais.
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