Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2023-03-04"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE AS IES PRIVADAS BRASILEIRAS SE DISTANCIASSEM DE SEU PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO: UM ESTUDO BASEADO EM DADOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE 2018 A 2020
    (2023-03-04) Marcio Alexandre Freire; Professor Doutor Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Marco Antonio Pinheiro da Silveira; Luisa Veras de Sandes Guimarães; Emerson Antonio Maccari
    No ensino superior privado brasileiro, manter o equilíbrio entre a receita adquirida pelas mensalidades e o custo de prestação do serviço educacional é necessário para alcance da sustentabilidade financeira. Este estudo avaliou, na população de mantenedoras de ensino superior privado brasileiro e em seus cursos de graduação, fatores que influenciaram o distanciamento, positivo ou negativo, do ponto de equilíbrio financeiro utilizando os valores informados de receitas, despesas e indicadores operacionais das mantenedoras. Também avaliou um comparativo dos impactos destes fatores identificados entre grandes grupos consolidadores e as instituições de menor porte tanto nas modalidades de ensino presencial, quanto a distância. Por meio de revisão bibliográfica, foi mostrado o desenvolvimento da rede privada de ensino superior, a concentração do mercado educacional, a definição dos custos de operação e os indicadores que compõem o ponto de equilíbrio financeiro, além dos métodos estatísticos utilizados. Como metodologia de análise, após extração, transformação e consolidação das informações utilizando dados secundários do Censo da Educação Superior de 2018 a 2020, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva, regressão linear múltipla, análise de componentes principais e florestas aleatórias, nas variáveis transformadas e definidas como base de dados. Este trabalho avaliou, como pergunta-problema: Quais fatores contribuíram para que as IES se distanciassem do ponto de equilíbrio financeiro, no período dos censos 2018 a 2020? Foram identificados como fatores importantes para o distanciamento do ponto de equilíbrio o valor médio da mensalidade, o custo de folha docente e os custos de operação e, em menor grau, as razões entre alunos e docentes ou funcionários. Adicionalmente, foi verificada a relação em que o porte das instituições ou o pertencimento aos grandes grupos consolidadores contribuiu como fator no distanciamento do ponto de equilíbrio financeiro.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais