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    INDICADORES E MÉTRICAS DE SUPORTE À GESTÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
    (2023-03-02) RAFAEL RONDINA; Professor Doutor Sergio Feliciano Crispim; Sergio Feliciano Crispim; Edson Keyso de Miranda Kubo; Vitor Emanuel Marchetti Ferraz Junior
    A partir da publicação da listagem das melhores universidades pelo ARWU, divulgada pela China desde 2003, os rankings vêm ganhando importância e visibilidade, ampliando o alcance da discussão mundial sobre o ensino superior, apesar das críticas quanto às suas metodologias e da dificuldade em avaliar, em um único índice, a qualidade de universidades que possuem características diferentes. O trabalho busca responder como se comparam os principais sistemas de indicadores de desempenho universitário e quais são as implicações sobre a classificação das universidades, por meio da identificação dos principais sistemas de indicadores de desempenho do ensino superior e da comparação de seus objetivos, atributos, métricas e pesos, além da comparação dos resultados das universidades públicas brasileiras intensas em pesquisa nos rankings analisados. A pesquisa é de natureza exploratória, realizada com base no levantamento e na análise documentais e de dados secundários, sendo estes disponibilizados pelos organizadores dos rankings, por plataformas acadêmicas e pelos órgãos de governo responsáveis pela avaliação da qualidade das instituições de ensino superior no Brasil. A pesquisa possibilita identificar indicadores e métricas de desempenho acadêmico, suas diferenças e similaridades, e em quais critérios e áreas do conhecimento as universidades possuem vantagem competitiva, permitindo que direcionem seus recursos de forma a atingirem melhores resultados.
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    EXPRESSÕES ALGÉBRICAS E A NOÇÃO DE FUNÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    (2023-03-02) SHEILA SIMÕES BONFIM; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Muzukami
    A educação, ao longo das últimas décadas, passa por profundas mudanças tendo em vista as novas demandas curriculares, o uso de novas tecnologias, o perfil dos profissionais, dentre outros aspectos. Por isso, a matemática não pode estar alheia ao contexto social e cultural dos estudantes. As avaliações de larga escala têm apontado, entre muitos aspectos, dificuldades na realização de atividades que envolvam o pensamento algébrico. O presente estudo teve como objetivo geral investigar quais as contribuições da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau para o ensino da Álgebra. Estabelecemos como objetivos específicos: (1) Conhecer e descrever concepções que os estudantes têm a respeito do pensamento algébrico; (2) Identificar e analisar estratégias para o ensino de expressões algébricas e a noção de função que propiciem o desenvolvimento do pensamento algébrico; (3) Elaborar e aplicar uma sequência didática que contribua com o trabalho pedagógico dos professores, com foco nos processos de ensino e de aprendizagem das expressões algébricas e da noção de função. Para a realização do estudo, optou-se pela abordagem da pesquisa qualitativa do tipo aplicada de cunho intervencionista. Inicialmente, foi realizado um levantamento de pesquisas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, do Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia. Na sequência buscou-se compreender como a álgebra é tratada nos documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo da Cidade de São Paulo. Por último, desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática pautada na Teoria das Situações didáticas de G. Brousseau, com a concepção de sequência didática de Dolz e Schneuwly, para tratar de ensino e aprendizagem de expressões algébricas e a noção de função. Os dados gerados foram analisados tendo como referencial teórico os estudos que tratam do ensino da Matemática feitos por Márcia Aguiar, Carmen Sessa, Kátia Gil, entre outros. Constatamos, com a realização da pesquisa, que o trabalho com sequências didáticas, pautadas na Teoria das Situações Didáticas, é uma prática pedagógica que pode contribuir para o planejamento do professor e para a aprendizagem dos alunos. Com os resultados, temos como proposta de produto a escrita de um material de apoio, no formato de e-book, para apresentar os objetos de ensino expressões algébricas e a noção de função nos anos finais do Ensino Fundamental.
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