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Item O PROCESSO DE ENCAMINHAMENTO DE PACIENTES DA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE A UM SERVIÇO ESPECIALIZADO EM CIRURGIA VASCULAR DE UM MUNICÍPIO DE MÉDIO PORTE(2023-02-27) Tamara Marques Ziliotto; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Profa. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia; Profa. Dra. Helena Akemi Wada WatanabeIntrodução: O conjunto de Doenças Vasculares (DV) é a principal causa de morte no mundo e no Brasil. No entanto, diante do número elevado de casos de DV e da necessidade de tratamento, o atendimento ofertado pelo SUS possui entre suas limitações a dificuldade de conceder ao usuário o acesso à consulta especializada. Objetivo: analisar a percepção dos médicos que atuam na atenção primária sobre o processo de regulação de pacientes com diagnóstico de doenças vasculares para o serviço especializado de cirurgia vascular (CV). Metodologia: Caracteriza-se como pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada. A pesquisa foi realizada junto a 10 médicos que atuam nas unidades de saúde do município do interior do Paraná. Resultados: Sobre conhecer as consultas com especialistas por parte dos pacientes de seu território adscrito, maioria indicou não conhecer. Indicaram a dificuldade de encaminhamento para atenção especializada, e para CV. Houve ainda o alerta de que exames e procedimentos da CV são mais caros, dificultando ainda mais o fluxo de atendimento e o tempo na fila de espera. Todos entendem ser necessária a melhoria do processo de regulação do município. Como produto, foi elaborado um manual ilustrativo para encaminhamentos aos serviços de CV por profissionais médicos de toda Rede de Atenção Básica do Município. Conclusões: Notou-se que ainda existem lacunas no processo de encaminhamento para especialidades, e em especial aqui a CV, muitos não compreendem suas atribuições dentro de equipe de saúde da família e não têm realizado o processo de referência e contrarreferência.Item A COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO E OMARKETING SOCIAL: SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA OCONSUMO DE EMBALAGENS QUE NÃO COMPROMETEM O MEIOAMBIENTE(2023-02-27) EDSON FÁVERO JÚNIOR; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Profa. Dra. Regina Rossetti; Prof. Dr. Júlio Araújo Carneiro da CunhaO combate à poluição ambiental tem integrado a narrativa das autoridades e de entidades da sociedade civil organizada. Entretanto, grande parcela da população não demonstra ter incorporado em seu comportamento diário ações que correspondam a esse propósito. Como parte desse contexto, notamos que as embalagens contribuem fortemente para a geração de resíduos sólidos, os quais, pela dificuldade de coleta e inadequação de sua destinação final, agravam a deterioração ambiental. Assim sendo, o objetivo geral desse trabalho foi desenvolver um Roteiro de um Plano de Marketing Social que possibilite sensibilizar a sociedade acerca da importância do consumo de produtos que utilizam embalagens retornáveis, buscando diminuir a produção de resíduos urbanos. A pesquisa desenvolvida envolveu duas etapas, sendo que a primeira teve caráter exploratório e através de um levantamento de campo, utilizando entrevistas semiestruturadas, entrevistou consumidores responsáveis pelas compras domiciliares na região do Grande ABC Paulista, visando conhecer os fatores, referentes às embalagens retornáveis, que podem influenciar a decisão de compra do consumidor, o que correspondia ao objetivo específico desse trabalho. Com os resultados desta etapa da pesquisa e mais os achados na literatura consultada foi possível desenvolver o Roteiro do Plano de Marketing Social objeto desse estudo. A segunda etapa da pesquisa levou a efeito um Júri de Especialistas com o intuito de aprimorar e validar o Roteiro de Plano de Marketing desenvolvido e apresentado no Apêndice D. Para subsidiar a fundamentação teórica dessa dissertação foram desenvolvidos um Levantamento Bibliométrico e uma Revisão Sistemática da literatura encontrada, que se encontram no Apêndice C.