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    LIDERANÇA AMBIDESTRA: EFEITOS DIRETOS E MEDIADOS SOBRE O COMPORTAMENTO INOVADOR DE SERVIDORES PÚBLICOS VINCULADOS À REDE INOVAGOV
    (2022-08-26) Douglas Moraes Bezerra; Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Luis Paulo Bresciani; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Alexandre Cappellozza; Prof. Dr. Hironobu Sano
    As transformações tecnológicas, as crises econômicas e, mais recentemente, a pandemia de COVID-19 têm exigido das organizações a capacidade de focar na eficiência das estruturas já existentes, mas também de atender a novas demandas e explorar novas possibilidades. No contexto do serviço público, têm sido cada vez mais prementes as pressões por inovação. Nesse sentido, a teoria da ambidestria organizacional, mais especificamente da liderança ambidestra, tem se apresentado como uma alternativa teórica nessa direção. Portanto, o presente estudo teve por objetivo analisar de que modo a liderança ambidestra influencia o comportamento inovador dos servidores públicos vinculados à Rede INOVAGOV inseridos em processos de inovação. Apesar de alguns estudos apontarem para a existência de uma relação direta entre a liderança ambidestra e o comportamento inovador, esta pesquisa buscoutambém verificar se a aprendizagem ambidestra e a resistência à mudança possuem significância estatística como variáveis intervenientes dessa relação. Para tanto, os dados foram coletados por meio de uma surveyaplicada a 133 servidores públicos e analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Como principais resultados, verificou-se que a liderança ambidestra possui efeito significante sobre o comportamento inovador, porém, somente por meio do efeito de mediação da aprendizagem ambidestra e da resistência à mudança. Observou-se que aspectos relacionados à rigidez burocrática brasileira apresentam-se como variáveis intervenientes nessa relação (resistência à mudança e aprendizagem exploitative), de modo que a liderança ambidestra somente influencia o comportamento inovador dos servidores públicos por meio do seu efeito sobre esses aspectos. A partir desta pesquisa é possível concluir também que a abordagem da ambidestria organizacional contextual pode contribuir para a promoção da agenda da inovação no serviço público, permitindo melhores resultados para as estratégias que visam esse fim. Conclui-se também que apesar de não haver uma relação significante entre a aprendizagem exploratory e o comportamento inovador, o efeito positivo da aprendizagem exploitative sobre o comportamento inovador é ampliado quando há a interação com a aprendizagem exploratory. Por fim, o estudo também aponta a resistência à mudança como uma variável que antecede negativamente o comportamento inovador, mas que seus efeitos são atenuados pela liderança ambidestra.
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    CONHECIMENTO DOS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM ITEM PARA A PROVA DO ENEM
    (2022-08-26) Márcio Haga; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Marcia Zendron de Campos
    Este trabalho visa a explorar os conhecimentos que os professores possuem, para a elaboração e a construção de itens, para a prova do ENEM. Foram entrevistados alguns professores de uma Instituição de Ensino, da Educação Básica da região do Grande ABC, com o intuito de compreender na perspectiva do professor, sobre o conhecimento da estrutura de um item do ENEM, matriz de referência e elaboração e construção de itens para uma prova (ENEM). Com as respostas dos professores, utilizamos o programa Iramuteq, onde foi realizada uma análise de dados textuais, de forma qualitativa. Os resultados e discussões da pesquisa estão divididos em duas etapas: (1) Nuvem de palavras e (2) CHD (Classificação Hierárquica Descendente). O trabalho mostrou que alguns dos professores não conheciam a estrutura de um item do ENEM, embora muitos achavam muito importante ter este conhecimento. Assim, o produto educacional desta pesquisa é uma formação para os professores sobre a elaboração de itens para avaliação de desempenho dos alunos no ENEM e também, prepara-los para este exame.
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