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Item ADOÇÃO DE ECOINOVAÇÕES NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS PELOS CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS NO BRASIL(2022-06-30) Edgard Ciasca; João Batista Pamplona; João Batista Pamplona; Luís Paulo Bresciani; Júlio Manoel PiresEm meio a crescentes preocupações mundiais, relativamente às mudanças climáticas, as ecoinovações assumem um papel fundamental na compatibilização entre as necessidades econômicas e preservação do meio ambiente de forma sustentável. Neste cenário, embora fundamental, o transporte dos bens produzidos por um país é reconhecido como uma das principais fontes de emissões agressivas ao meio ambiente. A matriz do transporte de cargas brasileira baseia-se em rodovia, sendo responsável pelo transporte de 61,1% do total dos bens movimentados. Em 2019, o modal rodoviário emitiu mais de 78 milhões de toneladas de CO2, equivalente a 40% das emissões de gases de efeito estufa oriundos de todo o setor de transporte. A elevada idade média da frota nacional estimada em 14 anos é apontada como raiz do problema, sendo esta influenciada pela idade média da frota operada por caminhoneiros autônomos, a qual supera os 20 anos de uso, não obstante movimentar a metade do volume total transportado. Veículos fabricados há mais de dez anos não incorporam tecnologias limpas, apresentando consumo de combustível e emissões maiores em até 30%. Ecoinovações complementares técnicas e não técnicas, quando aplicadas em veículos antigos, reduzem os impactos negativos ao meio ambiente. Este trabalho, realizado de forma qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental e entrevistas realizadas junto a líderes de categoria e caminhoneiros, identificou e avaliou a adoção de ecoinovações no transporte rodoviário de cargas efetuado por caminhoneiros autônomos no Brasil. Os resultados apontam para um baixo nível de adoção das referidas ecoinovações, devido à incapacidade de geração de excedentes de renda auferida pelo transportador, bem como a ineficácia ou inexistência de políticas públicas que direta ou indiretamente possibilitem o acesso de caminhoneiros às ecoinovações, cujos efeitos benéficos abrangem tanto o aspecto econômico quanto o ambiental.Item CODESTRUIÇÃO DE VALOR E SUAS REVERSÕES: UM ESTUDO SOBRE OS MOTIVADORES DOS RESULTADOS DAS TRATATIVAS DE RECLAMAÇÕES APLICANDO MODELAGEM DE TÓPICOS E ANÁLISE DE SENTIMENTOS(2022-06-30) Fátima Penha Leone; Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Diógenes de Souza Bido; Prof. Dr. Jesús Pascual MenaChalcoEm um mundo tão diversificado em suas relações, o ambiente virtual integra-se de forma entrelaçada e molda uma nova realidade. Dentro desse contexto, esta tese teve como objetivo entender como as tratativas das reclamações organizacionais acabam por gerar a Codestruição, a Corrredução e a Correcuperação de Valor, por meio dos comentários finais de consumidores que oficializaram as reclamações no site consumidor.gov.br. Com o advento da internet, as mídias sociais ou comunidades on-line proporcionam uma maior visibilidade no conteúdo postado. Porém, essa avalanche de dados que são disponibilizados publicamente pode ser de grande valia para as empresas se transformados em informações que sejam úteis para a melhoria de seu desempenho. Portanto, as avaliações de clientes em relação às respostas organizacionais dadas às reclamações fornecem um feedback importante, oferecendo subsídios para a melhoria de processos, evitando a insatisfação que pode gerar tanto a perda de clientes como prejudicar a reputação da marca ou da empresa. A metodologia utilizada procurou localizar os principais motivadores (subdimensões) e dimensões que explicariam a perda total (Codestruição de Valor) ou parcial de valor (Corredução de Valor). Com o uso da Modelagem de Tópicos e Análise de Sentimentos chegou-se a oito dimensões: Confiabilidade, Reparação/Compensação, Equidade, Transparência, Facilitação, Responsabilização, Segurança e Legalidade. Quanto aos motivadores, foram encontrados um total de 17 que, associados a cada uma das dimensões, pontuam as falhas durante as tratativas para solucionar problemas entre empresas e consumidores. As categorias nomeadas como Codestruição de Valor e Corredução de Valor possuem os mesmos principais motivadores, porém, a ordem de ocorrência apresenta diferença. Na Codestruição de Valor o motivador mais observado foi com relação a um atendimento considerado inadequado pelos consumidores, como: falta de cortesia, desrespeito ou descaso. Na categoria nomeada como Corredução de Valor o motivador foi o relacionado com problemas envolvendo o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), representado por problemas com plataformas, chat robots e os meios de acesso para comunicação com a empresa. Além dos resultados que correspondem à busca principal sobre os motivadores, também foram identificados outros achados, que agregam um maior conhecimento sobre reclamações dentro do comércio eletrônico. Esses achados contribuem com gestores para implementações de melhorias durante a fase de recuperação das falhas de serviços que podem resultar na perda do cliente para outro fornecedor, no boca a boca negativo, até a possibilidade de multas aplicadas por órgãos voltados para a proteção dos direitos dos consumidores. Para os acadêmicos, esta tese pode servir como um guia para que outros segmentos, que não o comércio eletrônico, sejam estudados, aplicando-se a mesma metodologia, não esgotando as várias possibilidades que o mundo virtual e as ferramentas computacionais oferecem.