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    AS CIDADES DO ABC PELAS NARRATIVAS TRANSMÍDIA: QUESTÕES DE PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E COMUNICAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO.
    (2022-06-23) FRANCELI GUARALDO; Priscila Ferreira Perazzo; Profa. Dra. Priscila Ferreira Perazzo; Prof. Dr. João Batista Cardoso; Profa. Dra. Lúcia Santa Cruz
    O patrimônio cultural é uma temática contemporânea relevante e deve ser repensado de modo mais inclusivo, para dar visibilidade a novas narrativas evidenciadas pelas memórias dos habitantes das cidades do ABC e assumir formas narrativas contemporâneas para valorizar a comunicação de interesse público do patrimônio com sua própria comunidade local. Esse trabalho procura apontar as possibilidades da comunicação transmídia na disseminação do patrimônio cultural da cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tornando esse patrimônio em memória de interesse público desses moradores e da região do Grande ABC. Desse modo, esta pesquisa parte da pergunta: como utilizar as narrativas transmídia para difundir o patrimônio cultural do ABC formulado nas representações encontradas nas narrativas orais e fotográficas de moradores das cidades da região do ABC, particularmente as relacionadas à cidade de São Bernardo do Campo, sobre os espaços urbanos, a arquitetura e o design dessas cidades, tornando-as uma memória de interesse público? Tem como objetivos: apontar as possibilidades da comunicação transmídia na disseminação do patrimônio cultural do ABC, formulado nas representações encontradas nas narrativas orais e fotográficas de moradores das cidades da região, notadamente São Bernardo Campo, sobre os espaços urbanos e a arquitetura dessas cidades, tornando esse patrimônio em memória de interesse público desses moradores. Apresenta os conceitos de comunicação, cultura e identidade na perspectiva dos Estudos Culturais, vinculados à práticas simbólicas sociais do cotidiano, que articulam processos identitários e “identificações”, a partir de representações sociais ou memórias compartilhadas. Envolve a inter-relação entre comunicação, memória e cidade, e tem como base a memória social, de caráter polissêmico, estudada a partir da pluralidade de discursos, que se constitui como cultural e comunicativa. Em ambientes digitais, envolve a memória viva, vivenciada e narrada ao mesmo tempo, como uma rede modelada pela coletividade, em contínua construção. A pesquisa qualitativa, de delineamento documental, consistiu na coleta e seleção de narrativas em áudio, vídeo e fotográficas, obtidas junto ao Sistema HiperMemo da USCS, ao Centro de Memória de São Bernardo do Campo e no perfil Fotos Antigas de São Bernardo do Campo, do Facebook. Os registros foram analisados a partir dos critérios de descrição e interpretação de fontes fotográficas (KOSSOY, 2016) e pelas categorias que compõem a imagem da cidade (LYNCH, 1997). Como resultado, percebeu-se que a imagem da cidade de São Bernardo do Campo está associada a memórias da sua área central, particularmente à rua Marechal Deodoro, antigo Caminho do Mar, que articula a maior parte das referências do imaginário coletivo que envolvem o sagrado/religioso (Igrejas Matriz, Capela da Boa Viagem e Capela Santa Filomena), o artístico-cultural (cinemas, teatro, Estudio Vera Cruz), e o industrial (fábricas de móveis). A Rua Marechal Deodoro é um importante lugar de memória, constituído por uma multiplicidade de sentidos e por uma rede de memórias que estruturam a identidade local. Esses resultados possibilitaram o desenvolvimento do produto transmídia Caçadores de Histórias do ABC, que busca atingir um público amplo, de jovens a adultos, com idade, nível sócioeconômico e ocupação profissional diversificados, e consiste num website, que contém a narrativa principal, e duas redes sociais: Instagram e Tik Tok. O website contém a narrativa principal, que envolve a área urbana central, principalmente a Rua Marechal Deodoro e imediações e seus personagens. As redes sociais possuem desdobramentos da narrativa principal, possibilitando a interação, o acesso, a participação ativa de diferentes usuários/interatores na criação, publicação e compartilhamento de conteúdos relacionados à memória da cidade. Os resultados obtidos neste trabalho, tanto teóricos como aplicados ao desenvolvimento de um produto de comunicação, sugerem vários desdobramentos e validam o emprego das narrativas orais e relatos por meio de fotografias como método e fonte inovadores para estudos de comunicação de interesse público para a valorização do patrimônio, da memória e da cultura das cidades do ABC.
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    EDUCAÇÃO INTEGRAL E BNCC: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UM COLÉGIO DE ENSINO MÉDIO DE SÃO CAETANO DO SUL.
    (2022-06-23) Gabriel Augusto Farias Ferreira Borges; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Kathya Maria Ayres de Godoy; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia
    Este trabalho tem como objetivo a verificação da compreensão dos professores sobre o princípio de Educação Integral contido na BNCC e a relação que estabelecem com o componente curricular Educação Física em um colégio de ensino médio no município de São Caetano do Sul. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho exploratório que procurou responder a seguinte questão: de que modo os professores de Educação Física desse colégio têm realizado a implementação da BNCC buscando atingir os pressupostos estabelecidos por ela. Como procedimento metodológico utilizamos um instrumento de coleta de dados em duas etapas: inicialmente uma pré-testagem para validação do instrumento, após validado e feitos os ajustes necessários aplicamos o questionário com perguntas abertas e semiestruturadas aos docentes. Para a análise dos dados que foram gerados na pesquisa nos apoiamos nos estudos de Mackson Luiz Fernandes Costa, Juliana Pizani e Jaqueline Moll que tratam do conceito de educação integral e educação física. Com relação às concepções de ensino de Educação Física partimos dos estudos de Paulo Ghiraldelli, Suraya Cristina Darido e Ivo Ribeiro de Sá. E tratando da componente em questão no Ensino Médio e BNCC, Victor de Souza França, Ellen Grace Pinheiro e Marcos Garcia Neira. Com as análises interpretativas dos dados concluímos que algumas lacunas existem com relação ao princípio de Educação Integral contido na BNCC, além do domínio das competências e habilidades na Área de linguagens direcionados a componente, bem como a ausência de profundidade e citação dos docentes quanto as diversas abordagens pedagógicas da área e a Cultura Corporal de Movimento, que é destacada na Base. Como produto da pesquisa temos a proposta de uma formação dividida em dois módulos discutindo as lacunas conceituais encontradas em nosso estudo sendo o primeiro tratando do conceito de Educação Integral, as competências e as habilidades na Área de Linguagens e o segundo discutindo as abordagens pedagógicas da Educação Física.
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