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Item A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A APRECIAÇÃO PELA VARIABILIDADE DOS APRENDIZES: A PROPOSTA DO DUA PARA O ENSINO SEM BARREIRAS.(2022-02-22) Camila Elizabete da Silva; Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Prof (a). Dr.(a.) Elizabete Cristina Costa-Renders; Prof (a). Dr.(a.) Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof (a). Dr.(a.) Suelene Regina Donola MendonçaAs escolas regulares enfrentam atualmente um desafio sem precedente, que é o fato de conviverem cada vez mais com grupos heterogêneos em seu interior. Com a democratização do acesso ao ensino público, a escola passou a lidar com grupos antes marginalizados, porém, suas concepções de ensino não necessariamente acompanharam essas mudanças. O conceito de variabilidade, um dos fundamentos do Design Universal para Aprendizagem (DUA), foi a principal base teórica para o desenvolvimento desta pesquisa. Partiu-se da seguinte questão investigativa: Qual a percepção das professoras sobre a variabilidade dos aprendizes e como esta percepção pode contribuir para a construção de estratégias pedagógicas inclusivas? O objetivo geral desta investigação foi compreender como as professoras consideram a variabilidade presente no seu grupo de aprendizes e como essa concepção interfere diretamente em suas estratégias de ensino inclusivo. Já os objetivos específicos foram: (1) verificar, sob a ótica das professoras, como a concepção dessas profissionais acerca da variabilidade dos aprendizes interfere em suas práticas pedagógicas; (2) promover a reflexão sobre os desafios para o ensino inclusivo, em diálogo com os princípios do Design Universal para a Aprendizagem, juntamente com professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (3) construir, juntamente com as professoras participantes da pesquisa, uma situação de aprendizagem fundamentada no conceito de variabilidade proposto pelo Design Universal para a Aprendizagem. Esta foi uma pesquisa qualitativa, que se deu de forma aplicada, sendo realizada de maneira prática com cinco professoras atuantes em escolas públicas na região do Grande ABC. Teve um viés intervencionista, pois buscou atuar sobre os processos de ensino e aprendizagem com base em instrumentos de pesquisa que combinam a pesquisa narrativa (ouvindo professores) e a pesquisa de desenvolvimento (construindo um objeto de aprendizagem inclusivo). A coleta das narrativas se deu por meio de entrevistas individuais e rodas de conversa, realizadas de forma online. Como base teórica, a pesquisa fundamentou-se nas seguintes categorias: Educação Especial; Educação Inclusiva; Design Universal para a Aprendizagem; Diferenças e Variabilidade; Monoculturas. Como produto educacional, desenvolveu-se a Oficina de Estações de Aprendizagem, buscando apoiar os professores na implementação do ensino para todos. Os resultados da pesquisa apontaram para o necessário enfrentamento da burocratização na escola no sentido de criar espaço para o efetivo planejamento do ensino inclusivo, bem como sinalizaram que o trabalho com o DUA oportuniza o maior engajamento dos aprendizes em suas necessidades de aprendizagem. Vale informar que esta pesquisa está inserida no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).Item AS CONTRIBUIÇÕES DO DUA NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM INCLUSIVOS: EM PERSPECTIVA O PLANEJAMENTO DE ENSINO SEMANAL.(2022-02-22) Isabela Berti Foganholo; Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Profa. Dra. Suelene Regina Donola MendonçaTendo em perspectiva a superação do ensino tradicional e das práticas monoculturais na escola, com o enfrentamento das barreiras presentes nos diferentes contextos do ensino, garantir o acesso e a permanência de todos os aprendizes tem sido um desafio nas escolas brasileiras. É necessário que os professores reflitam sobre suas práticas, a fim de se planejarem através de uma abordagem curricular flexível e acessível que possa fazer a diferença no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Nesse cenário se coloca a pergunta investigativa: Como aprimorar o ensino inclusivo seguindo os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem? Propõe-se como objeto de estudo o planejamento de ensino semanal utilizado por algumas escolas na região do grande ABC paulista. Delimitou-se como objetivo geral compreender como o DUA pode contribuir para a eliminação de barreiras nos processos do ensino e aprendizagem numa escola inclusiva. Como objetivos específicos foram: (1) Identificar, juntamente com as professoras da Educação Infantil, as barreiras enfrentadas nos processos de ensino e aprendizagem cotidianos na escola; (2) Aplicar os princípios do DUA no planejamento do ensino inclusivo; (3) Construir coletiva e colaborativamente um objeto de aprendizagem inclusivo com base no DUA. Partindo dos objetivos apresentados, metodologicamente, combina a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, em que se problematiza o planejamento de ensino semanal. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e intervencionista. Com base nas experiências das professoras, busca-se recolher os desafios enfrentados nos processos de inclusão escolar, oportunizando a escuta das narrativas de suas experiências e reflexão sobre elas. A pesquisa de desenvolvimento teve como perspectiva a constituição de material documentário de forma colaborativa sobre a inclusão escolar e o desenvolvimento de planos de aula inclusivos. Como resultado obteve-se a aplicabilidade da abordagem curricular acessível e flexível nos planejamentos de ensino semanal, buscando atender às necessidades e especificidades dos aprendizes. As etapas desta pesquisa envolveram a análise, reflexão, discussão e validação do objeto de aprendizagem inclusivo. Por meio desses procedimentos, chegou-se ao seguinte produto educacional: um planejamento de ensino que oportuniza os múltiplos meios de envolvimento, ação e expressão e engajamento dos aprendizes. Trata-se de um “Planejamento Pedagógico de Ensino Inclusivo com base nos princípios do DUA”, como um objeto de aprendizagem que apoia os professores na elaboração de planejamentos de ensino inclusivos. Este instrumento será disponibilizado numa versão digital e integra-se a ele um processo formativo para os professores.Item O MARKETING INTERNO ATUANDO NA TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO.(2022-02-22) MIRELLA CRISTINA DA SILVA MARCHI; Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dra. Ana Akemi Ikeda; Prof. Dr. João Batista de Freitas CardosoA presente dissertação propõe-se a analisar a possibilidade de utilização do Marketing Interno na transmissão da Comunicação de Interesse Público (CIP) aos colaboradores de organizações. Tendo em vista a importância da CIP para o cidadão, esse estudo pretende apresentar mais uma estratégia que aproxime o cidadão de informações que irão contribuir para seu desenvolvimento e bem-estar, como segurança, cultura, saúde, entre outros. Para tanto, foi realizada a análise de temas relacionados ao Marketing Interno e à Comunicação de Interesse Público, e como instrumento de pesquisa foi utilizada a coleta de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores de grandes empresas, das áreas de Comunicação e Marketing, que trouxeram uma visão empírica para o trabalho. Nessas entrevistas foram abordados assuntos do dia a dia dos profissionais, relacionados ao Marketing Interno e à CIP, bem como o conhecimento dos entrevistados acerca dos temas considerados nesse estudo. A análise dos resultados permitiu o desenvolvimento de um produto comunicacional, Framework Comunicação de Interesse Público transmitida pelo Marketing Interno, que foi avaliado por um júri de especialistas o qual chancelou sua utilização para a transmissão da CIP por meio do Marketing Interno. O estudo realizado permitiu atingir os objetivos propostos e responder à pergunta problema – quais formas de comunicação podem ser adotadas pelo Marketing Interno para implementação de ações voltadas à transmissão de informações de Interesse Público?. Assim, a comunicação interna e todos os tópicos que a contemplam foram apresentados como uma das formas de comunicação utilizada pelo Marketing Interno para a implementação de ações voltadas à transmissão de informações de Interesse Público.Item O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.(2022-02-22) Débora de Lourdes da Silva Sousa; Prof.ª Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Prof. Dr. Joaquim Melro de JesusA Educação Inclusiva é um paradigma para o ensino dos tempos atuais e visa garantir o direito à educação a todos, conforme previsto na legislação brasileira. No entanto, este paradigma novamente foi desafiado no contexto do fechamento das escolas devido à pandemia da COVID-19 desde março de 2020. Neste cenário, esta pesquisa teve como pergunta investigativa: como a aplicação dos princípios do Design Universal para a Aprendizagem (DUA) pode contribuir para a qualificação do ensino remoto, de modo a garantir uma abordagem mais inclusiva? O objetivo geral foi verificar como a aplicação dos princípios do DUA pode contribuir para a participação de todos os estudantes nas atividades propostas no ensino remoto emergencial. A hipótese era que, ao reduzir as barreiras no processo de ensino-aprendizagem, o DUA pode apoiar o professor regente no ensino para todos e cada um, também no ensino remoto emergencial. Metodologicamente, optou-se por combinar dois métodos: a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, visando à construção do produto de pesquisa, juntamente com as professoras participantes da investigação. Os instrumentos de coleta foram: o diário de pesquisa da pesquisadora, as rodas de conversa e os textos narrativos das docentes. O campo de pesquisa foi uma escola da rede pública de Santo André e os sujeitos foram 5 professoras que atuam no ensino fundamental. A pesquisa fundamentou-se na legislação vigente e nos referenciais teóricos da Educação Inclusiva; Educação Especial; Design Universal para Aprendizagem e Ensino Remoto Emergencial. Como resultados, identificou-se que o aprofundamento dos estudos sobre os princípios do DUA e sua aplicação auxiliou na eliminação de barreiras de aprendizagem para a maior parte dos estudantes, mesmo no ensino remoto emergencial. Planejar a partir dos princípios do DUA contribuiu de maneira efetiva para garantir a melhoria e qualidade do ensino para estudantes com ou sem deficiência. Após a participação na pesquisa, o planejamento, antes fragmentado por deficiência, passou a garantir a universalização do ensino, a partir de múltiplos meios de representação dos conteúdos, com estratégias variadas. Desenvolveu-se, ainda, um produto educacional como resultado deste estudo, a saber, um plano de aula fundamentado no DUA, na forma de vídeo e de texto em PDF. Cumpre ainda informar que esta pesquisa fez parte do projeto regular N. 2017/20862-8, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).