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    LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NA GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO
    (2021-12-15) Sílvia Rodrigues Cervantes Luz; Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Presidente: Prof. Dr. Celso Machado Júnior; Profa. Dra. Amanda Costa Araújo; Profa. Dra. Áurea Eleutério Soares Barroso
    A atuação dos profissionais de saúde necessita ser eficaz para que o paciente retorne às suas atividades de rotina o mais rápido possível. Nesse contexto, emerge a relevância dos enfermeiros em sua atribuição de coordenar a equipe responsável pelo atendimento dos pacientes, garantindo uma adequada gestão dos recursos e melhoria da qualidade da assistência prestada. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos enfermeiros sobre as competências necessárias para liderar uma equipe de enfermagem em hospital público. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada, com procedimentos de campo. Os dados foram coletados por meio de um questionário para os enfermeiros assistenciais e entrevista semiestruturada para os enfermeiros gestores. A gestão do serviço público é bastante peculiar pela forma de admissão, pelos direitos adquiridos ao ingressar e pela morosidade em sancionar penalidades. Essas características desestimulam o desenvolvimento de características relacionadas às competências de liderança, que por sua vez posicionam-se relevantes para o bom andamento das equipes. Os enfermeiros assistenciais não se sentem na obrigação de enfrentar conflitos, seja entre os elementos da equipe, seja com usuários. Essa percepção dos enfermeiros assistenciais origina-se no entendimento de não possuírem respaldo da Instituição em que atuam, e assim se acomodam em apenas solicitar a interferência dos coordenadores, deixando para eles todo manejo e resolução dessas situações. Os enfermeiros gestores validaram esses resultados por meio dos depoimentos e fica como sugestão a elaboração de uma capacitação sobre liderança em serviço público para instrumentalizar enfermeiros no desenvolvimento dessa competência.
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