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Item FÁBULAS PARA LEMBRAR DE MIM: PEÇAS POÉTICAS INSPIRADAS EM NARRATIVAS DE PACIENTES COM CÂNCER(2021-08-31) José Carlos Malafaia Ferreira; Profa. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia, Profa. Dra. Amanda Costa Araújo (Coorientador(a)); Profa. Dra. Rosamaria Rodrigues Garcia; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Letícia Andrade da SilvaIntrodução: o conceito de dor total em Cuidados Paliativos implica atenção às dimensões biopsicossocial e espiritual de cada um. A dor de alguém com câncer incurável transcende sua dor física. Objetivos: implementar o ambulatório de anamnese ampliada e elaborar peças poéticas fictícias sobre os aspectos mais valiosos da vida de pacientes oncológicos, que estão sob cuidados paliativos. Metodologia: Fábulas para lembrar de mim é uma pesquisa qualitativa, prospectiva, exploratória, pautada na metodologia da Medicina Narrativa. A amostra, não probabilística, foi escolhida por conveniência, perfazendo o total de 16 sujeitos com câncer, sob cuidados paliativos, tratados no Centro Oncológico de São Caetano do Sul/SP. Um ambulatório dirigido, denominado Anamnese Ampliada, serviu de espaço para a coleta das narrativas de vida. Nesse ambulatório, duas entrevistas aconteceram para a coleta das narrativas: a primeira, onde o entrevistado foi instigado a produzir um relato de vida numa linha de tempo da sua infância até antes dos primeiros sintomas da doença. Na segunda entrevista, o paciente foi apresentado a uma obra artística consagrada e discorreu sobre o efeito que a obra lhe causou. As peças visam a exploração dos signos de cada conto pessoal, dilatando-os e/ou ressignificando-os. As peças, escritas e/ou performadas em vídeo, foram disponibilizadas em um canal do Youtube. Resultados: Dentre os 16 pacientes, seis tiveram suas narrativas transmutadas em peças poéticas. As histórias colhidas foram transcritas e analisadas, sendo identificadas as seguintes categorias: empatia, afeto, resiliência, cuidado, medo, confronto, espiritualidade, luta, pessoa com a doença e não a doença em si. O ser e estar como um contador de história (da sua história) que não teve sua doença como mote e, também, sem se tratar de uma análise de sua psiquê, além de ter uma atenção genuína da equipe, estreitou ainda mais os laços entre paciente e equipe. Considerações Finais: conhecer uma pessoa adoecida além da sua moléstia, iluminando suas subjetividades, registrando em seu prontuário médico também elementos de sua narrativa de vida anteriores à sua patologia, partindo dos seus afetos promotores da sua identidade só resvalada na anamnese clássica, pode tonificar condutas mais humanizadas e trabalhar a favor de uma relação médico-paciente que se beneficiará com o aguçamento da empatia por parte do médico, bem como do alunado, que inicia o seu contato com a prática de uma medicina humanizada.Item USO E ABUSO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS ESTUDANTES DE MEDICINA E SUA RELAÇÃO COM O APRENDIZADO(2021-08-31) Lilian Ferreira Shikasho; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Prof. Dr. José Lucio Martins Machado; Prof.ª Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Prof.ª Dra. Marcia Bitar PortellaCom o aumento explosivo das tecnologias nas últimas décadas, o uso de tecnologias de informação e comunicação está cada vez mais presente no dia a dia, principalmente as mídias digitais. O uso dessas inovações é frequente em todas as idades, classes sociais e está em quase todos os lugares. Paralelamente ao aumento da digitalização e da modernização, tem crescido também o uso problemático e sem controle das tecnologias digitais. Buscando estudar o uso de mídias digitais, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a presença de transtornos digitais nos estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão – Paraná e a relação entre uso de tecnologias e o aprendizado do estudante. O estudo analisou o uso digital no dia a dia dos estudantes através de um questionário e comparou as notas dos mesmos, a fim de avaliar a relação entre vício digital e desempenho acadêmico. Trata se de um estudo de campo, quantitativo e transversal, realizado com 184 alunos do Curso de Medicina do primeiro ao terceiro ano do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão – Paraná. Foi aplicado o questionário Multicage-TIC, via Plataforma Formulários Google. O levantamento estatístico foi realizado através de testes de correlação entre as notas de desempenho acadêmico e os escores obtidos no questionário. Os resultados demonstraram que metade dos alunos passa boa parte do tempo usando tecnologias digitais, dentre eles, mostrou que 22,28% dos alunos apresenta dependência de uso de celular e 33,15% apresenta abuso no uso de redes sociais. Não foi significativa a relação entre o escore global e o escore por áreas do questionário, quando comparados ao desempenho acadêmico do aluno. Conclui-se com o trabalho que o uso problemático de mídias digitais, apesar de não demonstrar impacto no aprendizado desses alunos, é um problema crescente que merece ser melhor estudado para implementação de medidas de prevenção.Item PLANEJAMENTO SITUACIONAL NA GESTÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM APLICATIVO INTEGRADO COM O SISTEMA ATUAL DA GESTÃO DE SAÚDE BUCAL INSTALADO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL(2021-08-31) Ingrid de Lemos Calmona; Professora Dra. Sandra Regina Mota Ortiz; Professora Dra. Sandra Regina Mota Ortiz; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Wagner Fernandes (USJT)radicionalmente, o planejamento pode ser considerado como um estudo antecipado, como a definição de objetivos que precisam ser atingidos ou até mesmo como a identificação de recursos disponíveis para prever e minimizar inibidores de resultados e na área da saúde não seria diferente, por isso, tem-se o planejamento estratégico situacional (PES), que vai além da administração básica. A Estratégia Saúde da Família é um poderoso aliado do planejamento relacionado à saúde, pois considera uma proposta de reorientação na assistência da saúde, de forma totalmente planejada, contando com uma equipe interdisciplinar composta de profissionais da saúde de diversas especialidades. Como parte dessa equipe estão as especialidades odontológicas, que visam o cuidado com a saúde bucal, tão importante quanto qualquer outra especialidade. Nesse sentido, esse projeto apresenta conceitos de planejamento tradicional, planejamento estratégico situacional, estratégia saúde da família, bem como desdobramentos e histórico do sistema único de saúde (SUS), programa de saúde da família (PSF), unidade básica de saúde (UBS) para a construção de um matriciamento, cuja proposta inicial consiste na intervenção pedagógica-terapêutica para o apontamento do desenvolvimento de um aplicativo integrado com o sistema atual da gestão de saúde da Prefeitura Municipal de São Caetano, em São Paulo. Parte da construção desse matriciamento e apontamentos consiste tanto no referencial teórico quanto na apresentação de telas do atual sistema e breves comentários de como poderá se dar a integração. Os resultados apontam que atualmente o sistema implantado auxilia no PES e foram encontradas motivações e oportunidades de melhorias. As contribuições desse estudo no contexto saúde bucal estão relacionadas ao depuramento reflexivo de relatórios de consultas e indicadores, bem como esses dados podem interagir com o aplicativo orientativo para a equipe do PES dentro da realidade de cada UBS.Item UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTO DE ACREDITAÇÃO COMO APOIO AO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL E À GESTÃO DA QUALIDADE NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA MÉDICA(2021-08-31) Eloy Okabayashi Fuzii; Prof. Dr. José Lucio Martins Machado; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Profa. Dra. Sandra Regina Mota Ortiz; Prof. Dr. Marco Aurélio MarangoniIntrodução: Na possibilidade de favorecer o percurso rumo à acreditação da escola médica, a realização do diagnóstico situacional torna-se uma ferramenta determinante de gestão que permite identificar e intervir em áreas ou aspectos que necessitam de aprimoramento. No Brasil, o aprimoramento do ensino da medicina envolve o desenvolvimento de um processo de avaliação, a fim de produzir informações úteis em busca da qualidade da formação profissional. Refletir sobre a qualidade da formação médica exige atenção especial entre o sistema educacional eo sistema de saúde para que se possa entender o presente e pensar o futuro. Objetivo: Realizar um diagnóstico situacional para auxiliar na obtenção da certificação de acreditação da escola médica em um curso recém-implantado no interior do estado do Paraná. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi realizada no Centro Universitário Integrado, interior do estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada com um instrumento elaborado especificamente para esta pesquisa. O instrumento de avaliação é uma adaptação do criado pelo SAEME e encontra-se organizado em duas partes. A primeira se destinou à caracterização da instituição de ensino superior e do curso de medicina, e constou de dezessete critérios. A segunda foi constituída de 15 questões para assinalar (sim, não, não sei responder), com intuito de analisar a qualidade do curso de medicina. O preenchimento do instrumento foi realizado on-line, com a disponibilização de um link para os participantes. Os resultados foram analisados e discutidos de acordo com as evidências científicas publicadas. Resultados: A construção de uma proposta com vistas à obtenção de certificação de acreditação de escola médica em um curso recém-implantado no interior do estado do Paraná está centrada na possibilidade de oferecer uma estratégia de elevação de nível do ensino na instituição.