Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2021-08-30"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    LIVROS DIGITAIS DE LITERATURA INFANTIL E A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DE LEITURA
    (2021-08-30) Silvana de Carvalho Arantes Loutfi; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados
    A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as ações de mediação pedagógica de leitura realizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso de livro digital de literatura infantil no contexto do ensino remoto. Para o desenvolvimento do trabalho, definimos como objetivos específicos conhecer como ocorre a circulação dos livros digitais de literatura infantil nos anos iniciais de ensino fundamental, identificar os critérios de escolha dos livros digitais no planejamento escolar e analisar práticas de leitura realizadas pelos professores dos anos iniciais do ensino fundamental com o uso do livro digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo-analítico, cuja questão problematizadora do trabalho foi: Quais as práticas de mediação pedagógica de leitura são realizadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o uso de livro digital de literatura infantil no contexto de ensino remoto? O embasamento teórico sobre leitura, tem as contribuições principalmente de Roger Chartier, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Lucia Santaella, Roxane Rojo, Eduardo Moura e Rildo Cosson. Para a compreensão de literatura, a pesquisa pautou-se nas ideias dos autores como Antonio Candido, Ana Maria Junqueira Fabrino, Lígia Cadermatori, Rildo Cosson e sobre indicações literárias nas práticas de mediação, a contribuição de Teresa Colomer, dentre outros. Para a realização do estudo, num primeiro momento, por meio do formulário Google forms, professores responderam um questionário, com questões abertas e fechadas. Na sequência, a partir de um roteiro semiestruturado, sete professores foram entrevistados, convidados a relatarem suas práticas de mediação de leitura. A análise dos dados permitiu constatar que a leitura é vista como uma ação pedagógica importante na sala de aula tanto como incentivo à leitura quanto para complementar conteúdo. O uso do livro digital é recente no planejamento e das professoras entrevistadas relataram que é possível realizar o uso de livro digital de literatura infantil e mediação de leitura mesmo no retorno das aulas presenciais. Contudo, a mudança no formato do uso do livro poderá comprometer a prática de leitura deleite diária, tendo a necessidade de nova organização de espaço e momentos de leitura devido ao uso de recurso tecnológico (computador, notebook) o que sugere parceria com professores de informática, agentes da biblioteca e engajamento do grupo gestor. Além de contribuir para a formação do professor, a proposta de produto é a elaboração de um catálogo de títulos de livros digitais com o objetivo de promover a implementação desses livros nas bibliotecas públicas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    TÉCNICA OPERATÓRIA OU HABILIDADES CIRÚRGICAS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA
    (2021-08-30) Douglas Rapcinski; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Prof. Dr. José Lúcio Martins Machado; Prof. Dr. Gustavo José Martiniano Porfírio; Prof. Dr. Marco Aurélio Marangoni
    Introdução: Mudanças recentes na área da saúde exigem revisão do atual modelo de aprendizagem de treinamento cirúrgico. O feedback objetivo de habilidades técnicas é crucial para a aprendizagem das habilidades cirúrgicas. Objetivo: Identificar através de revisão bibliográfica, entre os modelos biológicos disponíveis, aqueles que se mostrem mais vantajosos, com boa fidelidade, fácil reprodução e acesso para o ensino da técnica operatória e habilidades cirúrgicas básicas na graduação em medicina com maior eficiência. Buscando um ensino efetivo. Método: Revisão da literatura que teve como objetivo buscar artigos que exemplificassem e descrevessem os modelos utilizados para treinamento de acadêmicos de medicina. Foram utilizadas, para a pesquisa, as bases: Pubmed, Scielo, Lilacs e Google Academic. Foram selecionadas 37 publicações para a construção da pesquisa bibliográfica e 21 para a construção de Manual Técnico de ensino-aprendizagem em técnica operatória e habilidades cirúrgicas na graduação em medicina. Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 2008 a 2018. Resultados: Novos métodos de avaliação incluem uso de peças anatômicas de animais não vivos para ensino de diversas técnicas básicas de cirurgia, mostrando que estes modelos são adequados para treinar acadêmicos de graduação com boa efetividade e baixo custo, respeitando os conceitos éticos atuais. Produto final: O Manual Técnico desenvolvido para o ensino da técnica operatória ou habilidades cirúrgicas básicas no curso de graduação em medicina no Centro Universitário Integrado de Campo Mourão-PR busca atender as exigências do aprendizado efetivo, éticas e legais estabelecidas por órgãos normativos, para apoiar a qualificação profissional que começa fora do centro cirúrgico.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais