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Item O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA(2021-08-13) Maykon Nise Furtado; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Maria de Fatima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Nielce Meneguelo Lobo da CostaA utilização da tecnologia, na prática pedagógica, é cada vez mais presente, devido às demandas sociais emergentes, exigindo dos professores que tenham competências para lidar com os recursos digitais, explicados pelo modelo TPACK - Technological Pedagogical And Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo). O objetivo desta pesquisa foi investigar como as tecnologias digitais são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. O percurso metodológico consistiu-se em dois momentos: o primeiro consiste na revisão sistemática da literatura existente sobre a temática no Brasil, entre 2015 e 2020; o segundo momento refere-se à realização de uma pesquisa exploratória, descritivo-analítica com uma abordagem quali-quantitativa. Foram realizadas entrevistas com professores para coletar dados. Depois de transcritas as entrevistas, foi realizada uma análise de conteúdo automatizada por meio do software Iramuteq. Os resultados evidenciaram que a curadoria é a maneira pela qual os professores integram tecnologias digitais a sua prática pedagógica, na medida em que o docente pesquisa, seleciona e testa recursos digitais, que sejam fáceis, úteis e interativos para o processo de ensino e aprendizagem, sendo explicada em 30,59% da variância. Além disso, constatou-se a existência de dificuldades tecnológicas e pedagógicas que prejudicam o processo de curadoria de tecnologias digitais de informação e comunicação para a prática pedagógica; logo, identificou-se a necessidade de uma formação de professores por níveis de conhecimento tecnológico, com intuito de possibilitar a experimentação e a Curadoria Educacional baseada no Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. Assim foi criado um ambiente virtual de aprendizagem docente como produto educacional, situado no endereço eletrônico www.educacaoemergente.com.Item IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: COMPREENSÕES, POSSIBILIDADES E DESAFIOS(2021-08-13) Janice Paulino Cesar; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Celso do Prado Ferraz de CarvalhoA implantação de um sistema de ensino pressupõe um conjunto de fatores, tais como subsídios técnicos, políticos e pedagógicos, capacidade de organização, elaboração de novas leis, planejamento, avaliação e acompanhamento, entre outros. No presente estudo são analisadas as compreensões, as possiblidades e os desafios para a implantação do sistema municipal de ensino de São Caetano do Sul. Trata-se de um estudo de caso, com utilização da análise de conteúdo, a partir de análise documental e depoimentos de alguns profissionais da educação que viveram o processo. Os resultados mostraram que a implantação do sistema necessitou de arcabouço de legislação, sem a qual o processo nem se inicia. Os profissionais perceberam o processo a partir de elementos operacionais, organizadores e de atividades reflexivas sobre todo o mesmo, opiniões indicadas por diretores, supervisores e conselheiros. Entre os desafios sinalizados está a criação da supervisão de ensino, desde a questão de se reunir um grupo com perfil adequado até a formação da equipe para este tipo de atividade. De fato, encontrar profissionais com atitude, querendo fazer a diferença e formá-los são ações desafiadoras. Outra questão a ser superada é a elaboração de toda documentação local, que precisa ser adequada à realidade das escolas e da educação da cidade. Trata-se de uma situação nova que requer tempo, investigação e muita discussão. A implantação de um sistema traz muitas possiblidades para a educação das crianças e dos jovens. Destaca-se que elas foram bastantes variadas, mas as oportunidades indicadas estavam mais relacionadas à autonomia do poder local. Em 24 de outubro de 1948, o município se emancipou de Santo André e, em 2017, conquistou, definitivamente, a autonomia de sua educação. Os dados desta pesquisa vão compor um livro que, entre outras questões, pretende ficar para a história de São Caetano, como um símbolo da conquista da autonomia educacional. Esperamos que discussões advindas deste estudo possam contribuir com municípios que desejam implantar seus sistemas de ensino.