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    PARA ALÉM DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: UM INSTRUMENTO ORIENTADOR PARA A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO COM BASE NO DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM
    (2021-02-24) Luciana de Lyra; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa-Renders; Prof. Dr. Rodinei Pereira; Profa. Dra. Suelene Regina Donola Mendonça
    Esta é uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa e de natureza aplicada, que evoluiu através do método combinado entre a pesquisa narrativa e a pesquisa de desenvolvimento, em que se problematiza o uso do diagnóstico médico no contexto escolar. Com base nas experiências de educadores, buscou-se responder a seguinte questão: Como a sondagem pedagógica, baseada nos princípios do Design Universal para Aprendizagem (DUA), pode contribuir para a prática do professor, de forma que ele possa conhecer seus alunos, sem ficar fadado ao diagnóstico feito por médicos e especialistas da saúde? Definiu-se como objetivos específicos: (1) dialogar sobre o papel do professor e a importância do seu saber no contexto educacional, ponderando as contribuições do diagnóstico para a prática pedagógica; (2) refletir sobre a importância de o professor conhecer seus alunos para propor atividades educativas e intervenções, de acordo com a necessidade apresentada por eles; (3) verificar como a sondagem pedagógica pode contribuir para o planejamento das práticas educativas na perspectiva inclusiva e elaborar um instrumento de sondagem pedagógica com base no Design Universal para Aprendizagem. O estudo foi realizado no município de Santo André, no estado de São Paulo, contando com a participação de três professoras desta rede de ensino, as quais trabalham em unidades escolares que atendem a etapa/modalidade do Ensino Fundamental, com alunos encaminhados para realização de avaliação interdisciplinar. Vale ressaltar que uma das etapas desta pesquisa envolveu a análise e discussão do caso de um estudante que passou pelo processo de avaliação interdisciplinar, a qual apresentou uma conclusão diagnóstica. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se a entrevista individual e rodas de conversa, oportunizando a escuta dos sujeitos envolvidos no estudo, os quais puderam narrar suas próprias experiências enquanto refletiam sobre elas. Por meio desses procedimentos, chegou-se ao seguinte resultado: o acesso ao diagnóstico nem sempre indica à escola o caminho a seguir e, tampouco, soluciona os problemas de rendimento escolar. É necessário que a escola afirme o seu papel pedagógico, validando o saber do professor que, por meio de abordagem curricular acessível, pode fazer diferença no desenvolvimento da aprendizagem de seus alunos. Como produto educacional, desenvolveu-se um “Instrumento orientador para a construção do processo educativo com base no DUA”, o qual propõe o trabalho com o Design Universal para Aprendizagem, reconhecendo-o como estratégia que pode apoiar os docentes em suas práticas inclusivas e no reconhecimento e respeito à variabilidade dos aprendizes. O instrumento será disponibilizado numa versão digital e integra-se a ele um processo formativo, pelo qual os professores precisão passar. Cumpre informar que esta pesquisa está inserida no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
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    ACOLHER PARA DESENVOLVER: O PROFESSOR INICIANTE E OS PROCESSOS DE INDUÇÃO PEDAGÓGICA, PRIMÍCIAS DO TRABALHO FORMATIVO
    (2021-02-24) Érica Cristina de Souza Sena; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof.(a) Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Prof.(a) Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof.(a) Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    O presente trabalho teve por objetivo geral analisar os desafios vivenciados pelos professores iniciantes na carreira, no tocante ao acolhimento, à constituição de vínculos e ao seu desenvolvimento nas ações formativas. Trata-se de um estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa, cujo campo da pesquisa foi a Rede Municipal de Santo André. O problema de pesquisa originou-se das experiências vivenciadas ao longo da função de professora e de coordenadora pedagógica, tendo sido formulado na seguinte questão: Como os professores iniciantes na carreira são acolhidos e acompanhados no desenvolvimento de suas ações pedagógicas, “aprendendo a ser professor”? A fundamentação teórica aprofundou os conceitos referentes ao desenvolvimento profissional docente do professor iniciante, destacando-se o processo de acolhimento como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo, os processos de indução pedagógica e a importância da constituição de vínculos entre o CP e o professor iniciante para o desenvolvimento do processo formativo. Os estudos de Nóvoa, Imbernón, Mizukami, Shulman, Almeida, Gouveia e Placco apoiaram a construção do referencial teórico e da análise de dados. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, visando a caracterizar o grupo pesquisado e também por entrevistas. Foram entrevistadas duas professoras iniciantes na carreira, dois professores que atuaram como Professores de Apoio à Formação, uma coordenadora de projeto, uma diretora e uma coordenadora pedagógica. Os achados revelaram que se sentir pertencente ao grupo da escola mostrou-se um aspecto importante para as entrevistadas. Quando realizado, o acolhimento foi feito por um gestor ou por alguns colegas de profissão, e não pelo grupo na totalidade. Ações essenciais, como o exercício da escuta, da fala e do olhar, premissas essenciais para o tema em pauta, foram pouco evidenciadas pelos docentes iniciantes. Todavia, notou-se a preocupação dos demais sujeitos com o desenvolvimento de ações pontuais e individualizadas. Sobrecarregados por demandas de diferentes ordens, a CP e demais gestores não conseguem aprofundar um acompanhamento específico para os que iniciam, sendo que a rotatividade e a mudança de escola fragilizam a aprendizagem das docências. A reflexão da prática, realizada pelo professor iniciante, ocorre, na maior parte das vezes, de forma solitária, pois os conhecimentos pedagógicos não são ensinados na instituição escolar, nem nos momentos formativos. A construção do conhecimento pedagógico do conteúdo foi pouco mencionada pelos sujeitos, o que demonstra o não saber e a pouca percepção do grupo acerca dos diferentes conhecimentos necessários ao desenvolvimento da docência. Os dados revelaram ainda que ações vinculadas ao processo de indução, sejam pequenas ou de grande vulto, são premiadas por resultados favoráveis. Nesse caminho, reafirma-se a relevância de bons modelos ou mentoria, o que permite aos sujeitos refletirem de forma intencional sobre sua prática, mobilizando conhecimentos, ações e a prática docente. Por fim, deflagrou-se a necessidade de investimento institucional contínuo no processo de indução, para que a rede tenha professores mais preparados diante dos desafios da promoção de uma educação de qualidade social, comprometida com a aprendizagem dos alunos. Por último, no formato de e-book, apresentou-se o produto, que tem como proposta o acolhimento e a inserção do professor iniciante.
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    A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS: APROXIMAÇÕES COM O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
    (2021-02-24) Adriana de Jesus Arroio Agostini; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Joaquim Melro de Jesus
    Muitos são os desafios enfrentados pelos professores na inclusão escolar. A oferta de formação continuada sobre a temática da educação especial e inclusiva, muitas vezes, tem sido apontada como insuficiente e ineficaz, não atendendo às expectativas dos professores por práticas e modelos de atividades que permitam aplicação rápida nos contextos de sala de aula. Isto reforça o discurso de escolas e professores sobre o despreparo para lidar com alunos que não aprendem. Tal problema permeia esta pesquisa, que tem como objeto de estudo o processo de aproximação entre as práticas pedagógicas inclusivas e o Design Universal para Aprendizagem (DUA). Para o desenvolvimento deste estudo, partiu-se da seguinte pergunta investigativa: quais as contribuições do Design Universal para Aprendizagem (DUA) à formação continuada de professores para as práticas da educação especial e inclusiva? O objetivo geral foi analisar como os princípios do DUA podem contribuir para as práticas inclusivas na escola. Definiu-se como objetivos específicos: (1) aproximar os princípios do DUA às práticas pedagógicas inclusivas, (2) promover reflexões coletivas sobre os princípios do DUA a partir das práticas utilizadas para a educação inclusiva, (3) identificar quais os princípios do DUA são fundamentais na composição de uma formação docente que contribua para a construção de práticas de ensino inclusivas e (4) desenvolver um objeto de aprendizagem fundamentado no DUA para apoiar a formação de professores em relação às práticas de ensino inclusivas. Partindo-se dos objetivos apresentados, a pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem qualitativa, por meio de um método combinado com pesquisa narrativa e pesquisa de desenvolvimento. Os instrumentos de coleta dos dados foram os relatos escritos das experiências docentes sobre as práticas inclusivas e as rodas de conversa que oportunizaram discussão e reflexão sobre as práticas e contribuições dos princípios do DUA junto às professoras participantes da pesquisa. O campo pesquisado foi a rede pública de ensino de Santo André e os sujeitos de pesquisa foram seis professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, tanto na sala de ensino regular quanto no atendimento educacional especializado. A pesquisa fundamentou-se na legislação educacional vigente e nas seguintes categorias teóricas: Educação Inclusiva; Educação Especial; Design Universal para Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente. Como resultados, esta pesquisa narrativa identificou, pelo menos, três pontos fundamentais para a formação continuada dos professores no campo da educação especial e inclusiva: a importância de partir daquilo que é prática cotidiana do professor, valorizando os seus saberes e fazeres; a necessária articulação do novo conhecimento teórico (no caso, o DUA) com a análise e reflexão sobre a prática no contexto da educação inclusiva e especial; a constituição de espaços para diálogo e interação entre pares (professores). Também compõe os resultados desta pesquisa um produto educacional, a saber, um curso de formação docente sobre a abordagem do Design Universal para Aprendizagem (DUA), aplicada à educação especial e inclusiva. Cumpre informar que esta pesquisa está inserida no âmbito do projeto regular N. 2017/20862-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
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