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    PROJETO DE FORMAÇÃO DOCENTE “MATEMÁTICA EM AÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES SOB A ÓTICA DOS PARTICIPANTES
    (2021-02-23) Fernanda Pinheiro Lopes Camacho; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos Andrade; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti
    O presente estudo tem, como objetivo geral, analisar, sob a ótica dos participantes, quais as contribuições do processo de formação do projeto “Matemática em ação" para o desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo descritivo-analítico de natureza qualitativa, cujo campo de pesquisa foi uma escola municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Santo André. O problema de pesquisa que nasceu da experiência da formadora foi: Sob a ótica dos participantes do projeto “Matemática em Ação”, quais as contribuições do processo formativo ao seu desenvolvimento profissional docente? Para a realização da pesquisa, utilizamos dois procedimentos de coleta de dados: roda de conversa com quatro professores participantes, e análise de documentos do projeto. Como referencial teórico, apoiamo-nos nos estudos de Roldão e Nóvoa, que tratam do conceito de desenvolvimento profissional. A aprendizagem da docência foi explanada tendo, como referência, os estudos de Shulman, Roldão e Freire. Damiani, Marcelo García e Roldão colaboraram com o conceito de estratégia formativa colaborativa. No campo do ensino da Matemática, partimos dos postulados de Nogueira, Lerner e Sadovsky e Brousseau. As contribuições de Dolz e Schneuwly subsidiaram o conceito de situação didática e sequência didática. Ancorados no referencial teórico, apresentamos e analisarmos os processos vivenciados por meio do olhar de quatro participantes e de documentos (registros) produzidos durante a execução do projeto. Examinamos, sob a ótica do professor, as estratégias formativas, identificando os aprendizados mobilizados relacionando com a base de conhecimento. Os dados mostraram que, de acordo com os docentes, a experiência formativa mobilizou aprendizados quanto a conhecimentos pedagógicos gerais e a valorização de espaço de formações colaborativas de formação docente. Como produto, elencamos e discutimos diretrizes para continuação do projeto e novas formações por meio de um documento em formato eletrônico. Além disso, iniciamos a criação de um grupo de estudos entre os formadores e professores, numa perspectiva colaborativa, na rede de ensino de Santo André.
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    PRÁTICAS DOCENTES E MUSICALIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL: UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
    (2021-02-23) Edson Ferreira de Oliveira; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Elisabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Iveta Maria Borges Ávila Fernandes
    O presente trabalho buscou compreender como os professores de música pensam suas práticas pedagógicas com crianças com deficiência em escolas de Ensino Fundamental ao trabalhar o processo de musicalização. Os objetivos específicos foram: compreender de que forma os projetos político-pedagógicos das escolas contemplam a educação dos alunos com deficiência; identificar na proposta curricular do Município, qual a abordagem é dada à área de música e a relação estabelecida com a inclusão dos alunos com deficiência; verificar as ações educativas desenvolvidas por professores de música em sala de aula comum, no processo de musicalização, com alunos com deficiência. Para tanto, buscamos referenciais teóricos a respeito dos conceitos relativos à prática docente, inclusão e educação musical. Para alcançar os objetivos, foi desenvolvido um estudo de caso com três professores de música da rede municipal de São Caetano do Sul. Os dados foram analisados qualitativamente e coletados a partir de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados obtidos pelas entrevistas revelaram conhecimentos superficiais dos professores sobre as questões teóricas relacionadas ao processo de musicalização. A partir desta lacuna, outras incertezas, imprecisões e dificuldades foram identificadas, associadas à aprendizagem da linguagem musical e à inclusão. Por fim, verificamos aproximações e distanciamentos entre o discurso docente e a construção teórica sobre a musicalização proposta nas orientações curriculares do município. Como produto final, elaboramos uma proposta de formação continuada para os professores de música, que foi dividida em seis oficinas, cada uma apresentando uma temática específica dialogando com o tema e com os objetivos da dissertação, criando, assim, momentos de reflexão-ação entre os professores, e promovendo possibilidades de pensar em suas práticas pedagógicas em relação à musicalização e à inclusão.
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    SINAIS PREAUT NA ANÁLISE DE SOFRIMENTO PSÍQUICO: CAPACITAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM O USO DE METODOLOGIA ATIVA
    (2021-02-23) Flávia Afonso Pinto Fuzii; Profª. Dra. Lena Vânia Carneiro Peres; Profª. Drª. Lena Vânia Carneiro Peres; Profº. Drº. Carlos Alexandre Felício Brito; Profª. Drª. Érika Maria Parlato-Oliveira
    Introdução: Em consultas médicas de puericultura há possibilidade de detecção de indicadores clínicos de referência para o desenvolvimento infantil, por meio de protocolo com padrões de avaliação de sofrimento psíquico. Objetivo: Elaborar um Projeto de Intervenção voltado para auxiliar na detecção de sinais de sofrimento psíquico, em particular na primeira infância (0 a 3 anos), na detecção atempada destes transtornos e utilizar metodologia ativa em sua implantação. Método: Trata se de um projeto de intervenção, com abordagem quali-quantitativa. A intervenção foi realizada nos pressupostos de metodologia da problematização utilizando o Arco de Charles Maguerez. Contou com um desenho de natureza longitudinal, prospectivo. A capacitação, prevê a aplicação de teste on-line de garantia de preparo (conhecimento prévio) e progresso por meio de questionário baseado na Escala de Likert, em 55 profissionais da atenção primária de saúde do município de Campo Mourão-PR. A coleta de dados com instrumento elaborado especificamente para este estudo. A análise ocorreu de forma quali-quantitativa pelos programas Excel e Iramuteq. Os resultados foram analisados e discutidos de acordo com as evidências científicas publicadas. Resultados: Síntese de conhecimentos adquiridos com a intervenção: práticas e soluções por meio da metodologia da problematização, com a ampliação de conceitos de desenvolvimento psíquico na primeira infância e detecção de sinais de sofrimento, no qual está o protocolo de Preaut-Olliac. A análise temática das fases do Arco permitiu a caracterização dos sujeitos e pelo discurso observado na aplicação, acrescentou-se uma complexa rede de fatores que sobre ele intervêm. Ações relacionadas a diferentes saberes proporcionam formação contínua, na rede pública de saúde, dos profissionais que atuam na infância e fortalecimento do serviço acerca da detecção de critérios de sofrimento em bebês. Também a construção de parcerias com a rede municipal possibilita melhorias no efetivo funcionamento da atenção primária de saúde por meio de atributos ordenadores e estratégias para mudanças estruturais e de processos assistenciais para a população infantil e seus familiares. Conclusão: A intervenção para conhecimento e aplicação do protocolo Preaut-Olliac utilizando a pedagogia da problematização permite aos participantes ultrapassarem a simples retenção de informações na memória, desenvolvendo habilidades críticas e reflexivas sobre os saberes que já possuem e fomentar outros em diferentes dimensões como a técnica científica, social e política e sua aplicação na mesma realidade da qual faz parte.
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