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    O PROCESSO DE INDUÇÃO DO PROFESSOR INICIANTE NO ENSINO TÉCNICO
    (2020-12-15) Claudio Roberto Affonso; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo geral investigar o processo de indução dos professores iniciantes do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Com relação aos procedimentos de pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento, no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), das produções científicas que tratam da temática professor iniciante e o processo de indução no contexto da Educação Básica. Já na pesquisa de campo, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados obteve-se apoio dos estudos de Nóvoa, Fiorentini e Crecci, Shulman, Garcia, Mizukami, dentre outros autores que tratam, em especial, dos seguintes temas: formação inicial, desenvolvimento profissional e processo de indução. Os resultados permitem afirmar que os professores iniciantes da rede anseiam e sugerem um processo de indução que some às suas práticas, facilitando a compreensão e clareza das obrigações inerentes ao professor técnico. A partir dos resultados, como produto foi elaborada a composição de um projeto de indução. É um documento no formato ebook, com algumas diretrizes e sugestões para um bom processo de indução.
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    DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS E SOFTWARE SCRATCH COMO MEIO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO
    (2020-12-15) Mauricio Vieira; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felicio Brito; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felicio Brito; Prof. Dr. Alan Cesar Belo Angeluci; Profa. Dra. Márcia Zendron de Campos
    Vivemos em um novo tempo, de evolução, em que mudanças constantes ocorrem de forma rápida. Como consequência, a vertiginosa introdução de novas tecnologias faz com que novas perspectivas e possibilidades surjam ininterruptamente, transformando o cotidiano das pessoas. Além disso, percebe-se que grande parte da população, especialmente os jovens, é simplesmente consumidora passiva da tecnologia, já que desconhece o funcionamento dos meios de comunicação. A utilização dos diversos recursos digitais restringe os processos de aprendizagem, pelo fato de oferecer respostas rápidas para a solução de problemas, sem, necessariamente, passar por etapas de raciocínio. Na medida em que o pensamento computacional não está inserido como disciplina na educação básica no Brasil até o momento, precisamos capacitar crianças, jovens e adultos nos fundamentos da Ciência da Computação, não só para a utilização dessas novas tecnologias, mas, também, para entender o seu funcionamento; tal conhecimento pode contribuir para tratar de uma parcela significativa de problemas atuais, enfrentados pela sociedade. Diante do que foi exposto, identificamos a necessidade de levar o pensamento computacional aos alunos do ensino médio, sugerindo ferramentas que pudessem apoiar a aprendizagem de conceitos de lógica de programação, de uma forma lúdica e adequada a essa faixa etária, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Para isso, adotamos uma concepção construtivista, baseada nas contribuições das Teorias de Aprendizagem Cognitivistas, em especial a Teoria da Epistemologia Genética, elaborada por Jean Piaget, por acreditarmos que esta concepção possibilita centrar o processo de ensino-aprendizagem no aluno, de modo que o estudante possa migrar da posição de agente passivo, para agente ativo e participativo na construção do seu aprendizado. Percebemos que, durante as aulas das oficinas, as atividades desplugadas, isto é, sem utilização de computadores, possibilitaram o alcance dos objetivos desta pesquisa, de desenvolver as noções básicas do pensamento computacional. Esse formato de atividade despertou o interesse dos alunos, uma vez que são relativamente rápidas, geram desafio, despertam o raciocínio lógico e a persistência no alcance da solução. Apesar de jovens e inseridos no contexto tecnológico, os estudantes não se mostraram tão receptivos ao uso da tecnologia (Scratch), dando preferência às atividades desplugadas. Em ambas as atividades, os objetivos geral e específico foram alcançados. Diante disso, o produto desta pesquisa será um site, onde os internautas poderão fazer o download das atividades, podendo servir de guia para futuras aplicações por outros profissionais do ensino. Como desdobramento do produto, o site tem o objetivo de contribuir para a disseminação dos conceitos do pensamento computacional entre os estudantes, principalmente para os situados em locais menos privilegiados.
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    INDICADORES EDUCACIONAIS ATRELADOS AO PROFESSOR: UMA ANÁLISE DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA
    (2020-12-15) Ana Paula Janaína Garofalo; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse
    Atualmente os indicadores educacionais são utilizados para monitorar o desempenho dos alunos, contabilizar as matrículas escolares, calcular a média de alunos por turma, as taxas de distorção idade série, entre outros aspectos. Por meio deles busca-se também compreender alguns fatores ligados às escolas como a evasão escolar, o baixo desempenho e a distorção idade-série. Este presente estudo tem por objetivo analisar as diretrizes contidas nos Planos Municipais de Educação da região do Grande ABC Paulista em relação a alguns indicadores educacionais atrelados aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em particular, a formação superior, a adequação e o esforço docente. As evidências encontradas situam-se entre possibilidades e desafios. Como possibilidades indica-se que todos os municípios trazem intenções para que os professores consigam realizar cursos em nível superior. Quanto aos desafios, indica-se que nenhuma das cidades tinha, à época da coleta de dados, a totalidade de docente com formação em nível superior; não existiam metas e estratégias voltadas ao indicador adequação da formação docente; o esforço docente na região vem crescendo e essa sobrecarga pode influenciar de forma negativa a educação municipal, pois causa, entre outras questões, altos índices de absenteísmo, afastamentos médicos, prejudicando o atendimento aos alunos. Ainda entre os desafios sinaliza-se que poucos municípios estão dispostos a aderir à jornada única e exclusiva, à garantia de que 1/3 da jornada seja destinado a atividades que vão além de ministrar aulas e à redução do número de alunos por sala de aula. A partir dos resultados pretende-se elaborar um curso para os gestores municipais sobre o uso dos indicadores educacionais. Finalizando, espera-se que os dados possam ser utilizados por autoridades políticas e educacionais da região e, ao mesmo tempo, serem levados para os cursos de formação inicial e continuada de gestores escolares, promovendo o debate sobre os temas. Espera-se, por fim, ter contribuído para ampliar a compreensão sobre o fenômeno estudado.
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    PROCESSO COMUNICACIONAL NO ÂMBITO DO MARKETING DE SERVIÇOS PÚBLICOS: O DESENVOLVIMENTO DE UM FRAMEWORK SÃO CAETANO DO SUL 2020
    (2020-12-15) Alexandre de Souza; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Silvio A. Minciotti; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni; Prof. Dr. Jeroen Johannes Klink
    Os temas Comunicação Pública e Marketing de Serviços Públicos são de considerável abrangência e forte relevância. A partir daí, este trabalho de pesquisa foi fundamentado nas teorias referentes à Comunicação Pública, Interesse Público e Marketing de Serviços Públicos. A pergunta problema buscou responder: “Quais procedimentos podem ser aprimorados ou desenvolvidos para melhorar o processo comunicacional das Administrações Públicas com seus públicos-alvo?”. O estudo faz uma análise sobre a Comunicação Pública, como direito do cidadão e dever das Administrações Públicas, perpassando por leis que resguardam esse direito, identificando dúvidas relacionadas à eficácia dessas leis, para que o cidadão receba uma comunicação de interesse público, adequada e interativa. O trabalho discorre também a respeito do Marketing de Serviços Públicos, que tem papel importante ligado à informação e destaca também a atribuição de considerável relevância na promoção da cidadania e do bem-estar do cidadão. Para investigar e analisar o trabalho das Secretarias de Comunicação das prefeituras da Região do ABC Paulista, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com secretários ou responsáveis pela comunicação das prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema e Ribeirão Pires. O roteiro das entrevistas foi elaborado a partir de detalhes acerca das estratégias utilizadas, tipos de mídia, recursos humanos, pontos fortes e dificuldades dos comunicadores, entre outros. As entrevistas semiestruturadas evoluíram em torno desses temas, em suma, a respeito do andamento dos processos comunicacionais das prefeituras citadas, buscando o mais completo entendimento sobre estes processos. Os resultados dessas entrevistas foram analisados e o produto dessa análise, adicionado ao levantamento bibliográfico, permitiram o desenvolvimento do produto final desse projeto de pesquisa: um Framework de Ação Comunicacional. Após a conclusão do framework citado, o mesmo foi submetido a um Júri de Especialistas, composto por conceituados estudiosos da temática sobre comunicação pública, selecionados entre membros da Administração Pública, profissionais de propaganda e professores da área, objetivando o aprimoramento e validação do mesmo.
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