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    PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS COM OS SURDOS: O USO DE SINALÁRIO PARA COMPREENSÃO DO VOCABULÁRIO RELATIVO À GEOMETRIA
    (2020-03-27) Daniela Maria da Siva; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
    Resumo Foi proposto como objeto de estudo o desenvolvimento de um sinalário bilíngue em uma escola para estudantes surdos. A motivação para realização da presente pesquisa foi a percepção de que, durante as aulas de Geometria, os alunos tinham um vocabulário muito restrito, o que dificultava a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem. Constatou-se ainda que não existia um mecanismo para trabalhar a ampliação deste vocabulário. Estabeleceu-se, portanto, como problema, a questão: de que maneira o desenvolvimento de um sinalário bilíngue poderia contribuir para ampliar o conhecimento sobre o vocabulário relativo à Geometria por alunos surdos? Delimitou-se como objetivo geral desta pesquisa analisar as contribuições do desenvolvimento deste sinalário bilíngue com a pretensão de facilitar e promover o aprendizado do vocabulário, especialmente em atividades extraclasse. Como objetivos específicos se estabeleceram (1) Identificação das barreiras de comunicação enfrentadas pelos surdos no contexto escolar, (2) busca de subsídios para os alunos surdos desenvolverem suas pesquisas e estudos, auxiliando-os na realização das atividades extraclasse (3) desenvolvimento de um sinalário bilíngue voltado ao aprendizado do vocabulário usado em Geometria. Partindo dos objetivos apresentados, o trabalho se deu como uma pesquisa de desenvolvimento, considerada como metodologia orientada pela teoria que objetiva superar as lacunas existentes entre teoria e a prática. O sinalário bilíngue foi utilizado pelos alunos por meio de um APP, produzido nesta atividade de pesquisa, onde atendeu aos princípios do Design Universal para Aprendizagem e teve como base os critérios para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. A presente pesquisa teve como referencial os seguintes autores: Braga (2014), CostaRenders (2018), Lacerda (2000 e 2006), Mantoan (2003), Nascimento (2016), Roncato (2017), Skliar (1997, 1998, 2000), Schlatter (2012), Sawaia (2017), Van Den Akker (1999). Os resultados alcançados foram os seguintes: o sinalário bilíngue ampliou o conhecimento sobre o vocabulário relativo à Geometria por alunos surdos; possibilitou rever o conteúdo em casa por meio de vídeos multimodais, permitindo que a busca por informação se estenda para além da escola, o que, sem dúvida, acresce no processo de aprendizagem do aluno. Os resultados apontaram para uma abertura de possibilidades de crescimento dos mesmos, o fortalecimento da relação entre aluno-pais-escola e maior confiança por parte das professoras no processo de ensino.
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    TIPIFICAÇÃO DOS MODELOS DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS FARMACÊUTICAS
    (2020-03-27) Marcos Tadeu Braga Dornelles; Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim; Prof. Dr. Sérgio Feliciano Crispim; Prof.ª Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Geraldo Luciano Toledo; Prof. Dr. Otávio Bandeira de Lamônica Freire
    Modelos de negócios têm recebido destaque mundial na literatura acadêmica e de negócios, mas ainda não há um consenso se modelos de negócios são de fato um novo campo de estudos ou apenas uma extensão do conceito de estratégia, uma vez que o tema carece de certa profundidade que contemple as especificidades de cada setor. Optou-se por um estudo na indústria farmacêutica, devido a sua complexidade, abrangência e relevância econômica. Sendo assim, objetivou-se tipificar os diferentes modelos de negócios das empresas farmacêuticas que distribuíram seus produtos por meio de farmácias no Brasil em 2019. Realizou-se um estudo quantitativo, por meio da técnica de agrupamento identificando-se 41 tipos de modelos de negócios, representando uma diversidade de 62,1% em relação ao total de possibilidade, porém, observou-se uma concentração relativamente grande de empresas utilizando poucos modelos de negócios. Além da contribuição no campo teórico sobre modelos de negócios, e de identificar os modelos especificamente utilizados na indústria farmacêutica, esta pesquisa pode ser bastante relevante no campo da gestão corporativa, por desenvolver um instrumento funcional de diagnóstico e formulação estratégica, que pode ser aplicado globalmente, e que pode contribuir para a maior competitividade das empresas do setor.
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