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    O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE LEITURA: A LITERATURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    (2020-03-04) Simone Cristiane Schiavon Ayres; Profª. Drª. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof.ª Dr.ª Ana Silvia Moço Aparício; Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof.ª Dr.ª Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    A leitura de literatura na escola é uma prática que, muitas vezes, é realizada com objetivos que não contemplam a experiência do leitor com a literariedade do texto, e acaba sendo explorada como pretexto para o estudo gramatical e com funções avaliativas. A esse respeito, Magda Soares aponta que a escolarização inadequada da Literatura já começa desde os anos iniciais, na leitura de literatura infantil. Diante desse cenário, defendemos a importância da mediação de leitura de literatura na escola junto às crianças, discutindo aspectos como: a importância da literatura na formação dos estudantes, as relações entre literatura e escola no contexto atual e o papel do professor como mediador da leitura literária. Tendo isso em vista, objetivamos com este trabalho compreender o papel do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental como mediador de leitura para a formação de um aluno leitor de literatura. Para tal, consideramos como referencial teórico da pesquisa estudos sobre mediação de leitura, estratégias de leitura, letramento literário e multiletramentos. O método utilizado para pesquisa é colaborativo intervencionista, tendo como procedimentos metodológicos: a observação, pela professora pesquisadora, em sala de aula de segundo ano de uma rede pública municipal da região do ABC paulista, a construção da parceria com a professora colaboradora, as intervenções de mediação de leitura de literatura, realizadas colaborativamente junto aos alunos. Os resultados da pesquisa apontam que o papel do professor na mediação do texto literário na escola requer planejamento, com objetivos bem definidos; o desenvolvimento de práticas pedagógicas que vão além de uma simples atividade de lazer ou da exploração de conteúdos linguísticos e gramaticais do texto literário; a compreensão do que é literatura e suas funções. Além disso, os resultados evidenciaram que o trabalho colaborativo na escola é determinante para o desenvolvimento profissional do professor para atuação como mediador de leitura literária. Como produto da pesquisa, desenvolvemos um material didático com sugestões de trabalho com a literatura nos anos iniciais, destacando o papel do professor como mediador de leitura literária.
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    A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
    (2020-03-04) Sherida Zaia Alberdi; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Prof. Dr. Eric Ferdinando Kanai Passone
    A Educação Integral é um entendimento a partir do qual a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões e se constituir como projeto coletivo, compartilhado pelos estudantes, pelos educadores, pelas famílias e pelas comunidades locais. Entretanto, o que tem sido observado, nos últimos anos, é a busca pela ampliação do tempo de permanência do estudante na escola em detrimento de um modelo de educação que garanta o desenvolvimento pleno dos sujeitos. Em geral, são programas como Tempo de Escola e o Educar Mais que fazem parte das políticas públicas de Educação Integral da cidade de São Bernardo do Campo (SBC), no Estado de São Paulo, que foram objeto desta investigação. Assim sendo, esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, na linha de pesquisa Política e gestão da educação, de natureza qualitativa, teve como questão de pesquisa: Como têm sido constituídas as políticas de Educação Integral de São Bernardo do Campo? O objetivo geral foi, então, analisar as políticas públicas de Educação Integral de SBC, Estado de São Paulo, na perspectiva documental e de um grupo de gestores escolares. Para alcançar esse objetivo, os seguintes caminhos foram delineados: a) fazer uma análise dos documentos inerentes aos programas de Educação Integral de SBC; b) identificar aspectos comuns entres os dois programas de Educação Integral do município; c) conhecer as concepções dos gestores escolares acerca dos programas de Educação Integral de SBC; e d) propor algumas diretrizes para nortear os caminhos curriculares da Parte Diversificada no município de SBC. Tendo a abordagem qualitativa de pesquisa como premissa, os dados foram obtidos por meio de entrevistas realizadas com gestores de seis escolas do município investigado. De posse dos depoimentos dos participantes da pesquisa, os dados foram agrupados, categorizados e analisados na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Em geral, as políticas públicas de Educação Integral de SBC têm sido caracterizadas pela descontinuidade em razão da alternância de partidos e, portanto, de gestores no executivo municipal. Por conta disso, são programas que dependem de vontade política para sua continuidade e, portanto, não podem ser considerados como políticas públicas de educação. Os gestores reconhecem a importância dos programas de Educação Integral em SBC, especialmente do Tempo de Escola, mas consideram que a instabilidade das políticas educacionais representa um fator preocupante para a consolidação da Educação Integral como política pública no município. Por fim, os gestores consideram que a flexibilidade curricular inerente à Parte Diversificada é positiva, mas alguns projetos poderiam ser incluídos no currículo comum que é para todos. Como produto final, considerando as concepções dos participantes da pesquisa, bem como o cenário político atual, foi proposto um documento orientador com foco na proposição de caminhos para a implementação da Parte Diversificada do currículo em SBC
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