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Item A PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO ACESSÍVEL: APROXIMAÇÕES COM O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM(2020-02-21) Maria Aparecida do Nascimento Gonçalves; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Roseli Albino dos SantosEsta pesquisa insere-se no contexto da transversalidade da educação especial nas escolas brasileiras, considerando as recentes discussões sobre o currículo como um elemento da problemática da atividade educacional inclusiva. Teoricamente, este percurso investigativo fundamentou-se no paradigma da inclusão, na teoria de currículo e no desenho universal para aprendizagem. Propõe-se como objeto de estudos as experiências inclusivas vivenciadas nos espaços de uma unidade escolar na região do ABC paulista. A pergunta que norteou este estudo foi: de que maneira o desenho universal para a aprendizagem (DUA) pode qualificar a prática docente no sentido da construção do currículo acessível no contexto das unidades escolas? Nessa perspectiva, o objetivo geral foi investigar como o DUA pode contribuir para a construção do currículo acessível no contexto das unidades escolares. A hipótese apresentada foi que o DUA contribui para o acesso de todas as pessoas ao mesmo percurso curricular, evitando a necessidade de produtos e ambientes exclusivos para as pessoas com deficiência. Objetivou-se de modo mais específico: 1. Caracterizar um currículo acessível, fundamentado nos princípios do DUA; 2. Promover a reflexão sobre o currículo acessível com professoras por meio de oficinas sobre o DUA. 3. Construir um inventário do DUA que contribua para a qualificação da prática docente no processo. Partindo dos objetivos apresentados, a pesquisa foi desenvolvida segundo uma abordagem intervencionista, por meio da realização de rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas. Definiu-se como universo da pesquisa uma escola da rede pública municipal localizada na região do ABC paulista. Os sujeitos de pesquisa advêm de dois grupos diferentes, sendo três professoras de uma unidade escolar e três professores/pesquisadores do grupo de estudos ACESSI, com prática educacional em escolas e com conhecimento a respeito do DUA. Os resultados apontados com a contribuição do DUA foram os seguintes: Percepção da existência de um descompasso nas práticas pedagógicas, o que impunha barreiras na aprendizagem dos alunos; envolvimento, interesse e engajamento, por parte das professoras, na busca de novas estratégias de ensino para transformar o percurso de ensino aprendizagem; planejamento coletivo de como apresentar o mesmo conteúdo em diferentes formas, a partir da aplicação dos princípios do DUA; Construção de uma comunidade de conhecimento sobre abordagem curricular e aplicação dos princípios do DUA no sentido da prática pedagógica inclusiva. Esta pesquisa também resultou em um objeto de aprendizagem, um inventário, baseado nos princípios do desenho universal para aprendizagem, que foi o instrumento para o tratamento analítico dos semanários e que contribuiu na construção do currículo acessível na escola, visando ao pleno desenvolvimento de todos os educandos.Item OS SABERES DOCENTE DOS PROFESSORES INGRESSANTES NA ESCOLA TÉCNICA DO CENTRO PAULA SOUZA DE SANTO ANDRÉ: A CONSTRUÇÃO DOS SABERES PEDAGÓGICOS(2020-02-21) Gisele Cristina Barbosa da Silva Trindade; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr. Kathya Mari a Ayres de GodoyEsse estudo buscou identificar como os docentes ingressantes da ETEC Jùlio de Mesquita de Santo André realiza a construção dos saberes docentes, práticas pedagógicas e didática. Utilizamos o estudo de caso para essa pesquisa pois o mesmo nos ajudou a compreender as orientações que os professores ingressantes recebem dos coordenadores pedagógicos junto aos alunos, como elaborar suas didáticas de aula, utilizar os saberes docente para melhor desempenho em suas aulas. Entrevistamos os docentes ingressantes e os coordenadores pedagógicos da escola citada acima, e pudemos verificar como eles constroem seus saberes e práticas docentes e pedagógicas. Através das respostas dos docente obtivemos material para verficar como os mesmos constroem suas práticas pedagógicas como elaboram suas didáticas nesse início de docência. Como resultados podemos indicar o discurso dos professores a respeito da formação pedagógica, saberes docente e didática como ingressante. Também mostramos a percepção do coordenador pedagógico a respeito da mesma temática citada acima. Como produto de pesquisa propomos um plano de recepção e acolhida dos professores ingressantes.