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Item PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CAMPO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM(2020-02-18) Augusto Santos Silva; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro NascimentoPropõe-se como objeto de estudo, o processo de trabalho pedagógico, no atendimento educacional especializado a alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem não vinculadas a uma causa orgânica especifica. A partir deste objeto de estudo emergiu a pergunta que motivou e direcionou o desenvolvimento desta pesquisa: Como desenvolver uma abordagem pedagógica mais inclusiva no processo de ensino aprendizagem junto ao grupo de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem? Com o questionamento apresentado, delimitou-se como objetivo geral investigar como design universal para aprendizagem pode contribuir para a superação de barreiras de aprendizagem no trabalho junto aos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem? Como objetivos específicos da pesquisa elenco: (1) Constituir meios pedagógicos para a eliminação de barreiras no processo de ensino aprendizagem de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, (2) Caracterizar um processo de ensino-aprendizagem com base nos princípios do design universal de aprendizagem, (3) Desenvolver um objeto de aprendizagem que contribua para o êxito acadêmico dos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Partindo dos objetivos apresentados, com base teórica advinda do paradigma da inclusão e do design universal para aprendizagem, optou-se por um método combinado, foi realizada uma pesquisa narrativa com professores, mesclada com o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem. O instrumento adotado foi a construção de um mapa de atividades apoiado nos princípios do design universal para a aprendizagem, sendo que foram realizados três ciclos de aplicação/avaliação/validação desse objeto de aprendizagem. Definiu-se como universo de pesquisa três salas de recursos descentralizadas, vinculadas a um centro de atendimento pedagógico especializado de uma rede pública municipal do grande ABCD paulista, localizada no estado de São Paulo. Os sujeitos foram três professores de educação especial que atuam no atendimento educacional especializado de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem. Esta pesquisa também resultou em um mapa de atividades fundamentado no design universal para aprendizagem, o qual será apresentado em Blog sobre a abordagem pedagógica inclusiva baseada no design universal de aprendizagem.Item DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ADOLESCENTES: USO DA CULTURA GEEK PARA DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIA NAS REDES SOCIAIS(2020-02-18) Evandro Gabriel Izidoro Merli; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Profa. Dra. Regina Rossetti; Prof. Dr. Roberto Elísio dos SantosA falta de engajamento dos adolescentes, que pode ser compreendida como a frequência da presença destes indivíduos em certos ambientes digitais, perante os resultados de pesquisa científica mostrou-se uma situação presente em alguns nódulos da sociedade atual. Todavia, a crescente utilização das redes socias online por este grupo, aponta um espaço com potencial para estratégias de comunicação para este público. Com o propósito de buscar o mecanismo que atenda a esse problema, esta pesquisa pretende relacionar as referências midiáticas da cultura geek que possuem potencial para promover o engajamento de adolescentes do ensino médio para os resultados de pesquisas científicas. A base do trabalho se dá pelo estudo dos temas: divulgação científica para público não especializado, cultura geek e suas narrativas midiáticas, redes sociais e apropriações culturais. Realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica, em nível exploratório; a exploração se deu nos vídeos de divulgação científica da rede “ScienceVlogs” composta por 48 canais e pelo canal Nerdologia, com cerca de 2,5 milhões de inscritos, ambos do YouTube. Com o auxílio metodológico de uma Oficina de Trabalho (OTCE), propôs-se um vídeo como produto de intervenção social inovador que visa à divulgação de resultados científicos da área de comunicação através de referências da cultura geek, que, pressupõem-se, engajar mais os jovens adolescentes. Os principais impactos que o produto pode gerar são educacionais, considerando a promoção da cultura informacional na esfera do ensino médio e a gestão de informação científica em uma proposta inovadora e, culturais, por estarem relacionados à disseminação do conhecimento científico com ajuda da cultura geek, com o propósito de gerar a participação em debates de cunho de interesse público e de preservação do patrimônio cultural.