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    NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
    (2019-12-13) Clarice Schöwe Jacinto; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    Esta pesquisa colocou em questão as abordagens pedagógicas em curso nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma rede de ensino pública na região do ABC paulista. Neste cenário, a pergunta investigativa foi: como se apresenta a abordagem histórico-cultural nas narrativas de professoras de uma rede de ensino que afirma ter o currículo orientado por esta abordagem? O objetivo geral foi levantar indicadores que possam contribuir para a implementação do currículo fundamentado nos pilares da abordagem histórico- cultural numa unidade escolar. Especificamente, caracterizou-se a abordagem histórico cultural a partir das narrativas de professoras que declaram trabalhar com esta abordagem. Metodologicamente, portanto, trata-se de pesquisa narrativa que coletou seu material documentário com o instrumento da entrevista narrativa. Por meio da entrevista narrativa, ouvimos e descrevemos histórias ou experiências de vida das docentes, o que oportunizou a reflexão sobre a concepção do seu fazer pedagógico a partir do referencial composto por categorias como educação transformadora, dialogicidade, pensamento crítico, mediação e amorosidade. Como resultado, apresenta-se um inventário da abordagem histórico cultural com sustentação no seguinte tripé: design teórico, design político e design didático. Este foi o produto desta pesquisa de mestrado profissional, o qual poderá colaborar para a difusão e entendimento do que é uma abordagem pedagógica histórico-cultural entre professores da educação básica.
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    GOOGLE SUITE FOR EDUCATION: UM ESTUDO DE PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS
    (2019-12-13) Ângela Cristina Ribeiro Domingues Piazentin; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Carlos Alexandre Felício Brito; Profa. Dra. Paula Carolei
    A sociedade contemporânea está cada vez mais conectada ao mundo virtual. Assim, é imprescindível ressignificar as práticas de ensino e aprendizagem nas escolas. Observou-se, então, a necessidade de se abordar os multiletramentos, a forma como os alunos apropriam-se das diversidades linguísticas e de formatos como áudios, textos, vídeos, gifs e das diversidades culturais para se comunicarem. Dessas percepções, surge o tema da pesquisa: Google Suite For Education e práticas de multiletramentos. O Google Suite For Education é uma solução tecnológica, desenvolvida para facilitar a vida do professor e do aluno, dentro e fora da sala de aula. A metodologia da pesquisa que foi baseada no Design Science Research (DSR), abordagem que operacionaliza a Design Science (DS), ou ciência do projeto. Com o objetivo de melhorar o gerenciamento da sala de aula, foi criada no Google Classroom, uma turma para o 1º módulo do Ensino Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, para controlar, em um só ambiente virtual, as postagens, envios e recebimentos dos trabalhos do componente curricular Design Digital. Concluiu-se que, apesar de bem integrados às tecnologias, a maioria dos participantes ainda não faz um uso adequado dos dispositivos móveis, pois o acesso visa apenas ao entretenimento. Falta-lhes, então, uma visão ampliada das possibilidades educacionais e formativas, que esses dispositivos oferecem. Portanto, esta foi uma experiência nova, plenamente válida, já que, permitiu aos participantes um contato com as tecnologias digitais, diferente do que estão acostumados. Mais do que isso, estimulou a curiosidade, a postura de pesquisador, favorecendo a tomada de decisões, o repensar das ações e suas consequências, o aprimoramento da escrita, por meio das produções textuais e da leitura. Os resultados apontaram que, o Google Suite For Education, de fato, contribui muito para as práticas de multiletramento, em especial, quando se trata desta geração de nativos digitais, como é o caso dos participantes, que já nasceram em um cenário dominado pelas tecnologias de informação e comunicação digitais. O potencial e a habilidade desta geração em lidar com as TDICs precisam ser mais bem explorados pelos professores para, além de promover a aprendizagem significativa, criar ambientes interativos, abrindo espaço para que os alunos possam experimentar, criar, recriar o conhecimento utilizando essas tecnologias. Assim, esta experiência ressaltou a importância de se oportunizar, aos alunos, um contato interativo com as tecnologias digitais, abrindo espaço para que reflitam sobre as inúmeras possibilidades de exploração que elas oferecem. Além dos benefícios, como o aprimoramento de capacidades, habilidades e competências, cada vez mais requisitadas no contexto contemporâneo competitivo.
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    UMA PROPOSTA COLABORATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES MORAIS NAS ESCOLAS: REFLEXÕES COM OS ORIENTADORES EDUCACIONAIS DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2019-12-13) Ives Alejandro Penaloza Munoz; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Marcos Antonio Lorieri
    Aspiramos a uma sociedade onde indivíduos vivam com dignidade, que estimule e permita a prosperidade de todos, num ambiente de confiança e respeito, que proporcione segurança, com relações interpessoais solidárias e responsáveis, nas quais os direitos sejam respeitados. O ambiente escolar também possui uma parcela de responsabilidade para a construção de uma melhor sociedade, visto que ele também é responsável pela transmissão de comportamentos às crianças que lá convivem. A partir desse fato, vê-se claramente a importância e o compromisso do corpo pedagógico da escola como exemplo na formação ética do aluno. Desta forma a presente pesquisa em tem como objetivo promover o desenvolvimento das virtudes morais nas escolas de Ensino Fundamental I, a partir dos Orientadores Educacionais das escolas municipais de São Caetano do Sul, com base numa série de recursos práticos que levam as crianças ao desenvolvimento moral. A sociedade contemporânea espera que as escolas sejam promotoras de um ensino moral, com um compromisso na formação humana da criança e do jovem, indispensável para a vida cidadã. Deste modo, promover a Educação Ética ultrapassa conhecer comportamentos pró-sociais e executá-las, pelo fato de ela dirigida para o desenvolvimento do caráter do indivíduo. Reafirmamos a urgência proposta pelo psicólogo Lawrence Kohlberg que declarou que a educação formal também é o local onde se deve ensinar o cuidado com o outro, a justiça, a democracia, a formação moral e ética do indivíduo, porém não somente como um horizonte futuro, mas também como um ser que vive e interage no presente. As virtudes morais necessitam ser ensinadas ao sujeito desde sua vida infantil, sendo estas exercitadas no hábito, aprimoradas, como forma de uma dimensão humana importante para a vida em sociedade, na pretensão de construir uma sociedade mais democrática, justa, contrapondo-se ao desmantelamento suscitado pelo egoísmo vigente na atual contemporaneidade.
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