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    A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA PERSPECTIVA PARA ALÉM DAS DEFICIÊNCIAS
    (2019-12-02) André Luiz Carvalho; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Érica Aparecida Garrutti de Lourenço
    Esta pesquisa responderá o seguinte problema: "Como os professores, nas aulas de Educação Física do Sistema Educacional de São Caetano do Sul, estão lidando com a proposta de inclusão?" Considerando uma inclusão para além das deficiências, a pesquisa examina como os professores, durante as aulas de educação física, abordam a proposta de inclusão, partindo da compreensão de que a exclusão não ocorre apenas pela segregação das pessoas com deficiência ou do público alvo da educação especial, mas também considerando excluídos os alunos que por quaisquer motivos são impedidos de participar das aulas de Educação Física. O objetivo deste estudo é verificar o entendimento do professor de educação física sobre o processo de inclusão e como o mesmo pensa a estruturação, isto é, o planejamento e as práticas de suas aulas, a partir deste conceito. Para tanto, buscou-se investigar a compreensão destes professores sobre o impacto das políticas públicas de inclusão no Sistema Educacional do município, tendo como base as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental de São Caetano do Sul (OCSCS) além de investigar e analisar os diversos fatores que influenciam e interferem na prática destes professores. A metodologia foi desenvolvida em cinco etapas: 1) Formulação do referencial teórico e levantamento de indicativos conceituais sobre o processo de inclusão; 2) Leitura e verificação dos conceitos de inclusão nas OCSCS; 3) Elaboração de temas a priori de discussão; 4) Formulação de um roteiro de entrevistas e pré-testagem; 5) Entrevista, análise e discussão dos resultados. Nessa última fase foram elaboradas sete categorias de análise a posteriori, que subdivididas, resultaram em vinte e dois fatores, constatados nas falas dos professores, que influenciam no desenvolvimento de suas aulas. O produto deste estudo é um e-book focado em propostas e perspectivas de práticas pedagógicas inclusivas para as aulas de educação física.
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    ABORDAGEM BILÍNGUE PARA CRIANÇAS COM SURDEZ: PROPOSTAS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    (2019-12-02) Amanda Cavalcante de Oliveira; Profª. Drª. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
    Esta é uma pesquisa de desenvolvimento, de cunho qualitativo, sobre a abordagem bilíngue para surdos no contexto da educação infantil. Neste novo cenário educacional, a inclusão de crianças com surdez nas escolas regulares vem crescendo significativamente nos últimos anos. Assim, a pesquisa partiu do seguinte problema de pesquisa: como se dá o uso e apropriação da Libras, como língua matriz da pessoa surda, e do Português, como língua adicional? Objetivando responder a esta pergunta, este estudo ocorreu em uma escola de educação infantil, caracterizada como Escola Polo, vinculada à rede pública de ensino. A investigação foi realizada em duas salas com abordagem bilíngue para surdos, compostas por crianças de 5 anos. Os sujeitos da pesquisa foram os educadores que atuam nas referidas salas, sendo dois "professores referência" da turma e dois "professores mediadores" do Atendimento Educacional Especializado de Libras. O objetivo geral foi observar as práticas adotadas no Atendimento Educacional Especializado, de modo a favorecer o uso e a apropriação da Libras na escola em uma perspectiva bilíngue. De forma mais específica, apresentou como resultado a produção de um objeto de aprendizagem, fundamentado no design universal para aprendizagem, que contribuiu para a difusão das línguas (Libras e Língua Portuguesa), na perspectiva de um ambiente bilíngue inclusivo nas escolas de Educação Infantil.
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