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    AS EXPECTATIVAS E DILEMAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DO PAPEL DA UNIVERSIDADE: CONSTRUINDO A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
    (2019-08-29) Rubens Zampar Junior; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Ana Silvia Moço Aparício; Profa. Dra. Ana Maria Falsarella
    Um dos grandes desafios que as universidades enfrentam é o de estabelecer um canal de comunicação mais próximo com a escola de Ensino Médio. As universidades desde os seus primórdios tiveram um papel fundamental para o crescimento científico e cultural dos povos. Além de serem espaços de convívio sistematizado, de disseminação, compartilhamento de produção e divulgação do conhecimento, ao proporem um ensino contextualizado, lidam com os anseios da sociedade, respondendo, muitas vezes, aos seus questionamentos. A universidade, entre muitas funções, promove o conhecimento, colabora na profissionalização e na possibilidade de ascensão social. São funções defendidas em muitos contextos de Ensino Superior. Entretanto, muitas vezes, as expectativas dos alunos não coincidem com o que é proposto pela universidade. Refletir sobre as expectativas e dilemas dos alunos em relação ao papel da universidade é pensar numa série de fatores que possam ser influenciadores ou decisivos no estabelecimento de uma proposta mais consistente, real e produtiva para o ensino do 3º grau. O objetivo da presente pesquisa foi investigar as expectativas e os dilemas que os alunos do Ensino Médio, de uma escola pública, têm acerca do papel da universidade. Diante da perspectiva de conhecer estas variáveis e, por sua vez, de construir uma relação mais adequada entre os dois contextos – escola e universidade –, realizamos uma investigação descritivo-analítica, de natureza quantitativa e qualitativa. Inicialmente, fizemos um estudo bibliográfico sobre o papel da universidade brasileira no contexto atual, analisamos a legislação que orienta o Ensino Médio e discorremos sobre o desenvolvimento do adolescente (referência à teoria de Lev Vygotsky). Na sequência, aplicamos questionários com alunos que frequentam o 2º ano do Ensino Médio (em cinco turmas). Para a análise dos dados, recorreremos à análise de conteúdo de Laurence Bardin como procedimento metodológico. Assim, as respostas obtidas foram categorizadas e interpretadas, sem desconsiderar as condições contextuais nas quais os sujeitos que dizem estão inseridos. Os resultados mostram ações que precisam ser executadas pelas instituições com vistas a dar apoio aos adolescentes e jovens, tanto no âmbito da conclusão dos estudos no Ensino Médio, quanto para uma transição segura para a vida adulta e para a universidade. Esclarecemos ainda que tais ações poderiam contribuir com a diminuição dos riscos da evasão dos alunos, tanto no contexto do Ensino Médio quanto no universitário. Por último, promovemos reflexões sobre o papel da universidade no contexto atual e oferecemos material de apoio (com propostas) para que as escolas de Ensino Médio e as instituições de Ensino Superior tenham uma relação mais próxima, mais produtiva e comprometida com o conhecimento. Nesse sentido, as ações propostas visam a melhoria do processo educacional, em especial, por meio da atuação do professor.
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    INTENÇÃO EMPREENDEDORA DOS ALUNOS DO CURSO DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL DO SENAI SÃO CAETANO DO SUL
    (2019-08-29) Maria do Carmo Silva Lustosa; Profª. Drª. Isabel Cristina dos Santos; Isabel Cristina dos Santos; Milton Carlos Farina; Manuel Antônio Meireles da Costa
    A pesquisa sobre intenção empreendedora em alunos universitários é realizada de forma ampla e contínua, principalmente em cursos da área de Gestão e Negócios, mas pouco pesquisada em cursos da área de Tecnologia e Inovação. O objetivo da pesquisa é o estudo da intenção empreendedora de alunos do curso de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, uma vez que os concluintes podem ter a intenção de empreender ou de seguir carreira no mercado de trabalho, algo que já seria esperado pelo perfil do curso e da região. O problema de pesquisa fundamenta-se na questão de como essa intenção empreendedora se apresenta nos diferentes anos do curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de caráter descritiva, com o desenvolvimento de pesquisa de campo com aplicação de questionários aos alunos nos diferentes períodos do curso e pesquisa documental da análise da matriz curricular do curso. A pesquisa foi realizada em uma Faculdade localizada na região do Grande ABC. Para verificar a intenção empreendedora, foi utilizado a Teoria do Comportamento Planejado, que descreve uma série de fatores facilitadores na identificação e mensuração da intenção em empreender. Concluiu-se que os alunos não apresentam uma forte intenção em empreender e pode-se inferir que não houve uma aumento significativo ao longo dos anos, ou seja, o aluno do primeiro ano que ainda não participou ativamente das atividades da instituição voltadas para a inovação e não cursou as disciplinas com ênfase, entre outros fatores, em empreendedorismo, apresentam, praticamente, os mesmo índices dos alunos dos demais anos. Fatores como a ausência de familiares empreendedores, a não declaração de participação em atividades educacionais voltadas para o empreendedorismo sinalizam justificativas para a frequência mediana na intenção em empreender. Sugere-se que ações voltadas para o empreendedorismo no âmbito educacional sejam desenvolvidas com maior ênfase, considerando a diminuição nas oportunidades de emprego na região voltados para a indústria e sendo o ato de empreender uma possibilidade para a carreira profissional desse aluno.
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