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Item MOODLE APP: USOS E PERCEPÇÕES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO EM SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM(2019-07-08) Catia Vick Milreu; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Claudio Fernando AndréO uso das Tecnologias Digitais Móveis (TDM) nas escolas ainda é controverso. Instituições escolares normalmente proíbem seu uso, que acaba sendo feito por iniciativas esporádicas de professores entusiastas, nem sempre formados adequadamente para aplicá-las. Esse cenário dificulta a exploração de TDM por professores e alunos, sendo necessário um aprofundamento no estudo sobre o uso em contexto educacional. Entre os casos mais notáveis, pode-se destacar a solução aberta e gratuita de aprendizagem móvel do Moodle - o Moodle App. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os usos e percepções do Moodle App por jovens do ensino médio em situações de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa pré-experimental com 48 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de São Caetano do Sul/SP, sustentada em aplicação de questionários da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT) e realização de 3 grupos focais com 5 alunos cada. A percepção da experiência vivenciada pelos jovens na utilização do Moodle app foi positiva, reforçando que o aplicativo é simples e fácil de utilizar e que ajudou na aprendizagem, tornando a aula mais divertida e interessante. Percebeu-se a importância de orientação e suporte de professores e colaboradores para garantir que todos tenham condições de utilizar o aplicativo de forma adequada e a necessidade de a escola disponibilizar infraestrutura adequada, como o acesso à Internet para a utilização de TDM em situações de ensino-aprendizagem. O produto resultante desta pesquisa trata-se do blog "Aplicativo Móvel para a Educação" com o objetivo de instruir professores no uso do Moodle app em situações de ensino-aprendizagem com foco em jovens do Ensino Médio.Item GOVERNANÇA METROPOLITANA: FATORES DETERMINANTES DO CONTROLE SOCIAL A PARTIR DO ESTATUTO DA METRÓPOLE(2019-07-08) Aldomar Guimarães dos Santos; Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani; Prof. Dr. Luís Paulo Bresciani; Profª Drª Raquel da Silva Pereira; Prof. Dr. Silvio Augusto Minciotti; Prof. Dr. Eduardo de Lima Caldas; Prof. Dr. Marco Antonio Carvalho TeixeiraA presente tese é resultado de estudo desenvolvido junto a um conjunto de regiões metropolitanas (RM) da região Sudeste do país, visando identificar os fatores determinantes do controle social na implementação dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), previstos no Estatuto da Metrópole. Trata-se de um processo que se baseia na transparência e na participação da sociedade civil para a construção de uma nova ordem metropolitana baseada nas relações interfederativas. A partir deste novo contexto fez-se um levantamento utilizando-se as regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória e São Paulo sob o aspecto da estrutura atual de implantação do controle social nos respectivos PDUIs. Os resultados obtidos são distintos entre as regiões estudadas, tendo em vista que apresentam estágios diferentes de desenvolvimento e entendimento da norma, principalmente com relação à participação da sociedade civil na construção do respectivo PDUI. Para tanto, foi realizada a avaliação dos projetos de lei e dos documentos produzidos pelos agentes que conduziram ou conduzem a elaboração e implementação dos PDUIs, bem como a confirmação por meio de entrevistas. Os resultados revelam que os fatores indicados pela literatura se confirmaram também como determinantes nos processos empíricos desenvolvidos nas RMs estudadas, porém com efeitos diferentes na condução do processo e no resultado final verificado em cada região.