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Item PNLD 2018 E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO: A GEOGRAFIA EM DESTAQUE(2019-07-06) Juliana de Araújo Cava Tanaka; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr. Paulo Sergio Garcia; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti MizukamiO Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) possui diversos critérios de aprovação e reprovação. As editoras produzem livros conforme esses critérios e os inscrevem para a seleção elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). As obras aprovadas por essa seleção são apresentadas no Guia do Livro Didático. Com esse guia em mãos, os professores e coordenadores da rede estadual do país escolhem os livros que adotarão e aguardam a sua distribuição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Esta pesquisa investiga se os critérios de avaliação do PNLD 2018 possibilitam a construção da cultura e do espírito científico nos livros didáticos de Geografia de Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os critérios publicados no edital do PNLD 2018 e as atividades de uma das obras didáticas aprovada nesse programa. Para atingir tal meta, seguimos a abordagem qualitativa de pesquisa e tomamos como base teórica a concepção de ensino de Geografia defendida por Milton Santos, Helena Callai, Antonio Chistropoletti e Sonia Castellar. Os resultados da análise do conjunto de dados gerados na investigação evidenciaram que o livro "Geografia: contextos e redes" fomenta de certa maneira o desenvolvimento do pensamento científico, mas notou-se que a questão do fomento cabe mais ao professor do que ao material didático. O professor precisa ter uma postura construtivista em sala de aula, precisa saber pensar cientificamente e perceber a importância do pensamento científico desde o Ensino Médio. Como produto desta pesquisa, elaboramos um material de apoio aos professores com a intenção de auxiliá-los no processo de escolha do livro didático de Geografia que considere o desenvolvimento do pensamento científico.Item CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE PESQUISA DO ENSINO DA MATEMÁTICA E O TRABALHO COM JOGOS(2019-07-06) Rosilene Pova; Profª. Drª. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof.ª Dr.ª Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof.ª Dr.ª Ana Silva Moço Aparício; Prof.ª Dr.ª Maria da Graça Nicoletti MizukamiEsta dissertação tem como tema as contribuições de trabalhos acadêmicos referentes ao uso do jogo no ensino da Matemática para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se o tema selecionado a partir das observações feitas de minha prática como docente e dos dados insatisfatórios presentes na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Para a realização do estudo, procuramos, incialmente, identificar, na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a produção científica que tivesse como descritores os termos "jogo", "ensino da Matemática" e o "Ensino Fundamental". Na sequência, a partir do material levantado, identificamos a autoria dos trabalhos, a modalidade dos estudos, os objetivos das pesquisas, a análise dos dados gerados e as conclusões. Tendo como referência o estado do conhecimento, que visa compreender as produções e as influências dos trabalhos acadêmicos, buscamos por meio dessa metodologia entender a relação entre o jogo e o ensino da Matemática. Como referencial teórico, apoiamo-nos, principalmente, nos estudos de Gilles Brougère, Ubiratan D’Ambrósio, Helena Lopes, Kátia Smole e Tizuko Kishimoto. Constatamos, com este estudo, que a relação entre jogo e educação não é uma novidade e que o trabalho com jogo, em sala de aula, depende de como ele é concebido pelo professor. Com análise dos trabalhos selecionados, concluímos que o uso pedagógico do jogo, para o ensino da Matemática, depende de como ele está inserido no planejamento escolar e de como é trabalhado pelo professor. A análise dos dados aponta a importância do jogo para aprendizagem da Matemática, a necessidade de se discutir as estratégias que são utilizadas nos jogos e uma prática pedagógica que considere o protagonismo da criança. Assim, com este estudo, concluímos que os jogos, seguidos de um planejamento que considere a experiência prévia do aluno, o tempo a ser aplicado, os objetivos a serem alcançados, contribuem para aprendizagem significativa dos conceitos matemáticos.