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Item A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NA CRECHE MUNICIPAL DE SÃO PAULO(2019-05-27) Cleia Souza Santos; Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Profa. Dra. Germana Ponce de León RamirezEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa, que teve como objetivo compreender de que forma as professoras, que trabalham com crianças de 0 a 3 anos em uma creche municipal de São Paulo, abordam a literatura afro-brasileira em sala de aula. Parte do pressuposto de que na educação infantil é recorrente encontrar uma literatura pautada em manifestações do continente europeu. Logo as crianças negras tendem a construir uma visão baseada em conceitos negativos sobre os(as) negros(as) difundida na sociedade. Desconstruir tais conceitos implica em desvelar práticas racistas no interior das instituições educacionais, fazendo-se necessário evidenciar, no interior destas imagens positivas dos(as) negros(as). A opção metodológica foi por uma abordagem qualitativa, tendo como procedimentos metodológicos: análise documental, entrevistas com as docentes e levantamento do acervo de obras de literatura afro-brasileira da creche. O referencial teórico dialoga com os estudos e pesquisas da área da infância, da literatura e das questões étnico-raciais. A análise dos dados revelou que o trabalho com a literatura infantil é bastante valorizado no Centro de Educação Infantil, sendo realizado diariamente com as crianças a partir de diferentes estratégias. Contudo, não é considerado nesse trabalho a questão da diversidade cultural e étnica. À exceção de uma docente que trabalha com a temática, as demais apresentam a literatura afro-brasileira de modo esporádico, sendo que uma delas alega que só trabalha quando cobrada, como, por exemplo, no Dia da Consciência Negra. Esta não presença do tema da diversidade faz parte da cultura do silenciamento frente às várias formas de colonização, dentre elas o racismo. Os dados demonstraram, ainda, que as professoras, em sua maioria, reconhecem a importância de trabalhar com esta literatura na creche, mas alegam não terem formação para isso. Desse modo, frente a estes resultados, e por solicitação das professoras, foi elaborado, como produto educacional desta pesquisa, uma proposta de formação para as professoras sobre a temática literatura afro-brasileira na educação infantil.Item AS CONTRIBUIÇÕES DO COACHING: OPINIÃO DE LÍDERES QUE VIVENCIARAM O PROCESSO(2019-05-27) Wellington Alves Rodrigues; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Eduardo de Camargo Oliva; Antônio Carlos Gil; Elza Fátima Rosa VelosoEste trabalho tem como objetivo demonstrar a opinião de líderes de uma Instituição de Ensino da cidade de São Paulo, quanto ao processo de coaching. O referencial teórico foi realizado através de materiais encontrados nas bases de dados da Scielo, Ebsco, Proquest, Banco de Teses e Dissertações e Google Acadêmico, entre os meses de junho de 2017 a fevereiro de 2019. Como metodologia foi utilizada a exploratória. Foram realizadas 12 sessões de treinamento coaching com cada um dos cinco participantes, entre os meses de setembro de 2018 a janeiro de 2019. No treinamento foram seguindo os sete passos propostos por Pliopas (2014), levantando de maneira pessoal os objetivos a serem trabalhados durante o treinamento. Foi aplicado um questionário solicitando as opiniões dos líderes antes e após o treinamento, além disso, foram analisadas as falas dos participantes com relação a suas opiniões sobre o processo. Na conclusiva, foi possível observar que todos os participantes apontaram o processo de treinamento coaching como eficaz na contribuição para o alcance dos objetivos profissionais e pessoais. Isso se torna importante, pois são muitos os benefícios ofertados pelo coaching. De acordo com Vieira (2013), eles aparecem em três níveis: no organizacional ou individual (o coaching poderá conduzir a uma maior reflexão e desenvolvimento profissional, psicossocial e espiritual), no nível objetivo (relacionado com a maior flexibilidade comportamental e criatividade, além da melhoria na capacidade para resolução de problemas) e o nível subjetivo (proporciona satisfação no trabalho). Os resultados das informações coletadas por meio do treinamento coaching e dos depoimentos escritos indicaram visíveis avanços na melhoria dos padrões comportamentais e emocionais dos líderes após aplicação do treinamento. Outros resultados acerca dos benefícios e aprendizados do coaching para os participantes em foco mostram como o programa contribuiu de forma eficaz para a o aumento de performance no ambiente de trabalho, principalmente no que tange as competências de tomada de decisão, administração do tempo e gestão de equipes.