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    ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA CRECHE HERBERT DE SOUZA: UM OLHAR PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
    (2019-02-27) Marcelo Tadeu Marton; Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrades; Profa. Dra. Maria Christina de Souza Lima Rizzi
    O presente estudo teve como objetivo investigar se as experiências de projeção de espaços pedagógicos, vividas na Creche Herbert de Souza, no município de Santo André/SP, em 2012, permitiram aos(às) profissionais que delas participaram promover outras intervenções de ressignificação do ambiente escolar nos locais em que atuaram em anos posteriores. O intuito foi o de identificar os fatores que possibilitaram tal ressignificação e, a partir deles, construir subsídios à ação de educadores(as) no processo de projeção dos espaços. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo, um estudo de caso, que teve como procedimentos metodológicos o relato das experiências da creche, o uso de cartas pedagógicas e da fotografia, como forma de estabelecer conexões, confrontos, partilhas e possibilidades de interpretações da realidade estudada. O referencial teórico pautou-se nos trabalhos de pesquisadores(as) da infância, dentre eles(as): Carla Rinaldi, Lella Gandini, Tiziana Filippini e Vea Vecchi, assim como nas legislações que tratam sobre a projeção de espaços na educação infantil no Brasil. Esta pesquisa coloca como desafio o processo de ressignificação dos espaços pedagógicos a partir de situações do cotidiano escolar, ressaltando a imagem da criança como fator determinante na garantia de seus direitos, ressaltando a importância dos contextos educacionais. Os resultados mostram que esta experiência na creche Herbert marcou o percurso profissional das professoras, que ao reconhecerem a importância de projetar espaços na construção de contextos educativos, buscam alternativas concretas para intervenções nos ambientes em que hoje atuam, reconhecendo-os como agentes no processo de ensino-aprendizagem. Os dados revelam que o trabalho coletivo se caracteriza como um dos fatores fundamentais de tal experiência, uma vez que, possibilitou repensar as formas de se abordar as aprendizagens das crianças. A análise evidencia ainda, a falta de um registro mais sistematizado da prática educativa, o que demonstra a ausência de investimento na documentação pedagógica e na investigação da prática no ambiente escolar, o que dificulta a reflexão e o estudo de propostas que já foram realizadas em outras unidades escolares. A partir disso, esta investigação tem como produto educacional a elaboração de um e-book que compartilhará esta experiência com professores(as) das redes de ensino que desejem (re)pensar o significado do saber escolar.
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    UM ESTUDO SOBRE AS PARTICULARIDADES PEDAGÓGICAS E DE ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA EM TRÊS MUNICÍPIOS DO GRANDE ABC PAULISTA
    (2019-02-27) Alex Moura Sobrinho; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá; Prof. Dr. Paulo Henrique Nico Monteiro
    A educação infantil é uma fase de extrema relevância para o desenvolvimento motor,socioafetivo e cognitivo das crianças. É nessa fase que elas têm de vivenciar o maior número possível de experiências. Neste contexto, a Educação Física é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. No entanto, essa disciplina apresenta grande variedade de propostas curriculares, que podem variar conforme a infraestrutura escolar e quanto ao professor que ministra a aula no contexto da préescola. Este estudo analisou as particularidades – similaridades e diferenças – pedagógicas da Educação Física na pré-escola para o atendimento das crianças em três municípios do Grande ABC. Para concretizar tal objetivo, foi utilizada a metodologia qualitativa. Foram apreciados os documentos das secretarias de educação das cidades estudadas em suas orientações curriculares, e também se analisou, a partir de entrevistas semiestruturadas, as percepções dos diretores escolares sobre os desafios e as dificuldades de se ministrar Educação Física na pré-escola. Os resultados revelaram preocupações e zelo das autoridades políticas e educacionais: a) pela presença de propostas curriculares específicas construídas a partir de aspectos filosóficos e epistemológicos da educação, em geral, e do desenvolvimento da criança, em particular e b) pelas argumentações dos diretores que sinalizaram, unanimemente, a importância da Educação Física para o desenvolvimento integral da criança. Tais preocupações e zelo, todavia, não foram encontradas em relação ao professor que ministrava a aula, à formação dos profissionais e à infraestrutura escolar. No primeiro caso, Santo André era a única cidade que dispunha, em alguns casos, de professor especialista atuando na pré-escola. No segundo e terceiro casos, situações que foram citadas de forma unânime pelos diretores das três cidades, percebeu-se elementos de descaso das autoridades das cidades, sobretudo quanto à infraestrutura escolar. Elementos de ausência de instalações, como quadra de esportes e parque infantil; de materiais, como pneus e cordas; e de local adequado para aulas foram encontrados. Situações que têm ocorrido em municípios que estão entre os mais ricos do Brasil, situados no Grande ABC Paulista. Os dados deste estudo podem ser utilizados no contexto da formação inicial e contínua de professores e, ao mesmo tempo, pelas secretarias de educação dos municípios brasileiros.
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    ONG MULHERES DO BRASIL: PLANEJAMENTO EM COMUNICAÇÃO A FAVOR DO FORTALECIMENTO DA ESFERA PÚBLICA
    (2019-02-27) Paula Belini Pitondo; Profª. Drª. Regina Rossetti; Prof. Dra. Regina Rossetti, da; Prof. Dr. Luis Mauro Sá Martino, da Faculdade Casper Líbero; Prof. Dra. Rebeca Guedes, da
    A pesquisa aplicada "ONG Mulheres do Brasil: planejamento em comunicação a favor do fortalecimento da esfera pública" tem como objetivo propor um modelo de plano de gestão da comunicação que permita ampliar a participação no espaço público dessa instituição a partir da concepção de esfera pública proposta por Habermas. Para o delineamento dessa pesquisa, foram escolhidas as abordagens bibliográfica, documental, estudo de caso e pesquisa participante. Os resultados do estudo indicam que a ONG Grupo Mulheres do Brasil é uma atriz capaz de deliberar sobre questões de interesse público de acordo com os preceitos da esfera pública habermasiana e que a influência do grupo na esfera privada tem grande participação para o êxito do grupo na esfera pública. Fruto da pesquisa, o modelo de plano de gestão da comunicação de interesse público proposto tem como intuito ampliar a participação de universitárias na esfera pública a partir do Projeto Vozes, melhorar a comunicação com as participantes e propor uma matriz avaliativa para o processo deliberativo em outras organizações.
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