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Item A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES COM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL(2018-02-27) Géssica Natália Campos; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profa. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dra. Branca Jurema PonceEste trabalho busca refletir sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e as possibilidades de incorporação da EDH em uma escola da rede municipal de São Caetano do Sul. O objetivo geral da pesquisa é contribuir com o trabalho da equipe gestora e docente para o desenvolvimento de ações concretas, envolvendo professores, para a promoção da EDH na perspectiva de uma qualidade social da educação. Por sua relevância, o trabalho tem como referencial teórico as contribuições de alguns autores como Comparato (2015), Haddad e Graciano (2006), Candau (2013), Carvalho (2004), Lúcio (2013), Santos (2013), Silva (2012). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, dividida em três etapas: a de caracterização dos sujeitos integrantes da equipe gestora e equipe docente da escola; a identificação das concepções de direitos humanos e de Educação em Direitos Humanos dos participantes; e, finalmente, a etapa de ação, que resultou na elaboração de um plano de formação que vise a incorporação da EDH nas práticas cotidianas da escola. Os resultados da pesquisa indicam que antes de realizarmos um trabalho de EDH na escola com os alunos é preciso realizar com a equipe gestora e docente da escola. Uma formação reflexiva pode fazer com que o professor se reconheça como um sujeito de direitos para só depois pensarmos em formar alunos que se reconheçam sujeitos de direitos. Uma educação que busca qualidade social precisa refletir sobre respeito às diferenças, democracia, autonomia e direitos.Item OS CÍRCULOS DE CULTURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIALÓGICA(2018-02-27) Renata Fernandes Borrozzino Marques; Profª. Drª. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Marta Regina Paulo da Silva; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Prof. Dr. Jason Ferreira MafraEsta dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com crianças de 5 anos de idade em uma pré-escola municipal de Santo André/SP. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, que teve como objetivo central construir uma prática pedagógica dialógica que se contraponha à perspectiva antidialógica e escolarizante que vem marcando a educação infantil. Parte do pressuposto de que meninos e meninas, desde que nascem, leem o mundo e o comunicam através de suas múltiplas linguagens. Contudo, em uma sociedade adultocêntrica como a brasileira, as vozes das crianças terminam por serem silenciadas nas diferentes instâncias de socialização, dentre elas as instituições educacionais. Norteada pela pergunta é possível construir uma prática pedagógica dialógica com crianças de 5 anos a partir dos círculos de cultura?, a pesquisa procurou identificar quais os elementos que constituiriam o trabalho com o círculo de cultura na educação infantil. Para isso, problematizou o silenciamento imposto às crianças e a urgência em escutá-las, tendo como referencial teórico os estudos de Paulo Freire em uma interlocução com pesquisadores(as) da área da infância, como Sonia Kramer, Adilson de Angelo, Marta Regina Paulo da Silva e Daniela Finco. A intervenção se deu a partir da realização de círculos de cultura que tiveram como tema gerador as relações de gênero, visto ter sido este um tema recorrente entre as crianças e dada a sua relevância frente à sociedade heteronormativa em que vivemos. Os resultados da pesquisa demonstram que a leitura que as crianças fazem de mundo está impregnada de vida, das suas vivências cotidianas, que, por meio de um movimento dinâmico se apropriam, confrontam e ressignificam a cultura. No que se refere às questões de gênero, reproduzem valores machistas ao mesmo tempo em que borram suas fronteiras revelando que para elas o binômio masculino e feminino ainda não se apresenta tão dicotomizado. Os dados evidenciam ainda o caráter diálogo que se estabeleceu nos círculos de cultura entre as crianças, entre elas mesmas e a docente-pesquisadora, marcado pelo respeito e pela amorosidade. Como produto final desta pesquisa, está sendo apresentada uma proposta com os princípios e diretrizes para o trabalho com círculos de cultura na educação infantil, no intuito de subsidiar os(as) educadores(as). Conclui-se este trabalho ciente dos limites que o circunscrevem e reconhecendo a necessidade de novas pesquisas que investiguem os desafios e as possibilidades do trabalho com os círculos de cultura na educação infantil.