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    EDUCAÇÃO INTEGRAL E GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA DE SÃO CAETANO DO SUL
    (2018-02-23) Maria Isabel Padovan; Profª. Drª. Sanny Silva da Rosa; Profª. Dra. Sanny Silva da Rosa; Prof. Dr. Nonato Assis de Miranda; Profª. Dra. Elvira Maria Godinho Aranha
    O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública de ensino fundamental do município de São Caetano do Sul. Com base nos fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa colaborativa, o estudo reuniu subsídios para a elaboração de um plano de ações pedagógicas com vistas à Educação Integral dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O referencial teórico articula os conceitos de Educação Integral e Qualidade Social da Educação, e discute o papel do Coordenador Pedagógico como ator chave na promoção da gestão democrática da escola, que tem por base o trabalho colaborativo entre os docentes. A problemática da pesquisa situou-se, assim, no contexto de uma discussão mais ampla sobre as políticas educacionais centradas nas avaliações externas de desempenho, visando à construção de uma proposta alternativa ao conceito hegemônico de qualidade. Apresenta o perfil dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de São Caetano do Sul e dos professores dos anos finais do ensino fundamental da escola pesquisada, assim como os principais desafios apontados pelos sujeitos, com vistas ao desenvolvimento integral dos alunos dos anos finais do ensino fundamental que contribua, efetivamente, para a qualidade social da educação.
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    O USO DO SMARTPHONE NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA NA CONCEPÇÃO DO ALUNO
    (2018-02-23) Luciana de Cássia Pereira; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Prof. Dr. Elias Estevão Goulart; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo
    O objetivo desta pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório foi identificar se o aluno utiliza, autonomamente, o smartphone nas aulas de Língua Espanhola com foco na aprendizagem do idioma; se o utiliza, entender como o utiliza, e levantar a visão ideal que ele tem sobre o uso do smartphone nas aulas de Língua Espanhola. Foi realizada uma pesquisa com 370 alunos entre 14 e 19 anos nas aulas de Língua Espanhola em uma escola pública na cidade de São Caetano do Sul em São Paulo. Os alunos foram submetidos à uma atividade elaborada na plataforma Google Forms e composta por questões de múltipla escolha, escala de Likert; e questões dissertativas. As respostas foram analisadas pelo método de 'análise de conteúdo' e categorizadas em 'campos semânticos': 'Dos Verbos', 'Da Língua Espanhola', 'Da Tecnologia', 'Dos Recursos', 'Dos Usuários', 'Do aluno', 'Do professor', 'Do Pedagógico', 'Do Cognitivo', 'Dos Termos Legais', 'Das Adjetivações (smartphone é...)' e 'Das Preposições, Advérbios e Pronomes' juntamente com sua frequência. A pesquisa concluiu que o aluno visualiza o smartphone como instrumento de aprendizagem, de acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento intelectual. Considera que o smartphone pode ajudar a aprender nas aulas, mesmo que algumas vezes seja uma distração, e o utiliza nas aulas de Língua Espanhola praticamente como um substituto de outros recursos, como por exemplo, dicionário virtual em substituição ao dicionário de papel. O produto final desta pesquisa é uma página no Facebook intitulada 'Smartphone en clases de Lengua Española', - Taller Pedagógico Virtual que servirá como espaço para os docentes das escolas públicas brasileiras compartilharem atividades elaboradas para serem realizadas em sala de aula com o uso do smartphone.
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    COORDENADOR PEDAGÓGICO: ENTRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS E AS REGULAMENTAÇÕES ESTABELECIDAS NO REGIMENTO ESCOLAR
    (2018-02-23) Erica Loureiro Garrido; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Prof. Dr. Paulo Sérgio Garcia; Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade; Profa. Dra. Maria da Graça Nicoletti Mizukami
    Este estudo identificou e analisou as relações entre as atribuições dos Coordenadores Pedagógicos (CPs) do Ensino Fundamental I,1 da rede de educação de São Caetano do Sul, descritas no Regimento Escolar do Município, e as ações efetivamente exercidas por estes na rotina de seu trabalho na escola. Com tal objetivo, realizou-se uma revisão da literatura especializada sobre o tema, traçou-se o perfil do CP, e investigou-se o Regimento Escolar, relacionando-o com as ações diárias do CP. Para a realização desta pesquisa, optou-se pela metodologia mista, envolvendo a abordagem quantitativa, na primeira fase, e qualitativa na segunda (entrevistas). Os resultados indicaram que os CPs possuíam um perfil próprio de uma demanda específica, mas que se apresenta de modo muito similar àquele do cenário nacional, isto é, um profissional com formação em pedagogia, pouca experiência e muitas atividades desempenhadas no cotidiano escolar. Esses profissionais realizavam várias atividades cotidianamente que não estão presentes no Regimento Escolar. Algumas práticas (assistir aulas dos professores, oferecer devolutivas, orientar pedagogicamente o aluno, formação continuada do CP, entre outras) constam somente de maneira genérica no Regimento Escolar, mas poderiam ser incluídas, de forma mais específica, e induzir, mais sistematicamente, esses profissionais a realizá-las. Outras ações efetuadas (associadas à rotina dos alunos, à falta do professor e à organização de materiais e eventos) não deveriam estar no rol de atividades, pois desfocam o trabalho e subtraem o tempo para aquilo que é essencial: a formação de professores. Os dados deste estudo oferecem possibilidades para o planejamento de políticas educacionais, combinadas com a formação inicial e continuada dos Coordenadores Pedagógicos, e para a uma revisão das atribuições destes no Regimento Escolar do Município. Tratam-se, de fato, de indicações relevantes para as autoridades políticas e educacionais desta cidade, pois podem auxiliar na melhoria da escola, em geral, e da formação do coordenador, em particular.
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