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Item OS VALORES PESSOAIS DO EMPREENDEDOR E O GRAU DE PROFISSIONALISMO DO NEGÓCIO(2018-02-19) Daniel Frasson de Lima; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Prof. Dr. Eduardo de Camargo Oliva; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Prof. Dr. Kenny Basso; Profª. Drª. Eliane Maria Pires Giavina Bianchi; Profª. Drª. Isabel Cristina dos SantosEsta pesquisa investigou a influência dos valores pessoais do empreendedor sobre o grau de profissionalismo do negócio. Há fortes indícios de que os valores pessoais do empreendedor moldam suas práticas administrativas, que incluem o grau de profissionalismo da gestão, o qual, por sua vez, está entre os determinantes das taxas de mortalidade empresarial. A pergunta que se coloca, portanto, é: Como os valores pessoais do empreendedor influenciam o grau de profissionalismo do negócio? A pesquisa objetiva, através de um levantamento, analisar a relação entre as variáveis independentes dos valores e a variável dependente do profissionalismo em meio à uma abordagem quantitativa descritiva e exploratória. Enquanto a população da pesquisa é composta pelos empreendedores brasileiros, a amostra restringe-se ao pequeno empreendedor do estado do Rio Grande do Sul, caracterizando-se como amostra por conveniência não probabilística. A coleta de dados fez uso de um questionário, aplicado via internet, elaborado com base na revisão da literatura e com base em informações obtidas em um grupo focal. Na análise estatística descritiva, o cálculo das médias apontou que o Histórico Familiar foi a única dimensão que pontuou abaixo de 3,00, enquanto Afinidade com o Negócio foi a única dimensão que pontuou acima de 3,99. O grau de profissionalismo da maioria das pequenas empresas foi classificado como mediano, se contrapondo com os achados da revisão da literatura. O objetivo da pesquisa de verificar se a variável dependente do profissionalismo é influenciada por todas as outras variáveis independentes foi atendido por meio da regressão linear múltipla. Utilizando o método Stepwise, os Valores Capitalistas foi a única variável independente que apresentou poder preditivo significativo. Apesar de encontrar validade no Teorema do Limite Central, o tamanho pequeno da amostra está entre as principais limitações da pesquisa, embora não haja desvio acentuado da linearidade no diagrama dos pontos.Item COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE SÃO CAETANO DO SUL(2018-02-19) Alessandra Ferreira de Brito; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Prof. Dr. Leandro Campi Prearo; Profa. Dra. Maria do Carmo Romeiro; Prof. Dr. Estéfano Vizconde VerasztoA necessidade de dinamizar currículos, programas e ações pedagógicas se fundamentam pelas transformações sociais e econômicas ocorridas durante os tempos. Os debates atuais sobre o currículo escolar e as práticas educacionais, preconizam os desafios da contemporaneidade ou da história da Educação global que são: as necessidades dos envolvidos; os objetivos que fundamentam a educação; como ensinar; porque ensinar; para que ensinar; e para quem ensinar. Com base na contextualização apresentada, o presente estudo se propõe a responder: Existe relação entre as Competências Socioemocionais dos estudantes e seu desempenho em avaliações em larga escala? A pesquisa trata-se de estudo bibliográfico, com abordagem quantitativa, utilizando a técnica de análise de dados PLS – SEM ( Equações Estruturais Baseadas em Mínimos Quadrados Parciais) que permite relacionar os construtos das Competências Socioemocionais: Abertura a Novas Experiências, Consciosidade, Neurocentrismo, Amabilidade e Extroversão ao desempenho da população analisada de 9º ano da rede municipal de São Caetano do Sul na Prova São Caetano (PSC). Conclui- se que, os construtos que apresentam maiores cargas fatoriais no desempenho dos estudantes na PSC, são Abertura a Novas Experiências e Consciosidade. Nesta abordagem, o construto de Neurocentrismo apresentou cargas fatoriais representativas em relação ao baixo rendimento da população pesquisada. Contudo, as características de Extroversão e Amabilidade apresentaram fracas cargas fatoriais relacionadas ao desempenho dos estudantes. Portanto, sugerem – se estudos mais profundos, com pesquisas que relacionem Amabilidade e Extroversão, a qualidade de vida dos estudantes no ambiente escolar e ao longo da vida, como apresentado nas literaturas nacionais e internacionais que constituíram a pesquisa. Para tanto, a sugestão do produto resultante do presente trabalho de pesquisa é a criação de uma política pública municipal que mobilize intervenções curriculares e por meio de projetos que contemplem o desenvolvimento das Competências Socioemocionais desde a inserção escolar, com o objetivo de atender políticas educacionais de âmbito nacional, como a LDB ( Lei de Diretrizes e Bases) que em sua redação normatiza as diretrizes de uma educação que atenda as relações de equidade cognitiva, afetiva, social, econômica e cultural.