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    SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS E CURADORIA DE INFORMAÇÕES NAS MÍDIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA PARA FORMAÇÃO DOCENTE
    (2017-11-30) Cláudia Zucatelli; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício; Prof. Dr. Marcelo Furlin
    O trabalho com gêneros orais e escritos na escola tem se constituído um grande desafio para professores e alunos, especialmente quanto à produção de textos do agrupamento argumentativo. Num cenário em que algumas metodologias têm sido questionadas, as Sequências Didáticas (SD), idealizadas pelos pesquisadores de Didática das Línguas da Universidade de Genebra, integradas ao uso das mídias digitais como ferramentas de pesquisa, apresentam-se como dispositivos inovadores no processo de ensino-aprendizagem. O problema de pesquisa foi delimitado, consistindo na verificação das contribuições das mídias digitais para o ensino da argumentação escrita a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi investigar como as mídias digitais poderiam contribuir nas aulas de Língua Portuguesa para o ensino da argumentação escrita e os objetivos específicos foram identificar algumas metodologias empregadas e as dificuldades enfrentadas por professores quando ensinam a argumentação escrita a seus alunos; elaborar uma SD de produção de artigo de opinião integrada às mídias digitais; validar essa sequência didática; e criar um e-book com orientações didáticas aos professores para o uso das mídias digitais no ensino da argumentação escrita. A metodologia adotada foi de pesquisa-ação. Desenvolveu-se uma SD para produção de artigos de opinião, junto a alunos de 9º ano de uma escola municipal do Grande ABC/SP, em que a curadoria de informações nas mídias digitais integrou-se às tarefas de elaboração de conteúdos desses textos, na perspectiva de um currículo multiletrado. A SD foi validada, considerando-se ter havido avanços quanto às capacidades de linguagem dos alunos, verificados por meio de análises das produções iniciais e finais de artigos de opinião. Análises qualitativas e quantitativas foram realizadas, ao longo e após a realização dos módulos da SD, e verificou-se a contribuição do processo de curadoria de informações, especialmente para o desenvolvimento de capacidades de ação e discursivas, na produção de artigos de opinião. O produto educacional decorrente deste estudo foi um e-book com orientações didáticas aos professores para o trabalho com a escrita argumentativa integrado às mídias digitais.
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    MÍDIAS MÓVEIS E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA NA AVALIAÇÃO ESCOLAR
    (2017-11-30) Cláudia Valéria Okayama Mazzoni; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Elias Goulart; Profa. Dra. Adriana Barroso de Azevedo
    Na sociedade contemporânea, docentes se deparam com estudantes portadores de mídia móveis que exploram os seus múltiplos usos, com acesso à informação de diversas formas, a qualquer tempo e qualquer lugar. Neste cenário em que a cultura digital se faz presente, o maior enfrentamento dos professores não é excesso de transformações tecnológicas ou a velocidade das informações, mas a construção de uma nova prática pedagógica, dialógica, dinâmica e desafiadora. Aliada a essa perspectiva, outro desafio dos educadores é tornar a avaliação do aluno um processo interativo de monitoramento e regulação da aprendizagem. A presente pesquisa investiga como as mídias móveis podem beneficiar o professor na avaliação da aprendizagem de seus alunos. Apresenta-se como objetivo principal investigar como os aplicativos de gestão de dados on-line, por meio de mídias móveis, podem contribuir com um processo interativo na avaliação da aprendizagem. Para tanto, optou-se pelo método de pesquisa-ação, aplicado em uma escola privada do município de São Paulo, com professores e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa fundamenta-se na revisão de literatura de autores como Prensky (2001), Katz (2002), Jenkins (2008), Castells (2001), Rossing (2012), Santaella (2010) Hwang et al. (2015) e Lemos (2007, 2010),que dissertam sobre o panorama atual do uso das mídias móveis na sociedade contemporânea e na educação, abordando novos processos metodológicos que podem ser incorporados à prática docente e na concepção da avaliação formativa da aprendizagem. Partindo dos pressupostos de Engel (2000), a pesquisa-ação teve quatro etapas. Na pesquisa preliminar os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação dos alunos em situações avaliativas sem o uso das mídias móveis. No plano de ação, em conjunto com os professores, as avaliações foram elaboradas no Formulário Google e aplicadas por meio de mídias móveis junto aos alunos. Para avaliar o plano de ação, realizou-se grupo focal com professores e alunos. Verificam-se como resultados que o uso do aplicativo de gestão de dados contribui para o monitoramento e regulação da aprendizagem do aluno, porém, requer a instrumentalização e engajamento do professor, além de ambiente escolar com acesso a rede de Internet sem fio e a disponibilidade de mídias móveis, seja do aluno ou da instituição. Como produto derivado deste estudo, contribui-se com um conjunto de videoaulas com recomendações pedagógicas para o professor utilizar aplicativos de gestão de dados na avaliação da aprendizagem do aluno.
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