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    RELATO INTEGRADO: POTENCIAL DE SIGNIFICAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL DAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E NÃO FINANCEIRAS NOS RELATOS DAS EMPRESAS DO PROGRAMA PILOTO NO BRASIL
    (2017-09-26) Nadson Jaime Ferreira Alves; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Prof. Dr. João Batista Pamplona; Profa. Dra. Isabel Cristina dos Santos; Prof. Dr. João Batista Freitas Cardoso; Profa. Dra. Ana Cristina de Faria; Prof. Dr. Flávio Hourneaux Júnior
    A comunicação é dinâmica e adaptável aos demais processos evolutivos da sociedade, condição extensiva à comunicação empresarial, com efeito na migração de capital entre países e entre empresas. Assim surgiu o Relato Integrado (RI), modalidade de comunicação empresarial que inova, em conteúdo e forma, ao conectar informações econômico-financeiras (Contabilidade) com não financeiras (sustentabilidade, governança, estratégia), em linguagem clara e concisa, para evidenciar a criação de valor pela empresa ao longo do tempo, para diferentes usuários, por meio do pensamento integrado. Nesse contexto, esse estudo tem o seguinte problema de pesquisa: como a linguagem visual contribui no potencial de significação das informações financeiras e não financeiras dos Relatos Integrados das empresas do Programa Piloto? O objetivo é analisar o potencial de significação da linguagem visual das informações financeiras e não financeiras nos Relatos Integrados. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de análise documental dos dezoito Relatos Integrados de nove empresas de capital aberto participantes do Programa Piloto, no Brasil, no período de 2014 e 2015. Com base no Software Nvivo 11, 1.373 páginas dos relatos foram identificadas em nove categorias de temas previstos no Framework do RI e classificadas conforme cinco códigos semióticos, além da análise específica da linguagem visual das informações financeiras com base em quatro princípios do RI (concisão, conectividade, comparabilidade e completude). O estudo constatou a maioria dos RI, ainda, está em adaptação do Relatório de Sustentabilidade, com necessidade de atentar ao princípio da concisão; prevalece a informação não financeira sobre a financeira e o uso de linguagem visual em forma de índices, por meio de imagens e diagramas icônicos, normalmente, dependentes de linguagem verbal, que complementa as imagens. Conclui-se, então, que a linguagem visual tem grande potencial para expressar a criação de valor com base no pensamento integrado.
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