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    FONTES DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE SANEAMENTO BÁSICO BRASILEIRAS
    (2017-07-12) Marcus Vinicius dos Reis Venditti; Prof. Dr. João Batista Pamplona; João Batista Pamplona; Isabel Cristina dos Santos; Roberto Carlos Bernardes
    A pesquisa respondeu a pergunta: Quais as principais fontes de inovação identificadas e os motivos de sua escolha por parte das empresas do setor de saneamento básico brasileiro? Foi realizada uma pesquisa exploratória, com a realização de estudo de caso múltiplos, de abordagem qualitativa, objetivando identificar o grau de importância atribuído às fontes de inovação entre cinco empresas de saneamento básico brasileiras listadas no Ranking 1000 da revista valor econômico. Os dados foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e questionário. A pesquisa foi estruturada em cinco capítulos. No primeiro capitulo realiza-se a "INTRODUÇÃO". No segundo capítulo apresenta-se a "REVISÃO DA LITERATURA" estruturada em três subcapítulos "Desafios e oportunidades do setor", "Inovação" e "Fontes de inovação". No terceiro capitulo são descritos os "PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS" da pesquisa. Os dados obtidos na pesquisa foram expostos no quarto capítulo "ANÁLISE DE RESULTADOS". No último capítulo são feitas as "CONCLUSÕES". Como resultados desta pesquisa destacam-se: a caracterização do setor saneamento básico no Brasil; a identificação de desafios e oportunidades para inovação no setor de saneamento básico no Brasil; o aprofundamento da discussão teórica recente relacionada à temática das fontes de inovação nas empresas; a identificação das principais fontes de inovação do setor de saneamento brasileiro como sendo P&D interno, fornecedores e universidades, estabelecendo os motivos de sua escolha, principais vantagens e desvantagens de cada uma delas.
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    TECNOLOGIA ABERTA E GRATUITA PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE O USO DO APLICATIVO OPEN OFFICE WRITER
    (2017-07-12) Priscila Mota Ferreira Baena; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dra. Elizabete Cristina Costa Renders; Prof. Dra. Roseli de Deus Lopes
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um comprometimento nas áreas da interação social e da comunicação, caracterizado também por comportamentos restritos e repetitivos. Desde 2012, a Lei 12.764/2012 determina, no Brasil, que a pessoa com TEA deva ser incluída nas classes comuns de ensino regular. Porém, estudos apontam que a criança com este transtorno costuma apresentar dificuldades em aprender por métodos de ensino tradicionais. A fundamentação teórica se valida tanto nos marcos legais das resoluções que visam garantir o direito à inclusão da pessoa com TEA, quanto na literatura médico-científica que fundamenta o transtorno e no arcabouço acadêmico que trata do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas de inclusão da pessoa com deficiência. Com base nessa fundamentação, o presente trabalho apresenta possibilidades de intervenções diferenciadas para proporcionar melhorias na comunicação, na atenção e nas habilidades de uso da linguagem escrita destes alunos. Ao propor, testar e analisar aspectos de usabilidade do aplicativo livre e gratuito Open Office Writer na adaptação de atividades interativas de Comunicação Alternativa, criou-se, inicialmente, quatro atividades para que nove professoras especialistas em Educação Especial de escolas da rede Municipal de São Caetano do Sul aplicassem em vinte alunos com TEA, matriculados nas escolas em que elas atuam. Por meio da metodologia Design-Based Research, as atividades desenvolvidas foram entregues às professoras, que tiveram liberdade de observação, aplicação, interação e intervenções. As informações coletadas após a aplicação das atividades direcionaram a adequação de melhorias no uso do aplicativo, e a avaliação final dos resultados serviu de base para a elaboração de um produto educacional, um guia didático no formato de vídeo, capaz de instruir docentes interessados em utilizar as TIC e a Comunicação Alternativa como forma de promover a inclusão digital e escolar a alunos com TEA. Ao final do trabalho, concluiu-se que a utilização do aplicativo Open Office trouxe perspectivas criativas aos professores na flexibilização de conteúdos, adaptação de atividades, bem como resultados positivos para as crianças com TEA em sua capacidade de comunicação, atenção e envolvimento com as propostas pedagógicas sugeridas.
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