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    DESAFIOS NA CARREIRA DA GERAÇÃO Y
    (2017-02-23) Gisele Cristina Marques; Prof. Dr. Edson Keyso de Miranda Kubo; Edson Keyso de Miranda Kubo; Isabel Cristina dos Santos; Luiz Roberto Alves
    A Geração Y é uma geração que atua no mercado de trabalho e que passa a ocupar cargos de liderança dentro das organizações. É uma geração que deseja alcançar seus objetivos profissionais e pessoais por meio do equilíbrio continuo de sua vida pessoal e profissional. O objetivo deste estudo é analisar os desafios na carreira da Geração Y, através da identificação dos elementos facilitadores e limitadores na carreira, de como a projeção na carreira da Geração Y ocorre e qual é o sentido de carreira atribuído pela Geração Y. A metodologia fenomenológica permitiu responder ao objetivo da pesquisa através de 13 entrevistas semiestruturadas com jovens entre 20 e 34 anos. Lidar com o sentimento de frustração devido a limitação de aprendizado parece ser o maior desafio para essa geração, ao surgir o sentimento de limitação na aprendizagem, a vida profissional e pessoal se desiquilibram, tornando esse desafio um problema constante ao longo da vida de um individuo da Geração Y. A carreira que se destaca na amostra é a carreira Proteana, que permite que o individuo decida o caminho que deve seguir ao longo de sua vida profissional para alcançar um objetivo. Assume-se como limitação deste estudo a necessidade de ampliar o perfil da amostra e como proposta para estudos e pesquisas futuras, sugere-se desenvolver estudos semelhantes a este com uma abordagem metodológica quantitativa.
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    MÍDIAS SOCIAIS E AS FRONTEIRAS DO PRIVADO DENTRO DAS EMPRESAS: POLÍTICAS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO
    (2017-02-23) Massaaki Nakahara; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci; Profa. Dra. Mônica Martinez; Prof. Dr. Arquimedes Pessoni
    Um recorrente conflito no ambiente de trabalho relatado por gestores e profissionais de recursos humanos é o uso do momentum laboral para atividades de âmbito estritamente pessoal e particular a partir da mediação de determinadas tecnologias. Na contemporaneidade, as mídias sociais têm assumido o protagonismo dessas ações, já que a alta penetração de smartphones e a ampliação da oferta de Internet tem levado os indivíduos a processos de interação mais frequentes e imersivos, facilitados pelo Facebook, YouTube, Whatsapp, entre outros. Se, por um lado, o desenvolvimento da Web 2.0 criou um ambiente de participação e colaboração frutífero para as relações interpessoais, entretenimento e inclusive trabalho, por outro, tem dado novas formas aos vieses negativos do uso privado de tecnologias dentro das empresas. Henle (2012) classifica esse fenômeno como cyberloafing, ou ócio cibernético: o uso intencional de tecnologias pelos funcionários para fins pessoais durante o horário de trabalho. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar aspectos do uso privado das mídias sociais e suas relações com as políticas e práticas de comunicação das empresas dentro do ambiente de trabalho. A partir de uma revisão teórico-conceitual, foi realizado um survey com 548 pessoas empregadas e moradoras da cidade São Paulo, estudantes de graduação e pertencentes às classes C, D e E. Os dados revelaram que quase 80% dos respondentes utilizam dispositivos móveis algumas vezes por dia, sobretudo para interagir com outras pessoas através de mensageiros instantâneos, como Whatsapp; 60% gastam cinco minutos ou mais de seu tempo acessando aplicativos e sites; 45% das empresas onde trabalham possuem políticas explícitas sobre o uso de celulares; e mais de 70% dos respondentes concordam com a necessidade de adoção de regras de uso, entre outros aspectos.
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