Logo do repositório
Comunidades e Coleções
Navegar
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Data

Navegando por Data de Publicação, começando com "2015-11-30"

Filtrar resultados por ano ou mês
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    ATRATIVIDADE SETORIAL NO TRANSPORTE AÉREO DE PASSAGEIROS NO BRASIL
    (2015-11-30) Maurício Ferraz Kubo; Prof. Dr. Sergio Feliciano Crispim; Sérgio Feliciano Crispim; Sílvio Augusto Minciotti; Otávio Bandeira de Lamônica Freire
    O setor de transporte aéreo é um dos setores essenciais para o desenvolvimento da economia mundial moderna. Essa importância vem demonstrada nos números de crescimento, expansão e contribuição do setor para os países. Entretanto, na média mundial, os resultados financeiros apresentados pelas companhias aéreas vêm ficando entre os menores da economia (IATA, 2013). Preocupada com esse contrassenso, a IATA vem elaborando estudos com o propósito de entender e explicar esse fenômeno ímpar que afeta o setor. Em 2013, divulgou um desses estudos, elaborado por Michael Porter, utilizando o modelo das forças competitivas (PORTER,1986). Nele, o autor justifica que o fenômeno da baixa rentabilidade do setor é gerado pelas forças do ambiente externo, em específico os atores da cadeia de valor, que detêm alto poder de barganha junto às companhias aéreas. Com base nessas premissas, esta pesquisa visou replicar o trabalho desenvolvido pela IATA primordialmente no cenário brasileiro com o intuito de analisar as consequências neste mercado, visto que o problema afeta também e muito, o setor aéreo brasileiro. A conclusão este trabalho tornou evidente que as companhias aéreas nacionais operam em uma rede de cadeia de valor na qual mais de 80% dos atores detêm elevado poder de barganha junto às companhias aéreas, fato esse, que essas forças reduzem as margens de lucratividade das companhias aéreas, gerando assim resultados insatisfatórios para os acionistas.
Logo da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Nossas redes:

Desenvolvido por:

Logo Acervos Digitais