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    PRINCÍPIOS DA ONU PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
    (2015-09-30) Roberto Santiago da Silva; Prof. Dr. Milton Carlos Farina; Milton Carlos Farina; Raquel da Silva Pereira; Alessano Marco Rosini
    A necessidade de gerar mais conhecimento, habilidade e competência aos futuros profissionais de cursos superiores implantando a Educação Ambiental Sustentável em todos os níveis de formação. Então, há alguns contextos que se faz necessário incluir; a preocupação com as consequências do uso desregrado dos recursos naturais; os reflexos sobre os impactos ambientais que resultam no declínio da qualidade do ambiente; as ações internacionais suscitadas por acidentes ambientais de grande abrangência, que estabeleceram novos paradigmas para o desenvolvimento ambiental sustentável. Neste sentido, diversas instituições de ensino superiores internacionais e nacionais têm pautado suas atividades em conteúdos e atividades relacionadas ao tema sustentabilidade ambiental promovendo aos seus estudantes competências neste assunto, nas diversas áreas de formação. Assim, este trabalho teve como objetivo contribuir com a identificação e descrição dos processos de adoção e como as ações realizadas para a implementação dos princípios PRME (Principles for Responsible Management for Education) da ONU, na gestão, no ensino e na formação dos estudantes nas instituições signatárias brasileiras. A metodologia adotada nesta pesquisa é teórica e empírica com o método de estudo de caso em cinco instituições de ensino brasileiras signatárias, que representam metade dos relatórios publicados. Os resultados analisados identificam o envolvimento dos diretores e coordenadores que apresentam algumas ações e implementações realizadas e alinhadas ao desenvolvimento ambiental sustentável. Contribuem para a formação de profissionais comprometidos com os paradigmas do desenvolvimento sustentável e com a formação da rede brasileira dedicada aos princípios PRME. Este trabalho demonstra para qualquer instituição de ensino, que podem e devem ser signatárias, mesmo que os princípios PRME ainda não sejam totalmente livres de falhas e precisem melhorar. O fato é que seguir o caminho do desenvolvimento sustentável, que ajudará o meio ambiente, agora, e nas futuras gerações.
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